Estudos.

Saudações.
Sou relativamente novo no estudo do ocultismo. Primeiramente sempre tive grande interesse, porem nada mais do que curiosidade que chegou a um pouco que me fez buscar o estudo. Comecei meus estudos cerca de meio ano atras, filiado ao Colégio dos Magos, Ordem RosaCruz AMORC (sem frequentar um local físico da Ordem) e SCA, busco conhecimento em varias áreas incluindo Thelema, porém as três linhas de estudos que já faço além de minha vida acadêmica, profissional, artística e pessoal me impede de ir buscar outras linhas de estudos. O que busco primeiramente é o conhecimento, para que em um futuro eu possa me aprofundar em apenas uma área. Faço errado na busca por varias linhas diferentes de estudos? Há muitas coisas que me soam vagas ainda como estudante recente, tentei ler alguns livros como Dogma e Ritual da Alta Magia, porém não obtive nada de muito satisfatório da leitura. Isso é comum para o tempo de estudo que tenho? O que me indicariam para me aprofundar no estudo do ocultismo? Estou com a chamada Gula Intelectual? kkkk
(lembrando que não fiz nenhum ritual de iniciação até o momento)

Dogma e ritual não é um livro recomendado para uma pessoa que começou a estudar a pouco tempo, minha recomendação pessoal é Raja yoga de swami vivekananda, esse livro é de fácil compreensão e possui informações valiosas. Depois de um tempo, vc volta a ler dogma e ritual, ele tem coisas valiosas também, mas leia ele mais adiante.

Caro A.F.,

Proponho a seguinte reflexão para te orientar em sua busca: qual é o objetivo por trás da tua busca intelectual? o que aspiras, além do conhecimento? ou é só conhecimento por conhecimento?

Se o teu interesse é a tradição ocidental, sugiro começar somente por ela, deixando um pouco de lado a cultura oriental, e vice-versa, pois a diferença no modo de conceituar princípios idênticos pode mais confundir do que ajudar, na medida que não conseguimos relacionar uma coisa com a outra. Eu preferi focar no estudo do ocultismo ocidental, pois acho que é mais fácil para minha forma de pensar ocidental. O que não me impede de abordar alguns conceitos orientais, depois de já haver assimilado os ocidentais. Mas isso é só a minha opinião.

Com relação a obras recomendadas, o Oath tem razão. Ler Eliphas Levi exige um pouco mais de caminhada. Algumas pessoas acham Papus mais didático (recomendo o ABC do Ocultismo). Pode ler também Os Grandes Iniciados, de Édouard Schuré, A Ciência Secreta, de Henri Durville (facilmente encontrado na internet), Preparação e Trabalho do Iniciado, de Dion Fortune, Zanoni, de Edward Bulwer-Lytton, entre outras que poderia recomendar, de acordo com a sua busca.

Tenho uma experiência parecida com a tua, onde comecei minha busca de maneira independente, procurando material na internet, comprando alguns livros, mas logo me dei conta que só conseguiria avançar se entrasse para alguma "escola", pois lia em vários lugares sobre uma tradição oral que não se encontra escrita em nenhum lugar. Procurei diversas ordens, mas a maioria cobra "taxas de manutenção", sendo que além de não ter dinheiro na época, não concordo com o pagamento monetário obrigatório para me espiritualizar, mas isso é assunto para outro tópico. O que importa é que, felizmente, acabei encontrando o que procurava.

Espero, de coração, que encontre o que procura. Enquanto está buscando, pode contar com a gente.

a_f_;

Indicaria também: Magia para Iniciantes de Edson Bini, A Árvore da Vida - Magia Hermética de Israel Regardie e A Cabala Mística de Dion Fortune.

Aproveitando o gancho, poderiam fazer uma lista de livros básicos (básico do básico)?

Douglas,

O básico varia bastante de acordo com a linha de cada um que possa te recomendar aqui (Rosa-Cruz, Thelema, Maçonaria, etc). Talvez, o básico do básico sejam os livros que dão uma visão geral das diversas escolas iniciáticas e seu aspecto "histórico", como as obras que já recomendei acima. Mesmo assim, pode haver divergência de opiniões com relação a isso.

Pode nos dizer o que procura e o que já tem estudado?

Desculpe, esqueci de especificar, neste caso, me refiro à magia e/ou Thelema.

O que é magia para você? O que você acredita que ela proporciona, ou seja, qual é a finalidade dela na sua concepção? Você quer só estudar sobre magia ou praticá-la?

Desculpe responder com mais perguntas, mas assim posso ser mais efetivo nas recomendações que está pedindo.

Já sobre Thelema, não tenho muito o que contribuir.

Na minha opinião acho que seria mais proveitoso ler o livro a arvore da vida como ja disseram ai, cabala mistica, liber aba, guia de transformação thelemico e os disponíveis no site da sca, depois pensar em se filiar em alguma ordem.

Ok, agradeço a atenção.

Larga essa baboseira toda, não vai sair nada dai. Nem você tem como comprovar que o que te dizem é verdade nem tem como comprovar que o que escreveram a mais de 500-100 anos atrás é verdade. Então, vai estudar ciência, se paute pelos clássicos, comece por matemática e lógica, aprenda inglês (pelo menos). Ocultismo nada mais é do que aquilo que está oculto. Qualquer coisa além disso é apenas alguma propaganda absurda... Magick é psicologia pura, pelo simples fato de que somos humanos e somos todos seres dotados de uma psique e Magick é saber operar bem essas forças. Toda e qualquer dogmatismo é maléfico (até esse)...

Não existe lei além de faze o que tu queres!

93 vezes seu,

Zosimo.

Eu fico me perguntando o que que esses Harry Potter daqui acham que pessoas como Chomsky e Tyson acham de Magick... Se Magick realmente fosse essa ciência toda o "mundo" não estaria em guerra por conta de petróleo e nióbio e sim pelos grimórios de magia... Vão estudar meninada!

Niilismo é para mim muito confortante... por que se preocupar com essas questões? Se afastar das coisas e observar passivamente, ou se possivel, ignorar, é satisfatorio para mim. Se apegar a esse lixo de realidade objetiva é uma perda de tempo. O silencio me parece mais confortavel... quando você se torna passivo, a natureza segue seu curso, é como vc deitar nú no chão de uma floresta e ficar parado até virar terra, adulbo, e ser levado pelas marés cosmicas. O ego é nada, assim como qulquer outra coisa. Que tal dormir? Dizem que é melhor que rezar... comportamento humano é estupido, mais uma vez um caos de causas e efeitos, faz parte da natureza mas gosto de me afastar disso. Nada tem sentido, nem precisa ter. Correr atras de felicidade ou qulaquer coisa (que nao seja o que voce deve fazer) é lixo, ter pavor a sofrimento idem.