Evangélho apocrifo

Gostaria de saber se alguem soube de um evangelho que conta a historia de Cristo até os 33 anos, na bíblia a sua vida é narrada quando criança e depois somente ao final dela, mas eu hovi rumores de existir um evangelho, apócrifo obviamente, que narra a sua historia de vida, se alguem sou ber dele principlamente se estiver digitalizado, mais facil o acesso, me avise. Minha avó ja leu umas partes desse livro e por isso sei q ele existe, obrigado.

Cara, o evangélho eu não conheço, mas eu sei que a revista Superinteressante deste mês está com uma matéria a respeito. Possivelmente eles publiquem a fonte se a matéria não for mera especulação.

Essa revista já foi considerada muito séria nos anos 90. Alguns anos atrás sofreu uma re-formulação e passou a ser menos científica e um tanto mais voltada para um público jovem. Mas acredito que não custe nada conferir.

Sei que não é exatamente o que você queria, mas talvéz seja um começo. [;)]

obrigado, vou dar uma olhada na revista

Tente isso!

http://www.reporternet.jor.br/a-vida-secreta-de-jesus/

Talvez seja necessário discutir "funcionalismo" (estruturalismo), em primeiro lugar, e mais um tanto de conceitos filosóficos e psicológicos antes de entrar de vez nesse matéria...

Tudo bem que ao senso comum que seja deveras fácil denominar qualquer coisa "qualquer coisa!".(inclusive uma epistemologia Evangélica). Entretanto existem termos que se pressupõem "científicos" (i.e, estão em um nível de composição que não é arbitrário dependendo de cada caso específico) e devem ser conceituados devidamente antes mesmo que uma "dúvida"(?) seja formulada.

93!

lol

O post a cima foi uma m**da...

Resumindo, no caso de não podermos editar:

História de Cristo...

Observação pro termo "HISTÓRIA".

Se eu entendi direito, você está dizendo que não se pode usar este termo para falar de uma fábula não comprovada, como é o caso da vida desta pessoa da qual não se tem (até onde eu sei) nenhum indício científico da existência.

Se foi o que disse, eu concordo plenamente. Seria o mesmo que classificar como "Histórica" a vida de Krishna ou Hércules.

É nesse caminho.

Não exatamente a história do ‘cristo’. A maioria dos outros profetas (Krishna, etc) e mitos tem histórias melhor elaboradas, complexas e bem fundamentadas e tem uma pilha de livros que chegam a conclusões muito próximas quanto a isso. (digo isso de ouvir falar [:mrgreen:] ) Sou da opinião que o contexto social e o desenvolvimento cultural da época estão melhor apresentados em forma de pesquisa, se o ponto de vista for ’histórico’ do que a estória do mito. Me parece que os apócrifos lançam uma luz pra montar esse quebra-cabeça que ficou desencaixado por um bom tempo...

Vai uma indicação de leitura que muito me agradou nesse sentido:

“The Beginnings of Christianity: Essene Mystery, Gnostic Revelation and the Christian Vision.”

Abraço!

93.

Gostaria de saber se alguem soube de um evangelho que conta a historia de Cristo até os 33 anos, na bíblia a sua vida é narrada quando criança e depois somente ao final dela, mas eu hovi rumores de existir um evangelho, apócrifo obviamente, que narra a sua historia de vida, se alguem sou ber dele principlamente se estiver digitalizado, mais facil o acesso, me avise. Minha avó ja leu umas partes desse livro e por isso sei q ele existe, obrigado.

Caro Frater,

93!

Carta a um Maçom.

... o homem chamado "Jesus Cristo" nos Evangelhos nunca existiu. Suas peripécias são

fictícias; não padeceu sob nenhum Pôncio Pilatos; não foi nem poderia jamais

ser a única Encarnação do Verbo; e qualquer Igreja, seita ou pessoa que diga o

contrário ou está enganada ou enganando.

Não quero dizer com isto que um homem assim não pudesse ter nascido,

pregado, e padecido. Pelo contrário: tais homens nascem continuamente, e

continuarão a nascer por todos os tempos: Encarnações do Logos, Templos do

Espírito Santo, Cruzes de Matéria coroadas pela chama do Espírito.

Direi mais: houve, em certa ocasião, um homem que alcançou no mais alto grau

a consciência de sua própria Divindade; e este homem morreu em

circunstâncias análogas (porém não idênticas!) àquelas narradas nos

Evangelhos. Seu nascimento perdeu- se na noite dos tempos: ele foi o original

do "Enforcado" ou "sacrificado" no Taro, e os egípcios o conheciam pelo nome

de Osiris. Foi esse Iniciado quem formulou na carne a fórmula do Deus

Sacrificado. Esta é a fórmula da Cerimônia da Morte de Asar na Pirâmide, que

foi reproduzida nos mistérios de fraternidades maçônicas da tradição de Hiram,

das quais o exemplo mais perfeito foi o Antigo e Aceito Rito Escocês. O Grau

33º desse rito indicava uma Encarnação do Logos; a descida do espírito Santo;

a manifestação, na carne, de um Cristo; a presença do Deus Vivo.

Para os fatos que servem de base às asserções acima, indico ao senhor as

seguintes obras, de maçons ilustres e merecedores:

LA MISA Y SUS MISTERIOS, de J.M. Ragón.

THE ARCANE SCHOOLS, de John Yarker.

DO SEXO À DIVINDADE, do Dr. Jorge Adoum.

CURSO FILOSÓFICO DE LAS INICIACIONES

ANTIGUAS Y MODERNAS, de J.M.Ragón.

ISIS DESVELADA, de Helena Blavatsky, seção sobre o Cristianismo. Mme

Blavatsky não era dos vossos, mas era dos Nossos...

Para mais informações leia: http://www.astrumargentum.org/arquivos/ht/libri/cata_macon.pdf

Atenciosamente,

Guthiere.'.