Olá; ultimamente não ando conectado de forma específica a nenhuma religião/filosofia, me simpatizo bastante com várias ciências que tratam de assuntos filosóficos, etc... Sendo assim, apesar do Hadnu ser bastante dedicado a Thelema e Golden Dawn, quero tocar em um assunto que considero universal. Ele pode ser visto e refletido desde um cristão a um hindu. Inclusive eu literalmente já vi escrituras hindus e cristãs falando sobre o assunto. Quero falar sobre a evolução da consciência humana a partir de alguma dificuldade.
Percebi que em muitos casos em que se encontra o desagrado, a lucidez e a atuação contra o que não é bom na situação, geralmente se tem uma evolução. Daí, pelo menos na minha opinião, surge uma dúvida: seria realmente necessário algo "amargo" para existir a evolução? (talvez levando mais em consideração os primeiros pensadores). Bom, pelo que eu me lembre, existe uma metáfora hindu que fala do assunto; a metáfora é a seguinte:
Um pássaro anda pelos galhos de uma árvore. Daí, quando ele come um fruto amargo, ele fica mal, olha para cima e vê no topo da árvore um pássaro totalmente pleno e fica com vontade de ir até lá, ser igual ao pássaro maior. Quando come um fruto doce, acha que atingiu tudo de bom, acha que já está tudo suficiente. Este ciclo é infinito, até que o pássaro decidiu quebrá-lo; o pássaro tapou o seu bico e não deixou que algum fruto entrasse em sua boca. Ele foi diretamente ao pico da árvore e assim se igualou ao pássaro maior.
Bom, isso que eu queria comentar aqui no fórum. Reconheço que esse é um comentário bastante superficial e ambiguo, sendo assim, espero que pelo menos seja útil para algo.