Evolução

Olá; ultimamente não ando conectado de forma específica a nenhuma religião/filosofia, me simpatizo bastante com várias ciências que tratam de assuntos filosóficos, etc... Sendo assim, apesar do Hadnu ser bastante dedicado a Thelema e Golden Dawn, quero tocar em um assunto que considero universal. Ele pode ser visto e refletido desde um cristão a um hindu. Inclusive eu literalmente já vi escrituras hindus e cristãs falando sobre o assunto. Quero falar sobre a evolução da consciência humana a partir de alguma dificuldade.

Percebi que em muitos casos em que se encontra o desagrado, a lucidez e a atuação contra o que não é bom na situação, geralmente se tem uma evolução. Daí, pelo menos na minha opinião, surge uma dúvida: seria realmente necessário algo "amargo" para existir a evolução? (talvez levando mais em consideração os primeiros pensadores). Bom, pelo que eu me lembre, existe uma metáfora hindu que fala do assunto; a metáfora é a seguinte:
Um pássaro anda pelos galhos de uma árvore. Daí, quando ele come um fruto amargo, ele fica mal, olha para cima e vê no topo da árvore um pássaro totalmente pleno e fica com vontade de ir até lá, ser igual ao pássaro maior. Quando come um fruto doce, acha que atingiu tudo de bom, acha que já está tudo suficiente. Este ciclo é infinito, até que o pássaro decidiu quebrá-lo; o pássaro tapou o seu bico e não deixou que algum fruto entrasse em sua boca. Ele foi diretamente ao pico da árvore e assim se igualou ao pássaro maior.

Bom, isso que eu queria comentar aqui no fórum. Reconheço que esse é um comentário bastante superficial e ambiguo, sendo assim, espero que pelo menos seja útil para algo.

Este mito Hindu me fez lembrar da "eliminação do desejo". Para o pássaro ser o pássaro maior, não era uma questão do fruto que ele deveria comer, não era uma questão do que fazer, mas uma questão de Ser. Parar de desejar, ou fazer, e simplesmente Ser no Agora. Com uma Presença total no presente sem desejos futuros e sem escolher os frutos para matar a fome. Os orientais, e místicos no geral, gostam desta ideia de se eliminar o desejo e Ser Presença no Agora.

Sobre a Evolução - e se formos pegar o mito Hindu que você citou como exemplo- ela remete a imperfeição. Se precisa Evoluir é porque ainda não está bom (estou tomando aqui Evolução como um Melhoramento). Daí a pessoa quer ser o Pássaro maior, então ela come um fruto bom. Mas, ela não tinha que comer nenhum fruto para ser o Pássaro maior, para o sê-lo, não seria uma questão de o que comer ou fazer, mas de se aceitar plenamente em sua própria realidade e isso sem a aparência do comodismo.

Como dizia o Crowley, o sinal de que tem algo errado é a dor. Se uma pessoa sofre, então há algo errado, e ela deveria corrigir isso. Mas, muitas vezes é o Ego que nos engana. É o Ego que nos compara com um outro passaro e nos faz querer ser como ele. É o ego, muitas vezes, que nos incita para a busca. Quermos ser grandes, geniais, ricos, um pássaro grande, e, assim, desviamos nosso olhar para a Estrela que nós mesmos somos e saímos por aí comendo frutos que nos parecem melhores.

A dor é uma grande educadora. Mas, a pessoa deve já ter um gral de inteligência para aprender com a dor. São poucas as pessoas que conseguem aprender com a dor, a maioria sofre e depois volta a cometer os mesmos atos, ou até pior. Então, para se fazer ouro, você deve ter um pouco de ouro, como dizem os Alquimistas mestre das transformações; para aprender com a dor deve-se ser capaz disso.

Mas, considero que podemos crescer sem a dor. Como disse acima, a dor é sinal de que tem algo errado, se alguém sofre, sofre devido a algum problema, e tal problema deve ser corrigido. Mas, se a pessoa não sofre, ela pode realizar sua obra mais livremente, com prazer e alegria. Não é dito em um livro que "a existência é pura alegria"? E este estado de Pura Alegria pode ser alcançado deixando, assim, o crescimento e aprendizado nas bases da alegria e não da dor. Podemos, sim, dispensar a Dor como Educadora. Um dos caminhos para isso é Thelema, ou seja, cumprir sua Verdadeira Vontade.

:)

Yezide, obrigado por compartilhar um pouco da tua interpretação, mas devo dizer que em determinado momento sua dinâmica aparentemente virou para o lado do budismo (em relação à metáfora hindu), sendo assim, sua explicação não se encaixou muito bem. Também desejo ressaltar que o grande pássaro apresentado na metáfora não significa nada ligado a bens materiais, porque na filosofia hindu a parte de posessão material não se liga ao divino. O grande pássaro significa a harmonia absoluta.