Fraternitas Rosacruciana Antiqua

Boa tarde a todos!
Estive lendo o site da Fraternitas Rosacruciana Antiqua é vi que Crowley consta no mural de mestres da mesma mas parece que internamente não tem nenhum tipo de pratica relacionada a Thelema nesta Ordem, alguém poderia comentar sobre e também mais a respeito da respectiva ordem. Pelo que li é a mais antiga no Brasil, correto? É uma organização séria? Quais Caminhos se percorre na mesma ou qual linha de magia eles praticam? Abraços.

Ola Caro amigo; A FRA - Fraternitas Rosicruciana Antiqua é uma Fraternidade que está no Brasil desde os anos 30 do século passado, tendo sido instalada pelo próprio fundador da FRA, Dr. Arnold Krumm-Heller, também conhecido como Mestre Huirarocha, Sem dúvida a FRA é uma fraternidade séria, com um sistema de caráter prático. No Brasil possui três Graus, denominados Grau I, II e III. Seus estudos internos abrangem várias vertentes do esoterismo em geral e da Obra de Krumm-Heller em particular. No Brasil não há prática thelemica estabelecida, mas, membros, isoladamente, utilizam algumas práticas thelemicas. Crowley, sob o Motto de Mestre Therion, foi reverenciado nos anos 30 e 40 na FRA, isto por causa das ótimas referências como Grande Mestre feita por Krumm-Heller, que conheceu Crowley nos anos 30, tendo sido influenciado por ele. A grande prova disso está nos dois primeiros rituais de loja (Grau I e II), que possui várias paráfrases de Liber Al vel Legis e da Missa Gnóstica Thelemica. Alguns consideram que a FRA é a instituição mais antiga no Brasil a divulgar Thelema, por ter adotado a palavra "Thelema" como divisa em sua Missa Gnóstica e nos rituais de loja, porém isso não é verdade. A FRA nunca teve como finalidade difundir Thelema, nem adotou Liber Al vel Legis como Livro Sagrado. Por lá, o Evangelho Gnóstico Pistis Sophia é o livro sagrado da Ecclesia. A FRA, apelidada de Thurizar é a mais antiga FRA do Brasil. Que se saiba, a não ser por iniciativa pessoal de algum membro, não se pratica Magia, seja de que vertente for. Uma série de cursos, entretanto, são considerados por alguns como treinamento mágico em função de uma gnosis pessoal. São eles: Metafísica Prática, Zodiacal, Curso Rúnico, Caba Ariosófica, Taumaturgia e Magia Superior. Com exceção do Magia Superior, rodos os outros são facilmente encontrados completos na internet. O Magia Superior é muito parecido com o Magia Sexualis do Randolph, também facilmente encontrado na internet. A despeito disso é lícito dizer que o modo de realização dos cursos, bem como comentários e informações chaves só podem ser obtidos com a filiação a um legítimo ramo da FRA, como é o ramo da FRA Thurizar. No mundo há muitos ramos da FRA, tendo alguns países como a Colômbia e Argentina, mais de um ramo. No Brasil além da FRA Thurizar há o Grupo de Estudos Krumm-Heller que representa o ramo espanhol da FRA. A FRA Thurizar não reconhece seja o GEKR ou qualquer outro ramo que se arrogue a tentar representar a FRA em nosso pais. No mais pode perguntar. Forte abraço.

Já que vocês tocaram neste assunto, eu tenho uma dúvida também, não sei se alguém poderia me ajudar.
O Samael Aun Weor era membro da FRA. Eu li um livro do Samael "A Revolução de Belzebuth", e há muitas citações indiretas do Liber Al. Será que há alguma influência de Crowley em Samael, que poderia ter passado da FRA para o Samael? Quando Huiracocha era membro da O.T.O, era o Crowley o lider da Ordem?

Abraço!

Obrigado.

Samael foi discípulo de Huiracocha e qualquer influência advinda de Crowley foi através deste último. Porém, os discípulos de Samael, atualmente, abominam Crowley. Alguns chegam ao absurdo de negar que haja qualquer influência em seus rituais do Graus I e II (que são os mesmos da FRA), por parte de Crowley. O fato de principal divergência passa pela questão mágica sexual, pois no Sistema que Samael herdou de Huiracocha, a técnica era a retenção do sêmen, enquanto aquela do Crowley era espermo-gnóstica, isto é, o sêmen compunha parte de um sacramento.

Krumm-Heller foi nomeado por Theodor Reuss, O.H.O. da O.T.O. pré-Crowley, como Grau X para o México, porém, nunca ativou sua patente. Krumm-Heller foi membro, assim, da O.T.O. pré-liderança de Crowley. Uma informação interessante é que em uma publicação da Amorc, chamada Documentos Rosacruzes, aparece uma patente dada a Spencer Lewis, reconhecendo o mesmo como Grau VII da O.T.O., estando entre os signatários que concederam a patente, o de Krumm-Heller.

Com tudo isso, Krumm-Heller (Huiracocha) só foi conhecer Crowley em 1930. O tesoureiro da O.T.O. Karl Germer, que mais tarde seria o herdeiro da O.T.O. de Crowley, compatriota de Krumm-Heller, não gostava deste, tento feito várias críticas a ele.

A despeito disso, Krumm-Heller, afirma que chegou aos últimos Graus da Maçonaria do Rito Menfis-Misraim, da O.T.O. e da A.'. A.' ,, além de pertencer a mais de 20 ordens.

Bem é isso. Fique à vontade para perguntar qualquer coisa.

Forte abraço.

Caro Marcos,

Obrigado pelas excelentes respostas. Eu estou fazendo o processo da FRA e estou no primeiro modulo preparatório e tinha duvidas se estava em um caminho confiável afinal tem muitas ordens hoje em dia pela internet e sei que nem todas são decentes. Fiquei um tanto desapontado com o fato de que eles não praticam magia ritual, mas isso não é problema já que meu objetivo principal é a busca pela evolução e retorno a Divindade. Se tiver mais algum comentário que achar necessário fazer, por favor me passe. Abração.

Caro Frater Marcos;
Uma outra duvida: Faço diariamente antes das praticas de oração e meditação da FRA de manhã, o Banimento de Pentagrama Menor (o clássico da Golden Dawn), voce acha que isso pode influenciar na pratica da FRA ou não tem nenhum problema?

Além disso tem a FRC, lá existe alguma pratica de magia?

Alguém tem a informação acima? Grato!

Boa Noite Gregorian, vamos lá:
1 - a FRA tem práticas mágicas e rituais sim, entretanto terás de ser iniciado ao 1o grau R+ para vivenciá-los.
2 - Não ha problema algum que faças o RMP, sua influência só será benéfica!
3 - a FRC eu diria que é uma questão "mal resolvida" dentro da FRA Thurizar, pois alguns dizem que foi um contato feito na época da II guerra mundial, pois estavam sem noticias do nosso fundador Huiracocha, outros dizem que depois que foi retomado o contato o própio KH havia mandado desfazer os laços com a FRC, de fato ninguem nunca "viu" tal carta, mas os cursos da FRC são em separado e só o estudante que "pede ou requer" esses cursos, irá fazê-lo, então é uma questão de tempo e disponibilidade interior, particularmente eu não os faço! Muitos membros não o fazem, mas de novo o critério é seu!
Espero ter te ajudado!
Amor é a lei, amor sob vontade!
Que as rosas floresçam!

Caro dionisius9879 obrigado pelas informações. Grato.

Boa tarde caros Irmãos.

Qual a ligação da FRA com a Pistis Sophia? Vi que eles utilizam esse evangelho como base de sua doutrina mas não encontrei nada sobre o livro, onde posso consegui-lo? Vi que tem vários diferentes a venda.

Olá Gregorian, a Ecclesia agnóstica é a via cardíaca da FRA e a Pistis Sophia é o seu "livro sagrado" te indico a tradução do Raul Branco facilmente achada no estante virtual, se você ler em inglês tem uma excelente versão do G.R.S. Mead. Amor é alei, amor sob vontade. Que as rosas floresçam!

Olá Dionisius, obrigado mais uma vez pelos esclarecimentos e dicas. Achei aqui mesmo no Hadnu uma versão do Raul Branco com 194 paginas, não sei se é completa, mas pelo que vi no estante virtual é o mesmo texto só que sem os comentários, segue o link do Hadnu: http://hadnu.org/publicacoes/28-pistis-sofia. Caso essa versão esteja correta vou imprimir para ler e estudar em casa.