Olha, eu convidaria qualquer simpatizante com a questão a pensar em um terceiro objeto, não antropomorfico de onde surgiram tanto os deuses como nós.
Sim, e me agrada a ideia de associar esse "teceiro objeto" ao Caos, o Nada Primitivo, a Latência Absoluta, o Não-Ser.
Na verdade eu penso que os homens e os Deuses podem ser fases ou estados diferentes da mesma raça.
Sim, "deuses" é um termo bem genérico que podemos tanto atribuir a criações/projeções/emanações humanas, quanto ao Homem do Futuro, ou mesmo à uma evolução humana parlela à nossa e mais avançada.
Lembrando que podemos por um segundo imaginar, de maneira hipotetica, que há algo que não siga o encadeamento lógico que você citou. E fariamos isso apenas como uma margem de erro (e simetria).
Outra forma menos abstrata de se falar em Caos é exatamente fugir desse encadeamento lógico e partir para a concepção de uma ordem acausal, na qual existe aleatoriedade aparente, mas trata-se de uma outra Ordem regida por outras Leis.
Não é importante se isso iria ser incluso no que chamamos ou não de natureza. “Agregados de informações”, que se parecem muito com personalidades certamente existem. No entanto a natureza que eu tenho percebido parece ser uma manifestação de padrões numéricos e geométricos. E com geometricos não estou me referindo ás coisas que os olhos podem ver, mas a certos aspectos simetricos da natureza.
Não sei até onde isso pode ser encarado como "personalidade", mas uma das poucas certezas que tenho é de que a Natureza é toda Inteligente, e certamente muito maior do que a geometria ordinária de Euclides pode conceber.
Mas pensando melhor, pode até fazer sentido que os homens tenham sido criados por deuses, acho que eu me voltei contra essa ideia por rapidamente associar a ideia de que deus teria criado o universo. São coisas realmente bem diferentes.
Sim são coisas diferentes, e ambas são fragmentos de crenças; a Verdade é insondável.