Gnosticismo e Cabalá

Olá a todos, sou novo por aqui...

Estou começando no conhecimento do ocultismo e esoterismo... e algo tem me dispertado muita duvida e confusão.
Pelo que compreendi, a cabalá corresponde ao conhecimento esoterico da tradição judaica.
O gnosticismo ou gnose, corresponde ao conhecimento esoterico do cristianismo primitivo.
Algumas fontes apontam inclusive que tais vertentes assim como o sufismo islamico, partiram de uma mesma fonte, sendo que em fontes sobre gnosticismo afirmam usar da cabalá...
Isso me causa muita estranheza uma vez, que pelo que entendi o gnosticismo/gnose afirma que o Deus do antigo testamento é um deus mau então não consigo compreender como tais tradições possam se harmonizar e partilharem conhecimentos em comum...

Gostaria de saber primeiramente se compreendi corretamente tais vertentes e como é possivel haver pontos em comum.

Agradeço desde já as respostas.

Todos os métodos que você falou ( Kabbalah e gnose) hoje em dia são coisas secularizadas. O que hoje é representado como Kabbalah e Gnose são distintos do que era na antiguidade. A Gnose não é cristianismo primitivo, mas sim uma vertente que procura buscar mistérios. A Gnose seria aplicações místicas que utilizam referências cristãs, originalmente na antiguidade. http://www.forbiddensymbols.com/marcionism/

Jacky, obrigado pela resposta.

Quanto a questão da gnose/gnosticismo acreditar que o Deus judaico seja um demiurgo mau, isso procede?

Se sim como é possivel algumas vertentes como Martinismo, O.T.O, F.R.A e outras ordens Rosa Cruz usarem da Kabbalah que é judaica ou seja fundamentada na Torah e ao mesmo tempo ensinamentos da gnose/gnosticismo?

Conheço mas não tenho afinidade com rozacrusianismo, assim, não sei te responder. Mas aqui um link do que talvez seria gnóstico (não original se não me engano). http://www.revelation2seven.org/WebPages/SideLinks/TheDivineChariot.htm
Procure sobre a biblioteca de Nag Hammadi e sobre abraxas.