Guardião do Umbral

Há uns dez anos atráz eu fui membro da AMORC e o termo "Guardião do Umbral" é muito recorrente na instituição.

Eu confesso que o conceito nunca ficou completamente claro para mim, mas até onde eu o pude compreender, ele se refere a uma "força" ou "princípio" (não sei exatamente que termo usar, sendo que o considero mais um mecanismo do que um ser) de influência dual e tentadora.

O Umbral funcionaria, como é de se supor, como uma passagem simbólica para outro estado de consciência, mais ou menos como um degrau que se sobe (me desculpe se as minhas analogias hoje estão pobres).

A cada vez que você cruza um Umbral (existiriam vários e das mais diversas naturezas) você ficaria mais "desperto" espiritualmente. Inclusive adverte-se que conforme se progrediria na senda, estes ficariam cada vez mais dificilmente identificáveis.

A função do guardião seria tentá-lo. Ás vezes a cruzar o Umbral, outras a não cruzá-lo. Nisto residiria sua dualidade. Enquanto estariamos procurando e raciocinando sobre o que deveriamos fazer, a voz do Habitante do Umbral incitarianos que nos lembrássemos das nossas obrigações, nossa ética, nosso codigo de vida, nossas promessas, nossos princípios. Depois nos tentaria com um belíssimo quadro de felicidade que se manifestaria se abandonassemos nossos objetivos.

Ele procuraria fazer com que acreditássemo que em circunstâncias específicas poderiamos escapar às nossas obrigações, que poderiamos encobrir nossos erros, e ainda assim seriamos felizes.

Pelo menos é o que diz a Ordem Rosacruz AMORC.

Já quanto à evocação do Guardião no espelho eu desconheço qualquer tipo de ritual deste gênero, e mesmo que conhecesse, sendo a AMORC uma instituição juramentada, ainda que como thelemita eu compartilhe da opinião de que o segredo é inimigo da verdade, um juramento é um juramento e eu jamais quebraria conscientemente um voto a mim confiado.

Já o seu amigo, me desculpe a franqueza, mas ou ele é um mau rosacruz por estar falando mais do que deveria, ou é mau amigo por estar lhe dando pistas falsas sobre algo que não ocorre.

Relações entre Umbral e os Ordálios?

Maneiras diferentes de lidar e conceber um mesmo conceito?

É possível...

Só não sei onde se encaixa o Guardião do Umbral na concepção da Ordália.

Mas assim mesmo acho que é mais ou menos o mesmo princípio.

Aliás a experiência da trajetória de ascenção espiritual humana é praticamente marcada pelos mesmos passos. Creio que só mude o nome que damos às coisas. [;)]

O Guardião do Umbral é uma figura muita pragmática e simbólica dentro da denominada Amorc, mas é interessante atentarmos para um fato, o de que essa figura não é exclusividade, enquanto conceito - ou sei lá que, desta organização, este termo é usado amplamente (sob concepções diferentes) por diversas "tradições"... - Vide google...

Na S.O.T.O. por exemplo:

http://user.cyberlink.ch/~koenig/sunrise/mottai.htm

E o que vocês acham desse texto ? Besteira pura ?

http://www.gnosisonline.org/tantrismo/a-iniciacao/

Abraços !