Horário do Liber Resh

Pode praticar o Liber Resh fora do horário recomendado? Como a adoração do ocaso ás 19:00, ou a da meia-noite ás 22:00?

A instrução diz "Que ele saúde o Sol ao amanhecer"; "Também ao Meio-Dia, que ele saúde o Sol"; "Também ao Ocaso, que ele saúde o Sol"; "Por fim à Meia-noite, que ele saúde o Sol". Mas a polícia do Resh não vai te prender se você fizer diferente 😁️

Existem três formas de seguir os horários:

1) Utilizando os horários reais da aurora, meio-dia, ocaso e meia-noite; que variam dia a dia conforme passam as estações do ano, e a sua localização geográfica. Por exemplo, aqui na minha cidade neste dia 23 de janeiro o sol nasceu às 5:57 e vai se pôr às 19:28. A vantagem deste método é que você segue o ciclo real da natureza, percebe a mudança das estações e que verdadeiramente o sol nunca morre e nem enfraquece. Alguns dizem que dado que o grau da posição astrológica do Sol muda a cada 4 minutos, você teria uma margem de erro muito pequena para trabalhar.

2) De 6 em 6 horas: o popular 6:00, 12:00, 18:00, 24:00. A vantagem é que cria um ritmo, não é preciso descobrir os horários do sol (que mudam quase que diariamente!). Também facilita o sono no verão, quando as noites são mais curtas, e o intervalo entre a meia-noite e aurora reais é menor.

3) Seguindo a sua rotina. Ou seja, saudar o sol ao acordar (mesmo que às 9 da manhã de sábado!), logo após o almoço, no momento em que você perceber o anoitecer, e logo antes de deitar-se para dormir. Este é o método que exige menos esforço, então você poderia adicionar uma pitada extra de comprometimento evitando o uso de despertadores, deixando que seu próprio relógio natural te lembre de que é hora do Resh.

Atrasei o horário do Resh, o que eu faço? É melhor fazer atrasado do que não fazer.

Estou preso no escritório, o que eu faço? Faça o Resh no banheiro, na cozinha, dê um jeito.

Eu não posso falar em voz alta e dar os sinais, o que eu faço? Melhor um Resh silencioso do que não fazer o Resh.

2 curtidas

Este é um tópico interessante para explorarmos. Esse ritual é muito bom, muito benéfico, e como quase tudo as respostas virão com a experiência.
O rito é de extremo valor, principalmente para quem vive em cidades grandes como São Paulo, onde há uma ausência muito grande de natureza verde. Diversas pessoas acordam todos os dias amaldiçoando o fato de terem de se levantar para mais uma luta (que em São Paulo envolve todo o trajeto para o trabalho, além do próprio trabalho). O almoço torna-se apenas um gesto automático de escape. Ir para casa é, normalmente, outro inferno. Só resta dormir sem o desejo de acordar no dia seguinte. Este cotidiano industrial é pouco apreciado por muitos e tende a nos afastar do contato com o Universo, com a Natureza.
O Liber Resh é vital para um magista que viva nesse ambiente porque ele propõe a conexão do praticante com um poder natural que é onipresente - quero dizer, os efeitos da sua existência são sempre prontamente percebidos pelas criaturas. Você se levanta pela manhã e saúda o Sol. A experiência completa deveria ser uma saudação literal ao nascer do Sol mas você a faz em seu apartamento. Quando você sai para ir ao trabalho você sente o toque de seus raios de luz, e , talvez pela primeira vez em anos, olha para o céu e percebe que não é só uma bola de fogo ali mas sim Rá, a Força dos Deuses. Tua percepção mudará completamente.
A importância e divindade do Sol não são notadas hoje em dia porque, além das obrigações cotidianas que consomem as pessoas, não se nota a escuridão da noite (em uma cidade ao menos).
Na minha opinião esse ritual é extremamente importante e muito útil para promover a saúde mental e espiritual. Ele produzirá inúmeros efeitos e mudanças de ponto de vista.
Ao menos uma vez na vida esse ritual deve ser feito na natureza, nos horários reais, a experiência deverá ser sublime.

Continuando o assunto.

Os astros parecem fazer parte daquele conjunto de Deuses que Crowley denominou de “universais”, quer dizer, que todos os homens e mulheres podem ser considerados como encarnações. Suponha que você decida que irá invocar Afrodite. Poderá lhe ser muito proveitoso identificar a Deusa com seu planeta tradicional, Vênus, e simular um Liber Resh consagrado a quatro aspectos de Vênus, ou então complementar seu Liber Resh com uma invocação de Afrodite no quadrante onde está Vênus.
Além do Tarô e da Cabala a Astrologia é um dos conhecimentos magickos mais valiosos que herdamos no ocidente. É até estranho não termos tantos magistas - na internet - que estudem o assunto.