"Incorporações na Umbanda"

Olha, devemos levar em consideração a formação de Franz Bardon. Ele diz isso no guia de evocação mágica, sua segunda obra. Hoje o pensamento ocultista está bem mais desenvolvido. Em certos pontos Franz Bardon vai contra o pensamento "Crowleyano", como você pode ver. Mas a sua obra não é completamente desprezível. Eu li a cabala mística, e concordo com você. Expus apenas a teoria de Bardon Segundo a própria opinião dele.

Voltando à questão das incorporações... Tenho um tio que é espírita. Outreo dia conversando com ele, o mesmo me confirmou o que já li a respeito. Não existe a incorporação, ao menos não da forma como todos pensam. Na verdadade, trata-se tudo de magnetismo.

Magnetismo?

Porque magnetismo?

"Hipnose sem palavras"?

Ou a entidade "magneti"s"a" o médium?

Magnetismo no sentido de que as vontades de todos os integrantes de uma sessão espírita criam um campo magnético, que permite a manifestação das entidades. [:D]

Bom Pedro, na verdade isso meio que contradiz o que a gente havia dito antes, pelo menos no caso das chamadas "incorporações na Umbanda". Como eu já afirmei, não creio que exista a interferência direta de entidades externas nesse tipo de fenômeno.

Mas com referência ao espiritismo em si, até posso concordar que uma determinada atração magnética possa ser gerada pelas vontades, fazendo com que a grande diversidade da fauna astral, assim como os restos humanos em processo de decomposição possam se aglomerar nos arredores como mariposas envolta de uma lâmpada.

No entanto, no primeiro caso, penso que seja mais como um estado de profunda introspecção, ou um transe mesmo (passivo), por intermédio do qual o subconsciente deixa aflorar um estado de consciência além do raciocínio, além do sentimento. Um estado puro, virginal, "caótico", e que dá indícios de uma certa natureza que pode ser classificada (ainda que imperfeitamente) sob determinado arquétipo divino.

Não que um eventualmente um estado como esse não possa ser induzido clinicamente por um processo de hipnose. Possivelmente em pessoas sucetíveis possa.

E muito provavelmente assim se dê em muitos casos, não só clinicamente, como também por uma questão de sugestão (proposital ou não) ou auto-sugestão. Podendo-se gerar, em casos mais raros, até o que costuma-se chamar de "histeria coletiva", um curioso fenômeno no qual muitas pessoas "enlouquecem" a mesma "loucura". (Não repare nos termos meio heterodoxos [:D] )

Mas isso aí já é outra conversa.

Olá Aluvaia. Concordo com você. Citei apenas a opinião do meu tio. Mas há uma relação entre o espiritismo e a umbanda, afinal, a última trata-se de um sincretismo religioso entre os elementos indígenas do Brasil, com Catolicismo Romano, Cultos africanos e Espiritismo. Mas na umbanda talvez ocorra o mesmo que você disse:

Mas com referência ao espiritismo em si, até posso concordar que uma determinada atração magnética possa ser gerada pelas vontades, fazendo com que a grande diversidade da fauna astral, assim como os restos humanos em processo de decomposição possam se aglomerar nos arredores como mariposas envolta de uma lâmpada.

Acredito que se possa dizer o mesmo da umbanda. Talvez as entidades povoem o plano astral. Podemos notar que nos livros de W.W da Matta e Silva(postados pelo Lorkshen anteriormente), ele trata de uma forma diferente de umbanda, onde o culto aos orixás não é primário. Nesta forma de umbanda se trabalha em primeiro plano com Caboclos, Pretos velhos e Crianças, que se tratam de espíritos desencarnados com dívidas kármicas, e que os umbandistas tentam ajudar ou receber ensinamentos(no caso dos Caboclos e Pretos-Velhos e raramente de crianças).

Talvez na Umbanda o médium se torne um Imã que atraia as entidades para si.

Em um outro E-Book que encontrei há algum tempo atrás, sob o título de ABC da Umbanda, fala-se destes espíritos que citei acima, mas em primeiro lugar há o culto aos orixás. Então, veja se concorda comigo. Os orixás e os Exus(os segundos são mais cultuados na Quimbanda), são partes da conciência, enquanto que os Caboclos, pretos-velhos e crianças são seres que povoam o plano astral. [:ugeek:]

É, eu concordo sim, possivelmente você esteja certo.

Os primeiros seriam algo como deuses e demônios, que segundo alguns são diferentes aspectos da psiquê humana (aliás com o que eu também concordo absolutamente). Já os outros seriam os habitantes do astral, sejam eles quais forem. [;)]

Mesmo que os primeiros façam parte de nossa psiquê, creio que todos habitem o plano astral! [;)]

Provavelmente sim, sendo que toda idéia se plasma no astral, e tanto mais fortemente quanto mais vitalizada ela for.

Mas acredito que seja tudo "cria" nossa. Claro, até o momento em que toma vida própria e resolve espernear pra não morrer. Ai o bicho pega... [;)]

No livro "Ataque e defesa astral", Marcelo Motta cita no capítulo "Os habitantes inumanos do astral" ainda que superficialmente o Exu do candomblé. O que vocês disseram porúltimo fez todo o sentido agora pra mim. Agora queria fazer uma outra pergunta aqui. E esta vai para os irmãos umbandistas ou que já praticaram alguma forma de "Incorporação". Queria saber a respeito da metodologia de incorporação. É necessário se concentrar em algo? Tipo, um ponto riscado, uma cor... Algo assim? E o que vocês sentem ao deixar a entidade inundar seus sistemas nervosos com sua energia?

Boa Tarde Irmãos,

Primeiramente peço desculpas por tanto tempo sem postar, como mencionei me posts anteriores, eu sou Umbandista e Mago, sendo que posso ou não usar na magia o religioso e vice versa as duas coisas são independentes porém podem ser usadas em comum para um bem maior.

Mas enfim, eu procurei muitooooo estudar, o que antes eu colocava como opinião hoje posso colocar como fatos de estudos e pesquisas.

Umbanda é Diferente do Candomble que tbm é diferente do Espiritismo(doutrina codificada pelo Irmão Allan kardec).

Vamos lá:

Umbanda Vs Candomble:

Candomble não é voltado para a caridade nem para a encorporações de outras entidades(chamando-as de EGUNS) que não os Orixas (seus Deuses)

Umbanda: Há a encorporação de entidades (espíritos desencarnados) e os Orixas (energias não humanas que segundo a crença são criações do Criador), a grosso modo é isso, sendo que a frase principal da umbanda é, Umbanda é a manifestação do espirito para a caridade, ponto isso já diferencia do Candomble, sendo que há uma vasta história sobre como veio o culto afro no brasil que não cabe para o momento. E há explicação cultural para o sincretimos das imagens catolicas a referenciado aos orixas.

Umbanda Vs Espiritismo:

Espiritismos é baseado na codificação feita por Allan kardec, onde o mesmo a denomina Ciência do espirito, onde eles seguem um livro chamado Evangelho segundo o espiritismo e seus estudos são baseados nele, assim como outros livros se não me engano 5 que seria, o livro dos espiritos, dos mediuns e outros que não me lembro, ou seja de alguma maneira eles tem um dogma e uma maneira de se doutrinar seguindo esses livros, e pelo que conheço suas "incorporações" são intuições de seus Mentores (espiritos desencarnados) para o auxilio das pessoas e por ai vai.

A Umbanda não segue um evangelho, e a umbanda é uma religião e quer ser uma religião diferente do espiritimos que filosoficamente e socialmente é uma religião porém segundo Kardec ele denomina como ciencia,

na umbanda há incorporações do que chamamos de guias (espiritos desencarnados) e Orixas. onde na umbanda podemos concordar com alguns conceitos do espiritismo como outros descordar, porém a umbanda é livre, não há um limite ou um dogma, o conceito principal é a semeadora é livre,porem a colheita é obrigatoria, e a umbanda podemos dizer que tem influencia do povo indigena (caboclos), Europeu (reis - há falange de reis, ciganos), Baianos(incluindo cangaceiros), Preto Velhos ( nao necessariamente é um ex escravo), entidades orientais, há uma grande diversidade e tudo que for para o bem é aceito.

Bom creio que de para diferenciar um pouco as religiões.

No livro "Ataque e defesa astral", Marcelo Motta cita no capítulo "Os habitantes inumanos do astral" ainda que superficialmente o Exu do candomblé. O que vocês disseram porúltimo fez todo o sentido agora pra mim. Agora queria fazer uma outra pergunta aqui. E esta vai para os irmãos umbandistas ou que já praticaram alguma forma de "Incorporação". Queria saber a respeito da metodologia de incorporação. É necessário se concentrar em algo? Tipo, um ponto riscado, uma cor... Algo assim? E o que vocês sentem ao deixar a entidade inundar seus sistemas nervosos com sua energia?

mas enfim falando sobre a incorporação.

Há estudos com clarividentes onde os mesmo identificam a encorporação, porém isso não é feito da maneira que o espirito entra no seu corpo e faz vc se movimentar sozinho, isso é errado e até antiquado, funciona mais ou menso desta maneira, as entidades entram em sintonia com seu médium através de seus chacaras onde é formado um duto energético, o medium recebe intuições e vontades que sem a incorporação o mesmo não o faria, é um estado de transe propriamente dito, onde deixamos uma energia exterior tomar conta de nosso corpo e nossas vontades.

Hoje em dia é raro encontrar mediuns inconscientes, creio que em média uns 98% dos mediuns são semi-inconscientes ou conscientes sabendo o que esta acontecendo e a qualquer momento pode interferir na ação, porém isso é da maturidade do medium, não me estenderei mais pois a religião é simples e não simplicista.

Falando um pouco do metodo de incorporação:

É muito importante a chamada (sendo que não é 100% essencial é uma ajuda), ou seja o ponto cantada, onde podemos dizer que é através da energia dos instrumentos e canto que os guias ou orixas são chamados para o trabalho, para ser ter uma incorporação vamos dizer 100%, o medium precisa estar preparado o que chamamos de corpo, mente e espirito saudável ou seja, a pessoa precisa estar bem, estar tranquila, serena e concentrada, funciona mais ou menos como uma meditação, onde vc deve esvaziar a mente e deixar a energia tomar conta de vc, ou seja NÃO PENSAR EM NADA, não é preciso se concentrar na letra do canto, e sim senti-la, o que as pessoas chamam de firmar a cabeça, esvazia a mente sente a musica e deixar a energia fluir pelo seu corpo.

agora a respeito de sensação isso vai de cada Irmão e depende muito da entidade que é chamada, eu infelizmente não tenho palavras para explicar a sensação ou descrever as energias, porém cada entidade, cada orixá tem sua energia, onde apos algum tempo conseguimos identificar qual energia é de cada entidade, há energias mais densas, mais serenas, mais agitadas. e posso dizer por mim NUNCA nenhuma entidade mexeu qualquer parte do corpo sozinha, porém há coisas que eu não saberia fazer, há palavras que eu não saberia dizer nem seu significado e diversas coisas. basicamente o guia fica ao nosso saldo quando "esta incorporado" ligados energeticamente.

concluindo, eu não chamaria de Magnetismo, pq pra mim essa palavra da outro sentido, eu diria que estamos em transe e a entidade se liga ao nosso mental através de nosso chácara.

peço desculpas pela extensão, mais não teria palavras mais resumidas para descrever algo tão amplo, que na minha opinião foi explicado de modo bem grosso.

E quando falamos de cultura de um povo e uma época, devemos analisar bem o contexto histórico e os fatos ocorridos para que o livro fosse escrito e etc...,pois o contrário da sua verdade pode ser outra verdade.

Caro Magnus

Saudações

De onde você tirou que Candomblé(nome vulgar e enganoso que dão aos cultos afros) não faz caridade, o verdadeiro culto Afro é totalmente voltado para caridade, muitas linhagens(casas e terreiros) ajudam e são responsáveis pelo desenvolvimento tanto cultural quanto social de regiões inteiras, vide os GRANDES terreiros de Salvador, Manaus, e Recife, Alagoas num estudo mais profundo você descobrirá coisas realmente interessantes.

Mesmo na África onde se tem as raizes de nossos terreiros (sérios) daqui, a caridade é presente sempre no sistema religioso desse povo até porque muitas das familias reais ou seja nações da religião afro) são responsáveis por aldeias inteiras, assim é em Ire por exemplo (terra de ogum).

segundo ponto outra diferença entre Umbanda e candomblé que disse sobre os Eguns

"Candomble não é voltado para a caridade nem para a encorporações de outras entidades(chamando-as de EGUNS) que não os Orixas (seus Deuses)"

Outro engano o culto aos Eguns é culto respeitadissímo dentro da verdadeira religião Afro, o Egum em sí é muito respeitado se não para que haveria Axexes?? o Egun é uma "definição de entidade" Afro sempre foi , A umbanda se apossou do nome para definir algo mais ou menos parecido, porém esta cultura é Afro e muito presente e respeitado dentro do candomblé verdadeiro.

Outra coisa dentro do candomblé não se cultuam somente orissas existem muitas outras coisas Oduns, Inkisses, etc etc , que não convém eu citar aqui.

veja eu respeito muito a umbanda (que seja bem cultuada) minha intenção não é desmerecer a umbanda pelo contrário é somente esclarecer alguns pontos que realmente muitos se confundem.

fraternalmente

Na luz do Divino

Am Rê

Só um pequeno parênteses, se me permitem, nessa miscelânia comparativa que traçamos até agora...

Sempre me pareceram tão sábios os rituais funerários de todos os povos de todos os tempo. Eles serviam para encaminhar os mortos à sua "oculta morada", ou seja, serviam para que eles fossem embora. Não o contrário. Intuitivamente sempre desejamos que se fossem... e não voltassem.

Ai adveio o espiritismo subverteu temerariamente esta ordem natural.

Porque uma coisa é o que algumas religiões fazem, cultuando, reverenciando e prestando homenagens aos ancestrais de tempos em tempos. Outra coisa é querer traçar qualquer espécie de intercurso com eles.

E ainda que os antigos Xamãs, por exemplo, tentassem acessar os ancestrais, penso que esta designação fosse algo mais genérico e menos específico, algo que já foi chamado de "alma da terra" ou "grande luz astral", mais como o que poderia ser chamado hoje de "inconsciente coletivo". Tipo um mergulho num reservatório de conhecimento o qual não se sabia bem ao certo a quem atribuir e por isso atribuia-se à inspiração dos ancestrais.

Com relação a esse tipo de incorporação ou contato com os mortos, será que sou só eu que acho que isso pode ser um tanto pernicioso?

Opinião minha tá, mas acredito firmemente que esse pretenso espírito ou guia não é mais humano há muito tempo, e sim o resto de uma das vestes do espírito animada por uma "qualquer coisa não-humana" que em algum lugar deste corpo usado guarda memórias que podem ser acessadas. E a essência espiritual que habitou este corpo deixado para trás esteja tão absolutamente inalcansável que qualquer menção neste sentido beire à blasfêmia.

Claro que diferentemente se dá com os arquétipos divinos. Destes sim nos devemos usar e abusar.

Não que não possamos fazê-lo com os outros se quisermos, mas a questão é "quem está usando quem" e até que ponto sabemos com o que estamos lidando?

Gosto de partir do pressuposto que tudo é permitido desde que abstenhamo-nos do auto-engano.

Bom dia,

Muito boa observação meu irmão,

Primeiramente eu estou respondendo a questão do ponto de vista Umbandista e de acordo com meu conhecimento Umbandista juntando com pequenos picados de conhecimento de outros cultos junto com a minha opinião.

Bom até hoje ( do ponto de vista umbandista ) é feito ( ou deveria ser ) um ritual para encaminhar o espírito recém desencarnado onde é chamada suas forças divinas e naturais para auxiliar na vida espiritual até que o mesmo alcance a "luz", creio que isso é premissa de qualquer religião seguindo a sua crença, de encaminhar seus mortos para um lugar "melhor" no caso da Umbanda para o local de seu Merecimento, e que ele seja amparado por suas forças divinas.

Referente ao espirito desencarnado ( do ponto de vista umbandista ) ela é somente energia, dependendo de sua evolução podendo se plasmar em qualquer forma, ou seja embora um dia eles eram humanos, atualmente não são mais, são energias e do ponto de vista umbandista isso é fato, eles não precisam da matéria nem de nada que muita gente acha que eles precisam ( eu afirmo que não e justifico o porque ).

Enfim em alguns livros pelo que li ( é o que eu acredito ) assim como nós em terra eles tem deveres em seu plano astral ( na verdade é igual nós, eles não são obrigados a nada ainda persiste o livre arbítrio, porém vc colhe o que planta) então desta maneira é que alguns escolheram ajudar os irmãos encarnados através da comunicação, da psicografia, diferentes dons mediúnicos, e eles fazem isso por amor e a cima de tudo para o bem ( do ponto e vista umbandista ).

Referente a eles terem acesso a sua semente original, saber suas vidas quando foram humanos, segundo o ponto de vista umbandista ( que para os umbandistas é uma verdade), porem isso depende de sua evolução, porem todos nós carregamos a semente original da criação e trazemos com nós todas nossas vidas passadas e quando desencarnamos potencializamos nossas faculdades ( porem isso vai de cada um, de cada ser, de cada energia e da vontade de cada um ).

Resumindo, os guias vem trabalhar na umbanda, "incorporar" em seus Mediuns por amor, para passar sua sabedoria, sua experiencia, utilizar de sua magia ( pq alguns espiritos desencarnados são magos e tem a magia em si ) para o beneficio de um irmão, isso claro de acordo com o que chamamos de Lei Maior e Justiça Divina, ou seja o que for do merecimento de cada um, eles NÃO SABEM TUDO, porém ajudam como pode, e é simples assim.

Lembrando a todos irmãos que eu estou a vontade de responder esse tópico, pois o mesmo cita a Umbanda e como tenho um pouco mais de conhecimento da umbanda sobre outras religiões fico aberto a duvidas, criticas ou esclarecimentos, vendo que eu respeito qualquer tipo de religião ou culto, pois cada um de nós temos a nossa verdade, a nossa V.V e na umbanda não é diferente, o nosso caminho é individual, cada um tem a sua evolução de forma e maneira diferente de outro irmão.

Obs: Se é que me permitem, eu conheço um pouco sobre xamanismo ( bem pouco rsrsrs ), mas para esclarecer alguns irmãos, eles utilizam do contato com o astral de 2 formas:

1 - Eles mesmo acordado eram capazes de sair de seu corpo e acessar alguma divindade ou algum mestre para auxilia-lo em algum problema, ou seja eles iam buscar no astral alguma resposta que não era de seu conhecimento, e podemos dizer que eles eram capazes de plasmarem formas de animais para também.( Com seu espirio fora do corpo claro ).

2 - Em alguns relatos ( embora algumas pessoas dizem que não ) os Xamãs tbm recebiam a visita de espiritos para auxilia-los.

Ir.'. Aluvaia

Do ponto de visto Afro o culto aos ancestrais "Eguns" tem outros parametros

Primeiramente vamos lembrar que dentro do martinismo quando se acende uma vela vermelha e evoca-se os mestres passados isto não deixa de ser um culto aos ancestrais, assim como várias culturas, fraternidades e religiões o fazem algumas inconscientemente e outras bem consciente.

Veja que no culto Afro o culto que é realizado ao ancestrais não é banalizado é feito uma vez ao ano onde de uma certa forma evoca-se o lado divino do ancestral mais antigo daquela linhagem ou aldeia etc, já o ritual chamado Axexe é um rito de passagem assim como o rito de batismo, de casamento etc, é um rito muito mais pros vivos do que pros mortos, mas é algo bem complexo que se fosse explicar levaria paginas , atingi muito mais o consciente coletivo e das pessoas do que ao próprio espirito, mas deixemos esta história pra depois ...

Você cita:

"Claro que diferentemente se dá com os arquétipos divinos. Destes sim nos devemos usar e abusar"

Todo homem tem um centeia divina , e até pra se usar uma frase aqui, Não existe deuses senão o homem, até porque o homem cria os deuses se analisarmos a fundo a frase chegamos ao ponto hermetico de O todo é mente o universo é mental, ou seja eu não sou nem mais nem menos que qualquer divindade pois sou parte dela só busco a "religação" através da projeção de minha consciencia em niveis elevados seja através de rituais , meditação etc

Uma pessoa entregou a sua vida ao sacerdócio Afro por exemplo dentro do culto Afro acredita-se que ela quando passar ao outro plano se tornará uma parte divina da entidade que regia a vida desta pessoa,que tem uma ligação direta com o Grande Divino (Olorum , De ' s , Grande Arquiteto ou como cada um queira chama-lo) isto nada mais é que reintegração nossa parte divina voltando ao divino, então por que não conseguiriamos evocar esta parte divina deste ancestral?

A preparação dentro do culto afro é extensa só é permitido aos mais velhos o culto aos ancestrais, aos mais preparados e aos que dedicam sua vida a isto, tanto que hoje este culto infelizmente esta morrendo .

Mas lembro mais uma vez os cultos, ritos etc são para elevar nossa consciência e não para elevar nenhum espirito.

é um assunto muito complexo que levaria muito tempo e muitas páginas.

fraternalmente

Na luz do Divino

Am Rê

Prezado Magnus

Respeito muito o seu ponto de vista até porque você é um cara que, pelo que diz, parece ter a oportunidade de ver do ângulo de quem está dentro e portanto, sobre sua própria religião, imagino que tenha muito mais conhecimento do que eu jamais terei.

Não concordo com tudo, como mancionei no post acima, mas sua opinião para mim é uma expressão da sua Vontade e Liberdade, e portanto é sagrada. Portanto jamais lhe direi sobre o que quer que seja que você está "errado", no máximo posso afirmar que certas coisas me parecem equivocadas diante dos paradigmas que adoto para minha própria realidade.

Aliás, quero dizer que acho extremamente louvável sua tentativa de mesclar a Lei de Thêlema ao seu dia-dia e à sua religião. Mas como felizmente a Umbanda sempre foi uma religião baseada em sincretismos imagino que este processo se dê muito mais facilmente do que se daria com qualquer outro culto.

Meu caro Renato

Como já devo ter mancionado aqui, quando novo fui muito entuasta do Candomblé e até hoje o tenho como uma das minhas grandes influências (como pode denunciar o próprio nome que adotei neste fórum).

Minhas críticas se direcionam muitíssimo mais ao modo como os praticantes da doutrina Espírita tratam e entendem o assunto do que aos cultos Afro.

Possivelmente não discordemos tanto se pudermos sondar um pouco mais a fundo alguns conceitos. então permita-me esclarecer alguns pontos:

Em primeiro lugar eu não tenho nada contra, e tampouco vejo qualquer traço de perniciosidade, no culto aos ancestrais, que como você mesmo disse é muito mais voltado para os vivos do que para os mortos.

Achei bem interessante o que você disse a respeito da reintegração da pessoa à sua entidade de regência quando do momento da morte. Concordo em parte...

Acredito que o ser humano tem muitos corpos que se desagregam no momento da morte, e o que voltaria para essa Unidade seria apenas uma destas vestimentas da nossa Essência Ultimal à qual costumo me referir como "Espírito".

Veja bem, esses deuses nos legam traços comportamentais e temperamentais normalmente relativos à nossa personalidade. Ou seja, de Natureza astral. Já nossa Essência Divina é Una e portanto inqualificável.

Nosso corpo astral depois da morte é uma das vestes que se desagragam e que são, de uma forma ou de outra, dissolvidas na enorme "matéria-prima astral", ou mental conforme sua natureza, da mesma forma como acontece com o físico que volta para a terra da qual é filho.

Assim sendo, repito que acho possível e saudável (desde que se saiba o que se está fazendo) o intercurso com essas reservas de energia - leia-se deuses. Que são arquétipos, os quais como você mesmo disse, fomos nós mesmos que criamos conforme o que é pregado pelo hermetismo.

Claro que eles são partes de nós como nós deles, e se você me disser que está elevando sua consciência ao encontro de uma força na qual está contida uma parte de seus ancestrais, tendo a concordar.

Mas o que ocorre nas chamadas sessões espíritas, onde práticas como por exemplo a psicografia atribuida à comunicação direta com a alma dos mortos é, segundo penso, um processo de comunicação com qualquer outra coisa, mas não com um Espírito.

Segundo entendo, dizer comunicar-se com um Espírito desencarnado e sem quaiquer veículos, é mais ou mens como dizer comunicar-se com o próprio Deus - uma blasfêmia, sendo que não acredito que Deus seja um ser da forma como entendemos este conceito.

Mas conforme disse ao nosso amigo Magnus, sua opinião e suas crenças, assim como a forma como elas lhe fazem entender e modificar o Universo que o rodeia, são a expressão da sua Vontade. São direitos inalienáveis dignos do meu absoluto respeito.

Prezado Irmão aluvaia,

Agradeço os comentários, e digo não somos obrigados a acreditar na crença do outro, porém eu acho muito bom e legal essa troca de experiências e ensinamentos, e não sou um grande conhecedor da umbanda, eu só gosto de saber onde piso rsrsrs vamos dizer assim e procuro ter argumentos (culturais, tecnicos e práticos) para ter uma discussão no minimo saudável como esta ocorrendo agora, eu tentei estudar a Lei de Thelema, os livros indicados para estudantes da A.'.A.'. possuo alguns e alguns ainda não li, porém a Umbanda em si me chamou mais atenção nesse tempo em que tentava estudar rsrsrsrs, e falo com propriedade que muitos livros que li indicados pelo Curriculo do estudante me ajudaram muito na umbanda, e muitas iniciações que eu fiz na Umbanda e leituras me fizerem entender muitas coisas contidas no livros...

Sei que posso estar mudando o foco do topico, a Umbanda de modos diferentes ensina a mesma coisa que a Lei de Thelema, exemplo, "Faze o que tu queres ..." na Umbanda cada um é livre para fazer o que quer, não existes segredos nem Dogmas, outro exemplo, "Amor é a lei, amor sob a vontade" a Umbanda tem isso como ensinamento, enfim hoje eu me dedico a tentar "mesclar" os estudos, pois são duas paixões que eu tenho.

E com certeza meu irmão eu não tenho nem mais conhecimento nem menos que você, apenas uma visão diferente e com certeza caso um dia vc se interesse em estudar a Umbanda poderá saber tanto quanto um Umbandista.

Um grande abraço meu irmão e pode ter a certeza que qualquer dúvida, crítica ou questionamento que precisar da visão de um Umbandista, estou a inteira disposição.

Só esclarecendo o fato do sincretismo, na verdade a Umbanda como toda e qualquer religião se utiliza de fatos e acontecimentos que deram suas origens em outros seguimentos, por exemplo ela é uma Religião Cristã, porém é muito diferente do Catolicismo, e o sincretismo seria a grosso modo assim:

Exemplo São Jorge : Qualidade de um guerreiro e bla bla bla bla coisas do tipo.

na umbanda São Jorge é representado pelo Pai Ogum, ai que a umbanda fez, pegou a qualidade do Santo São Jorge e a mesclou com um Orixá vindo do culto Africano e foi juntando isso e associando Santos Catolicos a Orixás segundo suas qualidades, tanto que na Umbanda o Orixá Ogum por exemplo nunca foi um ser humano, não é um espirito Humano e sim uma Divindidade do Criador, diferente no catolicismo isso pode até se dizer que foi influenciado pelo culto afro.

Ai pelo meus estudos o que aconteceu, quando os escravos chegaram no Brasil (sim o Candomble podemos afirmar que é uma religião Brasileira pois nasceu no Brasil com suas raíses afros) vindo cada um de um ponto da Africa (Ketu, Bantu, Angola,Gege e por ai vai) cada um deles tinha o seu "Deus" seu orixá, por exemplo quem veio de Ketu cultuava o Orixá Oxossi, somente este Orixá, para eles não exisitia outro orixá, ai por exemplo o pessoal de outra Região cultuava o orixá Xangô (somente ele) e aí acredita-se que, no dia que eles tinham para rezar, eles se juntavam e rezavam para todos orixás, (cada povo cultuando seu orixá, porém em um mesmo local) e eles para enganar os senhores colocavam a imagem de santos catolicos para acharem que estavam rezando para os Santos Catolicos e não para orixás, daí vem a expressão "Recebendo o Santo" pq eles não podiam falar que estavam incorporando o Orixá, e sim falavam que era o Santo. e pode-se dizer que a Umbanda utilizou disso tbm, mais podemos afirmar que Candomble (se não me engano o proprio nome já diz) seria uma festa para todos orixás, onde no conceito de um barracão ele era dividido em "setores" que era representado por cada povo ou cada Orixá e os filhos desses Orixá.

Sobre a Lei de Thelema eu não teria argumenos para dizer que eles se utilizaram de outras influencias, mais Católicos, é claro que eles tem influencias de outras religiões ou outras culturas, o espiritismo tbm, e por ai vai.

Um abraço.

Faze o que Tu Queres, há de ser tudo da lei

Sei que o post já tem algum tempo, mas lendo-o me veio a duvida e gostaria de ler suas opiniões.

No momento da morte, nos despimos da roupagem referente aquele nível de vibração, me desculpem mas não achei um termo melhor, então nesse momento nosso "corpo fisico" deixa de funcionar. Ok, deixamos esse corpo (ou somos desligados dele como tenho lido em livros espiritas), assumimos a consciencia de outro corpo, menos denso que o fisico, mas ainda um corpo e que vibra (existe) em outro plano, digamos que seja uma roupa intermediária para atuarmos nesse nível de existência.

Podemos com esse corpo passar a esse plano mas não temos como atuar nos objetos daqui, visto que esse corpo é de densidade muuuuito menor... Claro, esse corpo também tem seu tempo de duração e imagino que vai "morrer" também, e ascederemos a um novo plano ou retornaremos a esse mesmo plano, agora, em outro corpo fisico (novinho em folha [:)] ), bom durante o período que estamos vestindo esse corpo menos denso somos "sentidos" por pessoas que desenvolveram um canal de comunicação, e SE essas pessoas nos permitire, podemos nos conectar a elas (como foi mensionado anteriormente) como no filme Avatar e por esse canal nos expressarmos, melhor ou pior de acordo do o desenvolvimento de canal, vontade do medium, controle nosso e outros fatores.

Isso ocorre em diversas religiões, por exemplo nos cultos evangelicos (alguns mais e noutros menos) se refere a isso como "cair em misterio", ou "dons do espirito santo", "na palavra de Deus", etc... nesses caso creio que as pessoas estão conectadas a outras de mesmas ideias que podem muito bem estarem nesse plano mais sutil, ou seja com seus corpos menos densos, podemos chamar isso de um tipo de inspiração mediúnica?.

Isso deve acontecer também de forma similar nas igrejas católicas (ainda com mais intensidade no movimento carismático). Pelo que já vi e li, isso é mais claro e entendido nas religiões afro, na Umbanda, e na ciênca espirita (fenomeno conhecido como incorporação).

Em algum momento, e regido por leis, esse corpo menos denso também perde energia e morre (posso falar perde saúde?), da mesma forma que nossos corpos fisicos atuais, e assim os deixamos para traz e avançamos para outro estado e não atuaremos mais naquele plano a não ser pelos mesmos canais que atuamos aqui, talvez de forma mais clara, não sei, dessa forma da pra dizer que também existem médiuns no próximo plano?.

Já os corpos, nossas cascas vazias alí continuam perdendo energia e se deconpondo como ficam nossos corpos aqui, já sem nossas presenças e daí se segue o que estudamos sobre essas cascas que se movem e degradam mas são apenas refexos de nossas personalidades, costumes e etc...

Ok, Gostaria de saber a opinião de vcs até aquí, assim depois quero perguntar sobre incorporações de Orixas na Umbanda e no Candomblé (aproveitando o mesmo tópico) pois como esses últimos nunca foram "pessoas" quem incorpora, alguem designado em corpo sutil e responsável naquela linha (falange? é essa a palavra magnus?), mas primeiro gostaria de ler a opinião de vcs sobre primeira parte.

Amor e a Lei, Amor Sob Vontade.

Jair