Inteligências Sutis

Meus caríssimos colegas de causa,

Divagando em meus estudos, me deparei em uma discussão em uma comunidade do orkut (sim eu ainda navego por lá, e acreditem "garimpando" encontramos muito material interessante), com uma pergunta que me chamou muito atenção e devido ao tópico ser outro, as poucas respostas ainda me deixaram com uma pulga atrás da orelha, isso é bom pra refletirmos e quebrar com nosso próprios paradigmas, adaptei pra ficar entendível aqui no fórum, ai vai:

"... Eu tenho uma dúvida, eu tenho visto muito pessoas como você ... e semelhantes, que buscam sempre uma vistão filosófica extremamente acadêmica de muitos assuntos relacionados ao ocultismo, principalmente quando o assunto é a respeito da existência de inteligências sutis, onde a questão sempre é colocada como alegoria, metáfora, analogia ou coisa semelhante, mas sempre evitando confirmar ou negar a existência de algo real, então tenho uma pergunta:
Pessoas com uma visão como a sua .. realmente creem na existência de algum tipo de inteligência sutil, ou acreditam que no máximo o que existe em um plano astral seriam egrégoras ou formas pensamento provenientes unicamente do poder mental do homem, e que todas as "alegorias" e "metáforas" nada mais são do que meras referências ao nosso próprio Eu? Para vocês existe algo inteligente no universo cósmico além do próprio homem? Ou estamos realmente sós no mundo astral tendo como companhia apenas variações de nossos próprios Eus?"

Eu realmente passei a meditar nisso, acredito que temos essa tendência de "racionalizar" muitas coisas e acabamos, rotulando o que é e o que não é, as vezes de forma um tanto automática citando referências dos" machados de assis" do ocultismo; acredito ser possível, que em muitos dos panteões por ai a fora, sejam daemons, anjos, deuses etc; podem sim ser inteligências externas ao próprio homem, e porque não o próprio homem, aquele que transcendeu a ponto de se torna um arquétipo, onde o vulgo profano chama de deus, sem generalizações claro acho que talvez esse tipo seja uma minoria a existir, e não estou anulando as egrégoras e energias, só não posso dizer que o contrário não seja verdadeiro; enfim o universo é muito grande e temos muito a pesquisar. E os colegas o que acham?

JC.'.

E primeiro lugar, cabe dizer que toda a inteligência é sutil posto que é algo subjetivo.

Depois, penso que a Natureza seja toda inteligente. E não precisamos nem nos basear em relatos a respeito de “outros planos” (pra quem acredita que existam); as Leis que regem o Universo “físico” são prova suficiente da sabedoria da Natureza; e nosso subconsciente prova de que também estamos condicionados à essa Inteligência reguladora.

E mesmo quando certas “entidades” são vitalizadas no astral, você está criando um receptáculo para a expressão de uma determinada inteligência pré-existente.

Mas entendo que a pergunta é referente à Inteligências "além" do homem, e nesse caso tenho que ser completamente honesto e dizer que absolutamente não sei. Não posso dizer se existem objetivamente até porque eu mesmo tenho sérias dúvidas sobre a Realidade e muito principalmente sobre a individualidade.

Às vezes penso que tudo possa ser mais ou menos como um sonho coletivo, com as diferentes densidades da matéria (físico, astral, mental, etc.) correspondendo mais ou menos aos os diferentes níveis dentro desse mesmo sonho (já deve te assistido “The Conception”). Quem me garante que amanhã ou depois "eu" não posso acordar sendo "você", no seu corpo, com a sua memória, e você em outra pessoa do outro lado do mundo?

E pensa comigo... “Magia: A Arte de provocar mudanças na realidade em conformidade com a Vontade”, quer dizer, se fosse real, Real, REEEAAALLL mesmo, não mudava nem por um cacete. rsrsrsrsrs Se muda conforme Eu Quero é porque tem uma maleabilidade (própria daquilo que é fantasia) condicionada a eu estar (ou me sentir) mais ou menos desperto dentro desse estado semi-onírico, que nada mais é do que a tão superestimada Realidade.

Então, eu posso até estar viajando, mas a Realidade pra mim não é essa Coca-Cola toda não. De forma que não tenho mais muito essa obsessão em saber "se é real". Prefiro me ater ao "como se comportaria se, digamos, real fosse?".

A realidade é aquilo que nossa mente consegue conceber. Nossos cérebros criam a realidade ao nosso redor.

Dion Fortune, uma célebre ocultista do século XX, afirmou que as mudanças ocasionadas por meio de magia ocorrem apenas na consciência do próprio mago. Contudo, convocou vários magos para, durante a guerra, erguer uma barreira mágica impenetrável para o inimigo.

Ora, se as mudanças mágicas acontecem apenas na mente individual do mago, por que convocar um conciliábulo com o fim de provocar mudança em outrem?

Parece-me que a realidade, como a entendemos, depende sobretudo de nós mesmos.

Caro Aluvaia,

Como você mesmo disse : "as Leis que regem o Universo “físico” são prova suficiente da sabedoria da Natureza", isso me faz lembrar um princípio hermético que diz "acima como é em cima é em baixo", por isso acredito que a realidade não é assim tão flexível; Platão nos dá uma pista sobre isso quando na alegoria da caverna ele fala sobre as sombras refletidas do homem, que seria os grilhões que o aprisionam, a realidade sensorial, o mundo dos sentidos, que frequentemente nos engana. E o mundo das ideias, que seria fora da caverna, a "luz da verdade". Não estou anulando o conhecimento empírico, vivido através dos sentidos, mas que é preciso equilíbrio, para junto com o conhecimento "científico" ser mas preciso, afinal "sucesso é tua prova". Pode ser um problema relativizar quando se está em busca de respostas, somos pesquisadores que não nos limitamos somente a matéria, mas além dela, por isso seja um pouco mais difícil organizar o método aplicado. Mas tem um postulado que diz que "Qualquer mudança que se queira, pode ser obtida com aplicação da Força do tipo e graus próprios, de maneira apropriada, através do meio adequado ao objeto desejado.", de fato algumas leis e métodos existem, negligencia-las seria negar a própria "magick", mesmo que um forte vontade pudesse de certa forma alterá-las("o todo é a mente, e a mente o todo"), isso não as anulariam. Gosto muito dos seus comentários sempre bem colocados; talvez eu estou longe de transcender meu ego, por isso um tanto de obsessão em saber se é "real", entende?!

Caro Schaezar,

Realmente é difícil conceber a realidade, uma professora de história minha dizia que a história é relativa; em parte eu concordo, depende de quem conta, ficamos sempre na perspectiva do outro, sua vivência etc, sendo sempre parcial. Mas é absoluta no tempo-espaço(humano) a forma que aconteceu, imaginemos por exemplo, dentro de uma sala uma reunião sendo confabulada a independência, o que aconteceu aconteceu está registrado na luz astral, agora a forma contada é diferente, se houvesse uma câmera lá dentro teríamos a verdade factual do ocorrido, então a verdade dos fatos é absoluta no "mundo das ideias", como pensou Platão. enfim é só uma opinião posso estar errado, a verdade, essa "pedra filosofal" que todos cobição é ainda uma utopia, e muito menos eu a tenha. Com relação a Dion Fortune, ela em seu livro Autodefesa Psíquica ensina milhares de técnicas sobre mudanças através da vontade externas a "mente individual" do mago, talvez um equívoco, uma contradição, não sei não posso opinar porque realmente não ouvi falar desse episódio.

Grande abraço, obrigado pela troca de ideias.

JC.'.

Na verdade, eu não disse que “ a realidade era assim tão flexível”. Eu disse que ela tinha uma certa maleabilidade, característica essa que curiosamente é comum àquilo que é fantasioso. Classifiquei a Realidade como "semi-onírica". Claro que muito menos flexível do que o sonho (que comparei grosseiramente com o Astral) mas, ainda assim, passível de transformações – jamais em conflito com quaisquer Leis naturais – mediante o adequado uso da Vontade.

E mesmo o sonho não é assim tão – nem tão facilmente – adaptável segundo a vontade, sendo ele normalmente coerente ao sonhador, mesmo que este lhe pareça totalmente absurdo um segundo depois de acordado. Só a medida que começamos a nos tornar despertos dentro do sonho é que algumas coisas começam a acontecer conforme desejamos.

A questão que eu levanto é que se a Realidade fosse uma coisa assim tão férrea, não seria passível de influências humanas. Não haveria, por exemplo, situações condicionais em relação ao observador como acontece.

Quando você fala que sua professora dizia que a História é relativa, você me traz à mente uma série de outras questões que são ainda mais nebulosas no que tange à Realidade.

Mencionou a Luz Astral, mas afinal de contas, o que é a Luz Astral? Ela existe sem memória coletiva? Ela existe além do Homem, ou do conjunto de todos os Homens? Se admitirmos que sim, respondemos positivamente à pergunta que deu origem ao tópico: “Sim, existem inteligências que atuam no Universo Humano e que não tem relação direta com o Homem”. Se respondermos que “não” abrimos a porta para um Universo completamente condicional ao testemunho e memória da Humanidade enquanto espécie.

Ainda duvidando um pouco dos limites da Realidade, se acaso aceitássemos a teoria quântica de muitos Universos possíveis variando infinitamente ante o mais banal dos nossos atos, não poderíamos inverter essa equação, e ver nosso presente como resultado de uma miríade quase infinita de possíveis “passados” paralelos?

De forma que (em escala microcósmicas) se nossas projeções podem fazer “futuros” se plasmarem em conformidade com a Vontade, também nossas Memórias – tanto individuais como coletivas – podem fazer variar nosso passado individual e coletivo.

E em escala macrocósmica, o que se pode dizer de eventos não testemunhados? O Universo pode ser qualquer coisa, e a sua causa, qualquer uma, nenhuma, ou todas as alternativas.

(Nem eu acredito que estou postando uma sandice dessas... rsrsrs)

Caro Hiram,
Fico admirado acerca da sua analogia da realidade com a teoria de Platão. A admiração provém, primeiramente, de eu estar um tanto incrédulo por um estudante de magia crer na dualidade platônica como algo palpável à realidade. Segunda coisa qual me chamou atenção e creio ser um equívoco pensar dessa maneira é de que o espaço-tempo absoluto (algo bastante questionável) esteja no mundo das ideias.
Questiono o espaço-tempo enquanto absoluto por algo pessoal que ainda não aprofundei muito, não costumo atribuir valores absolutos à objetos assim como a matemática faz, não obstante como havia dito já isso é bastante pessoal e vai da construção filosófica de cada indivíduo.

Não sei se esse texto ainda se encontra disponível em português, mas "Notes for an Astral Astlas" foi uma das coisas mais legais que li sobre isso.

Quando, no Astral, você ter um contato absurdo e um diálogo absurdo, fora do padrão que você mesmo poderia formular, então desconfie e pesquise e teste. A não ser no contato com o Anjo, onde ele será claro, e parecerá você mesmo no seu mais profundo íntimo falando com você mesmo.... você conversando com você mesmo mais profundo e completo (essa é minha visão é claro).

Caro Aluvaia,

Você disse: "Mencionou a Luz Astral, mas afinal de contas, o que é a Luz Astral? Ela existe sem memória coletiva? Ela existe além do Homem, ou do conjunto de todos os Homens?". Parei para refletir a respeito e eu sinceramente não sei!; mas isso me fez pensar mais além, e se ela é um testemunho, um registro dos homens é provável que ela esteja condicionada a existência do próprio homem, e antes disso?! ai voltamos a pergunta de onde vim? acredito que talvez as perguntas "quem eu sou? e para onde vou?" sejam mais fáceis de serem respondidas..mas como você mencionou, O Universo pode ser qualquer coisa, e a sua causa, qualquer uma, nenhuma, ou todas as alternativas( e não é nenhuma sandice kkk, muito reflexivo). Voltando ao tópico, só não gosto de restringir meu pensamento ao convencional, não descarto as possibilidades; porém cada vez mais me inclino por analogia a pensar que "não a deus se não o homem".

Caro Caetano60,

"vivemos no mundo do irreal, onde tudo o que vemos é somente uma sombra imperfeita de uma realidade mais perfeita", quer coisa mais "magick" do que isso?! gosto de ler o trabalho de alguns filósofos, Platão foi um que pensou no metafísico. Acredito que essa analogia da dualidade platônica que foi questionada; no meu ponto de vista só pode ser concebida antes de cruzar o abismo, onde o ego ainda vive.