Meus caríssimos colegas de causa,
Divagando em meus estudos, me deparei em uma discussão em uma comunidade do orkut (sim eu ainda navego por lá, e acreditem "garimpando" encontramos muito material interessante), com uma pergunta que me chamou muito atenção e devido ao tópico ser outro, as poucas respostas ainda me deixaram com uma pulga atrás da orelha, isso é bom pra refletirmos e quebrar com nosso próprios paradigmas, adaptei pra ficar entendível aqui no fórum, ai vai:
"... Eu tenho uma dúvida, eu tenho visto muito pessoas como você ... e semelhantes, que buscam sempre uma vistão filosófica extremamente acadêmica de muitos assuntos relacionados ao ocultismo, principalmente quando o assunto é a respeito da existência de inteligências sutis, onde a questão sempre é colocada como alegoria, metáfora, analogia ou coisa semelhante, mas sempre evitando confirmar ou negar a existência de algo real, então tenho uma pergunta:
Pessoas com uma visão como a sua .. realmente creem na existência de algum tipo de inteligência sutil, ou acreditam que no máximo o que existe em um plano astral seriam egrégoras ou formas pensamento provenientes unicamente do poder mental do homem, e que todas as "alegorias" e "metáforas" nada mais são do que meras referências ao nosso próprio Eu? Para vocês existe algo inteligente no universo cósmico além do próprio homem? Ou estamos realmente sós no mundo astral tendo como companhia apenas variações de nossos próprios Eus?"
Eu realmente passei a meditar nisso, acredito que temos essa tendência de "racionalizar" muitas coisas e acabamos, rotulando o que é e o que não é, as vezes de forma um tanto automática citando referências dos" machados de assis" do ocultismo; acredito ser possível, que em muitos dos panteões por ai a fora, sejam daemons, anjos, deuses etc; podem sim ser inteligências externas ao próprio homem, e porque não o próprio homem, aquele que transcendeu a ponto de se torna um arquétipo, onde o vulgo profano chama de deus, sem generalizações claro acho que talvez esse tipo seja uma minoria a existir, e não estou anulando as egrégoras e energias, só não posso dizer que o contrário não seja verdadeiro; enfim o universo é muito grande e temos muito a pesquisar. E os colegas o que acham?
JC.'.