Interpretação da Bíblia

Caros, 93!
Aproveitando o ensejo, onde estou fazendo varias perguntas e elas estão sendo respondidas, venho expor mais uma.
Sobre a interpretação da Bíblia, principalmente do velho testamento, com viés ocultista, quais obras são indicadas aos estudantes desde aos mais leigos aos mais avançados?
Vale mencionar que conheço alguns dos livros judaicos, mas me refiro aos livros mais "recentes", onde a interpretação seja mais didática.

93!

Então, não saberia dizer quais obras seriam indicadas aos estudantes de ocultismo, mas eu tenho um livro que aborda um dos assuntos que eu mais gosto no velho testamento (que na verdade é do livro apócrifo de Enoque e não do velho testamento oficial), e que pode ser encarado como tendo um "viés ocultista"; chama-se "O Livro dos Anjos Caídos", de Michael Howard.

Enquanto entretenimento, eu gosto do Antigo Testamento, principalmente do pentateuco justamente por causa das alegorias e das histórias permeadas pelo fantástico: Jardim do Édem, os primeiros homens, Nefilins, Gigantes, ritos antigos, mitos pré-diluvianos, passagens e personalidades obscuras...

E esta obra trata das similaridades entre as mitologias hebreias, babilônicas, fenícias, assírias, árabes, egípcias, islâmicas, entre outras, no que tange a origem e natureza dos seus deuses e, é claro, essa coisa dos "Caídos", dando uma pincelada em alguns desses itens que acabei de citar acima.

Não sei se é bem o que você gosta, ou o que procura, mas é uma dica de uma leitura leve e agradável. E a mitologia é fantástica.

93!

Obrigado pela recomendação, irei procurar pelo livro.
Sobre a minha pergunta, eu refleti uma pouco e cheguei a conclusão de que as respostas são mais acessíveis do que se parece, o tarot estava em minhas mãos e entendi que se existe algo que pode ajudar a explicar a Bíblia era a compreensão dos próprios arcanos e seus significados.