Kerux, Hiereus, Hegemon?

O que significam além de cargos,cerimónias e representações do "Interior do Candidato"?

De onde vieram tais termos?

Não consegui encontrar nada satisfatório no Google...

Alan, vc pode da uma força aqui?

Nunca pesquisei sobre, mas você poderia dar uma olhada nos manuscritos cifrados, onde descrevem os cargos, e depois procurar pela origem e significado dos nomes dos cargos. Além disso, você poderia estudar a natureza de cada um dos deuses atribuídos aos cargos, com o cuidado de diferenciar o Anúbis do Kerux do Anúbis do Sentinela, por exemplo.

Ainda não sei onde consegui os manuscritos...

Mas tenho os documentos z-1, z-2 e z-3...

Eles podem ajudar?

Tambem tenho o livro a Golden Dawn de Israel Regardie mas em nenhuma parte que li ele se aprofunda no significado dos termos, mesmo os usando repetidas vezes na descrição das cerimonias.

Só em uma parte ele menciona que o Kerux simboliza a razão, Hiereus a Intuição e o Hegemon a centelha divina (espirito) ou o SAG, já o Hierofante não é dificil imaginar que simbolize Kether...

Confundi algo?

Tambem vou rever os artigos do ocultura e pesquisar mais sobre com as indicações que encontrar.

Se descobrir algo, posto aqui!

Ah! E se tiver o link dos manuscritos, posta aqui![;)]

Os manuscritos cifrados:

http://hermetic.com/gdlibrary/cipher

O Kerux é uma forma de Anubis (o senhor do "submundo"). Ele guia a alma do candidato pelas trevas com sua lâmpada, mesmo que o candidato vendado não a veja. Ele também leva o caduceu de Hermes, e aí mais simbologia implícita....

Eu ainda estou um pouco confuso com relação ao Hierofante e o Hegemon, isto é, qual dos dois representa o S.A.G. O Hegemon fica entre os pilares (em equilíbrio), e na admissão responde por você enquanto está "nas trevas", mas o Hierofante conduz toda a cerimônia, está no Leste (misericórdia) e simboliza o Sol que nasce.... bem, boa pesquisa!

Os manuscritos cifrados:

http://hermetic.com/gdlibrary/cipher

Não entendi os manuscritos e pelo que eu entendo de hebraico só o primeiro folio já parece confuso, o termo para zelator esta escrito como "Talmid" em hebraico e theoricus como "Balalah Daath" ou algo do tipo(transliteração minha)!

O Kerux é uma forma de Anubis (o senhor do "submundo"). Ele guia a alma do candidato pelas trevas com sua lâmpada, mesmo que o candidato vendado não a veja. Ele também leva o caduceu de Hermes, e aí mais simbologia implícita....

O Kerux como eu disse antes representa a mente consciente ou nosso estado de vigilia comum, a razão e o raciocinio e pelo que li, o Hegemon representa a intuição e como ele esta no Centro, provavelmente represente o SAG mesmo que o Hierofante por estar no Leste pareça ter alguma ligação com Tipharet (esfera do nivel de Adeptus Minus que tem como tarefa a C&C do SAG)!

Eu ainda estou um pouco confuso com relação ao Hierofante e o Hegemon, isto é, qual dos dois representa o S.A.G. O Hegemon fica entre os pilares (em equilíbrio), e na admissão responde por você enquanto está "nas trevas", mas o Hierofante conduz toda a cerimônia, está no Leste (misericórdia) e simboliza o Sol que nasce.... bem, boa pesquisa!

O Hierofante parece ser o representante do pilar da misericordia e Hiereus do pilar da severidade.

E tambem talvez tenha alguma ligação com Chokmah e Binah!

Nos manuscritos procure pela descrição dos oficiais.. tem o nome em grego, se não me engano (ou eu que me confundi com a cifra?) De qualquer modo, taí a origem e os rituais "enxutos", divergindo um pouco daqueles que eram aplicados.

Hiereus

O título de Hiereus significa "sacerdote" e implica o indivíduo que realiza sacrifícios no Templo. A forma feminina é Hiereia. O Hiereus é vingador dos deuses e Guardião dos Mistérios Sagrados. Posicionado no oeste, o Hiereus tem o dever de proteger a Sala contra os proganos e de banir tudo o que for maligno ou desequilibrado. Ele também supervisiona os oficiais subordinados na realização de seus trabalhos. A capa externa usada pelo Hiereus é basicamente de cor preta, ornamentada com uma pequena cruz branca. Seus implementos rituais são uma espada e a Flâmula Preta do Oeste ou a Flâmula de Escuridão. Seu pingente simbólico é o triângulo. A divindidade egípcia a ele associada é Hórus, o vingador dos deuses, o deus com cabeça de falcão. Esse oficial também representada o grau de Philosophus, ou 4=7.

Hegemon

O título de Hegemon é o termo grego para "guia, líder". Seu significado implícito é o primeiro a seguir um caminho. A forma feminina é Hegemone. O Hegemon é o Guardião do Limiar ou da Entrada e Preparador do Caminho para o Entrante. Ele guia o Candidato com os olhos vendados pelo templo durante a iniciação. De sua posição ligeiramente a leste do centro da Sala, sentado entre dois pilares (no centro de equilíbrio entre esses dois opostos), ele é o reconciliador entre Luz e Trevas - mediando entre o Hierofante e o Hiereus. A capa externa usada pelo Hegemon é basicamente da cor branca, ornamentada com uma pequena cruz preta. Seu implemento ritual é uma varinha encimada por uma mitra. Seu pingente simbólico é a cruz da Cavalaria. A divindade egípicia a ele associada é Maat, a deusa da justiça e do equilíbrio. Esse oficial também representa o grau de Practicus, ou 3=8.

Keryx

O títulos de Keryx é um termo grego que significa "arauto". O significado implícito é aquele que anuncia, convoca uma reunião e passa mensagens. A forma feminina é Kerykissa. O Keryx é o Guarda ou Guardião dentro do Templo que guarda o lado de dentro da porta (de preferência para o sudoeste), impedindo a entrada de intrusos. Ele também faz todos os relatórios, as proclamações e os anúncios e conduz todas as procissões em volta da Sala. Os implementos do Keryx são a lãmpada vermelha e o caduceu. Seu pingente simbólico é o caduceu. A divindade egípcia a ele associada é Anúbis, o deus com cabeça de chacal, às vezes chamado de Anúbis do Leste. Esse oficial também representa o grau de Theoricus, ou 2=9.

Fonte: Chic Cicero e Sandra T. Cicero, "Essencial da Golden Dawn", Editora Madras.

Agora, quanto ao SAG, sei lá. Levando em conta a correspondência da divinidade egípcia seria o Hierofante, atribuído a Osíris, o deus morto e ressucitado. Agora, considerando o grau da ordem correspondente, seria Cancellarius atribuído a Adeptus Minor, correspondente a Tiphareth.

Uma nota sobre o leste: este não representa a misericórdia! O pilar preto da severidade fica ao norte e o pilar branco da misericórdia ao sul. O leste representa a origem da Luz (Kether) pois é onde o Sol nasce, e o oeste o seu destino (Malkuth).

tem razao, pelo menos em relação ao ritual e ao templo.

Quando a arvore, o pilar negro (severidade) esta a esquerda e o pilar branco (misericordia) esta a direita do pilar central.

Mas em um ritual, o negro realmente fica ao norte e o branco ao sul.

E quanto a quem é o SAG, creiom que seja representado pelo hegemon (enquanto o hierofante representa Deus), por estar entre as duas torres e por esta a direita do candidato no juramento de neofito e responder por ele em alguns trechos da maioria dos rituais...

Já o Hierofante representaria a luz e o sol nascente e Hiereus as trevas, mas não as trevas da ignorancia e sim o lado "severo" de Deus.

E Kerux a mente que guia o candidato.

Complicado isso do SAG... Na verdade este não é um conceito utilizado na G:.D:., apesar de Mathers ter traduzido a Magia Sagrada de Abramelin. Foi Crowley quem adotou esse conceito como central, e o Conhecimento e Conversação como metáfora da Grande Obra.