Limpeza de chakras

93! Alguém saberia indicar alguma obra séria a respeito? to achando bem difícil encontrar alguma coisa legal, com as técnicas e tudo mais.

93! Limpeza dos filtros dos chakras? Ou estimular os chakras para trabalharem corretamente?
Algumas Asanas são uma forma de estimular certas glândulas, que secretam hormônios, e equilibram os chakras.
Limpeza com Enteógenos
Técnicas Vibracionais/Energéticas

Vou procurar o material para você, sei que tenho em algum lugar por aqui.
93, 93/93

93! obrigado pela resposta irmão, bem interessante essa teoria das glandulas que secretam hormônios, não tinha parado pra pensar isso dessa forma, faz todo o sentido. Estou atrás de exercícios que "ajustem", alinhem ou "limpem" os chakras, de forma que trabalhem de forma correta, fazendo com o que o corpo siga saudável. Por exemplo, peguei um exercício no site do MDD, que eu creio que siga a linha alquímica, vou colar ele aqui pra vc dar uma olhada:

"Exercício 2: Imaginação e chakras
Pode ser feito de preferência de pé, com as pernas afastadas na largura dos ombros. Os braços podem ficar relaxados ao lado do corpo, os dedos abertos, mas sem forçar nada (esta postura chama-se Wu Shi).
Respire de maneira relaxada, pelo nariz, olhos semicerrados, sem nada prendendo seu corpo (anéis, pulseiras, soutien apertado… ). Pode deixar uma música bem leve e suave no ambiente se ajudar a relaxar, mas não walk-man/i-pod. Tenha certeza que não será perturbado.
Comece pelo primeiro chakra (Muladhara). Visualize um disco de luz vermelha, com cerca de 4cm de raio, com 4 pétalas, girando no sentido horário sobre a região do cócix.
Quando INSPIRAR, imagine uma energia vindo do centro da terra, subindo pelas plantas dos seus pés, passando por dentro das suas pernas e alimentando este círculo. Conte dez respirações lentas até conseguir VISUALIZAR com o máximo de nitidez possível a energia entrando no seu corpo e este chakra girando (sentido horário)… sinta a energia subindo e fazendo este disco de luz girar…
Em seguida, imagine o segundo chakra, laranja (Svadisthana), do mesmo tamanho, sobre a região do ventre, pulsando e girando no sentido horário, em sincronia com o primeiro, e um filete de luz branca unindo os dois… permaneça com os DOIS chakras bem nítidos na sua mente, com as cores vivas, por dez respirações relaxadas.
Imagine agora o terceiro chakra (Manipura), amarelo, com o mesmo tamanho que os outros, girando em sincronia e um filete de luz branca unindo os três discos… mais dez respirações visualizando o conjunto e imagine o quarto chakra(Anahata), verde, sobre o centro do seu peito, unido aos 3 outros chakras por filetes de luz… mais dez respirações e vamos para o quinto chakra (Vishuda), azul, sobre a sua garganta e unido aos outros por esta corrente de luz.
Mantenha TODO o conjunto nítido girando na sua mente por dez respirações… a cada respiração, mais um “gole” da energia da terra que faz todo o sistema permanecer em movimento, sem esquecer de todos os outros discos… mantenha a ponta da língua no céu da boca… mais dez respirações e o filete de luz branca chega ao disco índigo localizado alguns centímetros na frente da sua testa… não esqueça de imaginar TODA a energia subindo do centro da terra até o sexto chakra… finalmente, mais dez respirações e o filete de luz imaginário sobe até o topo da sua cabeça, no sétimo chakra, formando uma “fonte” de energia branca se espalhando pela sala.
Pessoas comuns normalmente não conseguem chegar no terceiro chakra… sua mente destreinada começa a divagar sobre besteiras, ele perde a concentração, perde a imaginação, não consegue focar, não consegue visualizar, se atrapalha todo com a sincronia dos giros e discos, fica ansioso, com pressa, a mente objetiva o deixa irritado… e ele/ela vai assistir a novela ou um jogo de futebol… enfim…
Eu queria que o Zatraz especificamente fizesse este exercício para ter uma noção do que eu quero dizer quando falo “concentração mental para acessar os tais computadores de cristal” e quão longe as pessoas comuns estão deste tipo de domínio de suas mentes…
Efeitos esperados: formigamento por todo o corpo, especialmente na ponta dos dedos, devido ao acúmulo e limpeza da energia do corpo. É comum formar uma “bola” de energia nas palmas das mãos. Relaxamento completo físico e mental em algumas pessoas… outras experimentam euforia e ficam “ligadas”… Isso varia de acordo com o seu estado mental e quais chakras estavam mais ativos ou inativos durante o processo… com o tempo e novos exercícios, aprenderemos a ESCOLHER os efeitos desejados em nosso corpo.
Altamente recomendado para se fazer quando se está doente (focar especificamente no 3º chakra) ou com aquelas cólicas de menstruação (neste caso, dar atenção especial ao segundo chakra – Svadisthana).
Se você conseguir fazer este exercício e ficar bastante relaxado, pode fazer imediatamente antes de dormir e depois me conta o que aconteceu com os seus sonhos…
Se puder fazer esse exercício na grama/terra, ao ar livre, com os pés descalços, o efeito será muito maior."

Bom final de semana irmão. 93 93/93

Olá pessoal! Aproveitando este antigo tópico, também estou em busca de algum livro sério sobre chakras. Algo que contenha explicações mais aprofundadas sobre cada um e técnicas de alinhamento ou ativação, etc.
Já tinha tomado conhecimento deste exercício do Marcelo, mas ainda não tenho concentração suficiente para fazê-lo.
Agradeço muito se puderem recomendar algo :)

"Os primeiros registros sobre os chacras surgiram nas antigas escrituras hindus Upanishads por volta de 600 a.c.[3]. No entanto, acredita-se que este conhecimento tenha sido transmitido oralmente de geração em geração dentro da cultura hindu durante muitos anos antes de ser registrado, embora não seja possível precisar por quanto tempo isso ocorreu." - Wikipédia

Beleza, como é citado acima a origem deste termo, Chakra, vem da cultura Hindu, e costuma ser bastante explorado na disciplina Yogi. O melhor livro, que eu, pessoalmente, já li sobre Yoga, foi o Raja Yoga, escrito por Swami Vivekananda. Ele é bastante recomendado p quem tá começando nas práticas de meditação.

"...é um sistema abrangente de purificação e fortalecimento de todos os aspectos do indivíduo – físico, mental, social e espiritual." - JaiVida

Muito obrigada pela resposta! Raja Yoga é um livro que vem me chamando a atenção ultimamente e muito provavelmente será o próximo da lista. Porém, no sumário não consta o tema... vc que já leu, sabe dizer se esse assunto em específico é abordado? Realmente procuro me aprofundar no assunto em questão.

"O Sushumna abre-se sàmente para o yogui. Quando a corrente começa a elevar-se pelo Sushumna, vamos além dos sentidos; nossa mente se torna supersensória, supraconsciente; vamos além mesmo do intelecto; lá onde não chega o raciocínio, Abrir o Sushumna é o objetivo primordial do yogui. De acordo com ele, ao longo do Sushumna estão alinhados os centros, ou lótus, na linguagem figurada da Yoga. O mais inferior está situado na extremidade da medula e é chamado Muladhara, o seguinte, mais alto, é chamado Svadhisthana, o terceiro Manipura, o quarto Anahata, o quinto Visuddha, o sexto Ajna, e o último, que está no cérebro, é chamado Sahasrara ou o lótus de mil pétalas. Toda energia deve ser levantada de seu assento no Muladhara e levada ao Sahasrara."

Não se utiliza o termo Chakra na tradução, se me lembro bem, mas se refere a mesma coisa com bastante clareza. Opinião pessoal, recomendo <3
!!!

Aconselho dar uma olhada no livro Kundalini Tantra do Swami Satyananda Saraswati. Lá tem introdução aos chakras e práticas relacionadas.

Souvoce_onada valeu pela indicação. Já andei lendo um pouco dele por ebook, muito interessante. Estou até deixando meu livro atual de lado por causa dele hehe. O que me chamou a atenção é saber que explana os yoga sutras de Patanjali, que já li (rimou :p), mas poder revisitá-los à luz de uma autoridade no assunto me interessa muito.

Shuten obrigada, vou dar uma checada nele ;). Indica alguma edição específica?