Linha 32bis e 31bis?

Por que as linhas 31 e 32 do liber 777 tem referencias duplas?

Seria fogo e espirito, terra e saturno a mesma coisa?

Porque Shin e Tav possuem duas correspondências diretas cada.

Sem querer ser chato, mas...

Por que?

Segundo os hebreus existem três elementos: Fogo, Água e Ar. Ar seria o fator equilibrador. A matéria seria a intersecção deles (Terra, diz-se hoje em dia).

Ar foi atribuído a Aleph

Fogo foi atribuído a Shin

Água foi atribuído a Mem

No entanto, quando Crowley montou o 777 ele colocou os elementos Terra e Espírito para fechar os cinco. Não existem mais caminhos ou esferas a se utilizar, e Shin é uma correspondência natural para "Espírito" (300 = Ruach Elohim).

Por outro lado, Tav era o caminho mais adequado à Terra, por características que eu ainda não compreeendo bem.

"Não sei, só sei que foi assim"

Acho que no final das contas não respondi: Shin é visto de duas formas: como Fogo e como Espírito. Daí a diferenciação. Um "Volcano" ou "vermelho" não faria sentido ao relacionar com o Espírito, daí que as linhas foram separadas.

Pois é...

s ultimas respostas form,am bem mais esclarecedoras!^

Mas li em algum lugar (provavelmente a Cabala Mistica de Dion Fortune) que o elemento "terra" poderia ser representado por Malkuth e o "espirito" por Kether!

pelo que vc disse talvez faça sentido Malkuth ser a "Terra"...

E por falar em Shin.

Ha uma parte "Estranh" no liber 777:

A Serpente da Sabedoria segue o curso de subida dos caminhos ou letras, sua cabeça estando desta forma em א, sua cauda em ת. O א, o מ e o ש são as Letras Mãe, referente aos Elementos; o ב, o ג, o ד, o כ, o פ, o ר e o ת, as Letras Duplas, referente aos Planetas; as demais, Letras Simples, referentes ao Zodíaco.

Letras Duplas?

Letras duplas não são as que tem um versão comum e outra "sofi"?

O Mem é uma delas...

Não achei no Google a versõ sofi de algumas letras mas posso cita-las de memoria aqui:

O Chaf, o Mem, o Nun, o Pei e o Tzadi

E algumas letras tem mais de um som...

Como o Beth que pode ser Veth, o Vav que tambem funciona como vogal assim como o Aleph e o Ayn além de ter som de V, o Chaf (a pronuncia dessa letra não existe em idiomas latinos, eu transliterareia como Rkaf) que tambem pode ter som de Kaf, o Pei que tambem pronunciase como Fei, e o nosso querido Shin que tambem pode ser Sin.

Essas modificações são feitas atraves da indicação de um ponto depois da restauração de Israel feita pra facilitar a leitura por estrangeiros, já que pra ler hebraico sem esses "pontinhos" (os que indicam o som das vogais são chamados de "nekudoth", o que mudam o som das letras acima eu esqueci) é necessario conhecer a raiz das palvras para "deduzir" a pronuncia!

O que tornaria a leitura do hebraico algo REALMENTE muito dificil de aprender para estrangeiros.

Mas já quanto a gramatica necessaria para conversação, isso é bastante simples, o idioma é bastante "regular", a unica dificuldade em falar pode ser a pronuncia do Chet e do Chaf.

Mas todo mundo fala ingles em Israel mesmo...[:P] Isso nem faz tanta diferença...

Mas voltando ao assunto...

Não entendi essa de letras mães e letras duplas...

Realmente existem 5 letras duplas, e não sete...

O que o liber 777 quis dizer com "letras duplas"?

Saiu daqui, não da gramática: http://www.sacred-texts.com/jud/yetzirah.htm

(logo no início do texto)

  1. Second, from the Spirit he made Air and formed for speech twenty-two letters, three of which are mothers, A, M, SH, seven are double, B, G, D, K, P, R, T, and twelve are single, E, V, Z, CH, H, I, L, N, S, O, Tz, Q, but the spirit is first among these. Third, Primitive Water. He also formed and designed from his Spirit, and from the void and formless made earth, even as a rampart, or standing wall, and varied its surface even as the crossing of beams. Fourth, from the Water, He designed Fire, and from it formed for himself a throne of honor, with Auphanim, Seraphim, Holy Animals, and ministering Angels, and with these he formed his dwelling, as is written in the text "Who maketh his angels spirits and his ministers a flaming fire." (Psalm civ. 4.)

Sim, isso eu já tinha visto, mas essa tradução de Wescott não faz muito sentido... (quanta ousadia a minha!)

Mas é sério...

Por que "B, G, D, K, P, R, T" são consideradas duplas?

SEndo que não é B, G, D, K, P, R e T e sim Beth, Gimel, Dalet, Chaf, Pei, Resh e Tav.

Ninguem que fala hebraico viu essa tradução?

Por que esssas letras são consideradas duplas aí?

Alguem sabe se existe a versão original em hebraico na internet?

Quanto a essa afirmação de letras duplas o Sepher Yetzirah só diz isso...

  1. There were formed seven double letters, Beth, Gimel, Daleth, Kaph, Pe, Resh, Tau, each has two voices, either aspirated or softened. These are the foundations of Life, Peace, Riches, Beauty or Reputation, Wisdom, Fruitfulness, and Power. These are double, because their opposites take part in life, opposed to Life is Death; to Peace, War; to Riches, Poverty; to Beauty or Reputation, Deformity or Disrepute; to Wisdom, Ignorance; to Fruitfulness, Sterility; to Power, Slavery.

Eles só duplicam as atribuições... mas creio que isso pode ser feita com todas ou quase qualquer coisa que exista...

E isso é mais estranho...

Suplemento do capitulo IV

He caused and produced Beth, predominant in wisdom, crowned, combined, and formed the Moon in the Universe, the first day of the week, and the right eye, of man.

Gimel, predominant in health, crowned, . combined and formed Mars in the Universe, the second day of the week, and the right ear in man.

Daleth, predominant in fertility, crowned, combined, and formed the Sun in the Universe, the third day of the week, and the right nostril in man.

Kaph, predominant in life, crowned, combined, and formed Venus in the Universe, the fourth day of the week, and the left eye of man.

Pe, predominant in power, crowned, combined, and formed Mercury in the Universe, the fifth day of the week, and the left ear in man.

Resh, predominant in peace, crowned, combined, and formed Saturn in the Universe, the sixth day of the week, and the left nostril in man.

Tau, predominant in beauty, crowned, combined and formed Jupiter in the Universe, the seventh day in the week, and the mouth of man.

By these seven letters were also made seven worlds, seven heavens, seven lands, seven seas, seven rivers, seven deserts, seven days (as before), seven weeks from Passover to Pentecost, and every seventh year a jubilee.

Ele associa Beth à Lua, enquanto o liber 777 diz que ele é associado à Mercurio!

Gimel à Marte, enquanto o liber 777 diz que ele é associado à Lua!

Daleth ao Sol, enquanto o liber 777 diz que ele é associado à Venus!

Chaph à Venus, enquanto o liber 777 diz que ele é associado à Jupiter!

Pei à Mercurio, enquanto o liber 777 diz que ele é associado à Marte!

Resh a Saturno, enquanto o liber 777 diz que ele é associado à Sol!

E Tav a Jupiter, enquanto o liber 777 diz que ele é associado à Saturno!

Alguem pode me ajudar quanto a isso?

Vou te dar uma tradução melhor:

http://www.heruraha.net/viewtopic.php?f=20&t=2816

http://www.heruraha.net/viewtopic.php?f=20&t=2896

O texto é do século I ou antes. Pode ser que só organizaram assim e pronto - não precisa se preocupar. Se funciona, tá ótimo.

Pois é...

s ultimas respostas form,am bem mais esclarecedoras!^

Mas li em algum lugar (provavelmente a Cabala Mistica de Dion Fortune) que o elemento "terra" poderia ser representado por Malkuth e o "espirito" por Kether!

pelo que vc disse talvez faça sentido Malkuth ser a "Terra"...

Do mais puro ao mais grosseiro, acho que ela quis classificar.

Por outro lado, Malkuth é a esfera dos elementos (ou da Terra)

Por outro lado, temos a associação de:

Malkuth - Terra

Yesod - Ar

Hod - Água

Netzach - Fogo

Tiphareth - Espírito

Por outro lado, temos também o "reflexo" de AMSh pela árvore:

(Aleph sempre no pilar do meio, com exceção de Malkuth, o Tav; Mem em Binah, Chesed e Hod; Shin em Chokmah, Geburah e Netzach; como se esses reflexos formassem o Caduceu de Hermes - não achei uma imagem!)

etc.

Agora vc me confundiu... [:D]

  1. He made the letter Beyth king over Life, and He bound unto it a Crown; and He combined one with the other, and formed with them Mercury in the universe, Wednesday in the year, and the mouth in the soul, male and female.

  2. He made the letter Gimel king over Peace, and He bound unto it a Crown; and He combined one with the other, and formed with them the Moon in the universe, Monday in the year, and the left eye in the soul, male and female.

  3. He made the letter Daleth king over Wisdom, and He bound unto it a Crown; and He combined one with the other, and formed with them Venus in the universe, Friday in the year, and the left nostril in the soul, male and female.

  4. He made the letter Kaf king over Wealth, and He bound to it a Crown; and He combined one with the other, and formed with them Jupiter in the universe, Thursday in the year, and the left ear in the soul, male and female.

  5. He made the letter Peh king over Grace, and He bound unto it a Crown; and He combined one with the other, and formed with them Mars in the universe, Tuesday in the year, and the right nostril in the soul, male and female.

  6. He made the letter Reysh king over Seed, and He bound unto it a Crown; and He combined one with the other, and formed with them the Sun in the universe, Sunday in the year, and the right eye in the soul, male and female.

  7. He made the letter Tav king over Dominion, and He bound unto it a Crown; and He combined one with the other, and formed with them Saturn in the universe, the Sabbath in the year, and the right ear in the soul, male and female.

Por que aqui as associações "batem" e lá não? ¬¬'

Existe quantas traduções do Sepher Yetzirah?

E eu REALMENTE não sabia que ele era do seculo I!!! Como assim do século I?

DEpois de Cristo?

A Magia Sagrada de Abramelin não disse que a Cabala é um dos conhecimentos mais antigos e sagrados dos JUdeus?

Eu poderia até acreditar que até ele ser escrito, foi transmitido oralmente... mas não são os judeus o povo que registra tudo?

Espero que eu não esteja proucurando cabelo em ovo, mas depois de tanto tempo sem nunca ter parado pra reparar nisso, quanto mais eu pesquiso a respeito mais estranho fica...

Mas como Alan disse...

Se funciona, tá ótimo.

Sem contra que as referencias do 777 parecem ser as usadas por TODOS os sistemas de magia atuais, eles tendo consciencia disso ou não...

SE bem... que "no meu ponto de vista" mesmo que tivesse tudo trocado aleatoriamente, funcionaria do "mesmo jeito"...

Leia a introdução do Eshelman do primeiro link! Ele explica a história do Sepher Yetzirah, e como ele foi "crescendo" ao longo do tempo....

Lembre-se de que esse não é o único clássico cabalista. Talvez o Zohar ou outras delas sejam mais antigo. Mas diz-se que realmente a cabala era transmitida oralmente (recebida).

Mesmo assim, temos que notar que essa cabala "engordou" muito até hoje... tanto que separam cabala "judaica" da cabala hermética...

Hum...

Então assim sim...

Acho que agora "entendi"...[:)]

Mas isso foi bom pra eu continuar pesquisando...

Adoro esse forum! [;)]

Um ultimo comentario...

Creio eu (não confirmei ainda) que se ha realmente uma "cabala hermetica", essas atribuições foram definidas depois que foram definidos as associações às "cartas do tarot"...

E quanto à gramatica hebraica e cabala judaica...

Acredito piamente que elas estão intimamente ligadas, já que para os Judeus, seu idioma é sagrado e seu alfabeto foi passado das "mãos" de seu deus.

Até porque eles teriam tanto trabalho em reviver a lingua quando restauraram Israel?

A maioria dos Judeus vindo de outros paises não fazia noção de como se falava hebraico exceto pelas palavras comumente usadas em situações ritualisticas e saudações..

Lehitraot! [:lol:]