Literalidade - Simbolismo - Metáfora no Liber Al Legis

Prezados, e estou estudando, e a media que estudo vão surgindo dúvidas, sobre essa passagem do Liber Al Legis:

"O melhor sangue é o da lua, mensal: depois o fresco
sangue de uma criança, ou o gotejado da
hóstia do céu: em seguida dos inimigos; e depois
do sacerdote ou dos adoradores: por último de alguma
besta, não importa qual."

Como interpretar o verso? Devemos entender sangue no sentido literal? Faz menção a sacrifícios, ou poussui um significado velado?

Pois é, difícil dizer com exatidão a que se refere. Há quem tenha uma resposta na ponta da língua, eu não tenho.

Dizem, e não é improvável, que o sangue da lua alude ao sangue menstrual, fluído muito usual na magia sexual de Crowley. O sangue fresco da criança e o gotejando da hóstia do céu também poderia ser entendido como uma alegoria para os fluídos sexuais. O sacerdote ou os adoradores pode ser alusão aos participantes do rito. Já a besta poderia sim fazer referência a algum sacrifício de sangue, mas não posso afirmar com certeza.

Liber Al vel Legis é um livro cifrado, e sobre a interpretação do mesmo é recomendado que seja feita de maneira individual, sendo sua discussão "desaconselhada", por assim dizer. Acredito que isso tenha se dado dessa forma para que Thelema seja de fato uma verdade íntima e única para cada um, e para evitar que pretensas autoridades se apoderem da interpretação da letra para ditar a Lei.

Dito isto, desnecessário dizer que minha própria interpretação é a mais absoluta conjectura (ainda que senso comum) sobre um texto difícil e fechado em sua simbologia obscura.

Grato, Aluvaia.

A forma como você colocou a questão é, por si só, muito esclarecedora, no sentido de valorizar a interpretação pessoal e a busca de um sentido que seja ressonante com a verdade particular de cada estrela. Além de sua própria interpretação, que já dá algumas pistas interessantes.

Valeu mesmo.

93, 93/93

Comentário Novo de Crowley: