Livro M

O que seria este livro de que fala o Fama Fraternitatis?

Minha intuição me diz que é o Tarô, pois "M = Mercurius = Thoth = T", como em Book T. Viagem?

Eu acho que são dois livros diferentes.

Livro T = um tratado completo sobre o "tarô místico", encontrado sobre o peito de C.R.C. quando acharam sua Tumba.

Livro M = foi um livro que C.R.C. traduziu do árabe, no começo de seus estudos (e andanças).

Livro H = escrito por I.O., sobre Cabala

Pra mim Livro M tratava de Alquimia (pela origem), mas vai saber...

As considerações são muitas dentre os Aspirantes à Rosacruz.

Livro M = Liber Mutus?

M de Makróskósmos?

De Maçom, Magus, Mystikos, Mathēmatikós?

[:shock:]

Não querendo me intrometer nem fugir do assunto, mas se me dão licença me ocorre uma dúvida.

Se não me engano, a AMORC diz que Christian Rosenkreutz é uma figura alegórica (meio como o Hiram Abiff dos maçons).

Vocês acreditam num C.R.C histórico?

Saudações!

Eu acredito que C.R.C. é uma figura alegórica, assim como grande parte das ditas organizações rosacrucianas - suponho ou melhor, desconheço uma organização que acredite que C.R.C. foi de fato um personagem histórico.

Os Manifestos Rosacruzes são em si manifestos simbólicos e espirituais e não manuais históricos - assim acredito nesse exato momento.

Para quem já pôde ler o Fama Fraternitatis isso fica mais claro:

http://www.fraternidaderosacruz.org/famafraternitatis.pdf

É interessante como as siglas C.R.C. e R.C. aperecem simultaneamente para fazer referência a um mesmo arquétipo.

Resumindo, acredito que C.R.C. seja não um individuo mas uma figura simbólica criada para representar a Jornada Iniciática.

Eu acho que são dois livros diferentes.

Livro T = um tratado completo sobre o "tarô místico", encontrado sobre o peito de C.R.C. quando acharam sua Tumba.

Livro M = foi um livro que C.R.C. traduziu do árabe, no começo de seus estudos (e andanças).

Livro H = escrito por I.O., sobre Cabala

Pra mim Livro M tratava de Alquimia (pela origem), mas vai saber...

mas o que sabemos sobre esse livro traduzido por Fr C.R.C.? Poderia ser o mesmo livro que foi encontrado em sua tumba, não? O tarô não trata de alquimia?

Não sei se existiu um C.R.C. histórico ou não. Alguns dizem CRC era Francis Bacon... Acho que se existiu um C.R.C., boa parte das lendas que se aplicam a ele, não eram reais. Assim como se existiu um J.C. histórico. A abertura do ritual do Adeptus Minor da G:.D:. dá a entender que C.R.C. é Osiris: "Este lugar [a cripta dos Adepti, que é uma representação da tumba de CRC] foi intitulado pelos nossos ainda mais antigos Fratres et Sorores como a Cripta de Osíris Onnophris, o Justificado".

mas o que sabemos sobre esse livro traduzido por Fr C.R.C.? Poderia ser o mesmo livro que foi encontrado em sua tumba, não? O tarô não trata de alquimia?

Não sei, só suposições [:)]

O Livro de Thoth na verdade eh o Livro T da Golden Dawn com comentarios iniciais, nada mais que isso.

Quem tem o livro de Regardie pode confirmar isso comparando os dois!

E o Liber H?

Microcosmos/Macrocosmos, nós somos o microcosmos, conheça a si mesmo e conheceras o universo e os deuses somente pode ler esse livro quem fizer uma viagem profunda no próprio ser pois é lá que ele se encontra sempre inalteravel pelo egocentrismo humano e somente sem ele pode ser entendido.

Excelente tópico! Já me trouxe muita luz tudo o que disseram aqui acima. Para os que estão lendo Fama Fraternitatis e dando o start no mundo iniciático, esse tópico é de excelente ajuda.

Obrigado a todos acima pela contribuição de seus conhecimentos e interpretações.