Boa noite Kairos.
Eu sugiro que, ao invés de livros, você se guie por subcategorias de ocultismo:
As seguintes categorias são as mais importantes, ao meu ver:
Astrologia, Cabala, Tarô, Magia Cerimonial e (no caso thelêmico) Ioga.
Sobre Ioga eu acho importante que você considere primeiro os escritos de Crowley sobre o assunto, os contidos no Liber Aba e o que ele escreveu no “Yoga para Broncos”. No currículo da A.A há obras de ioga sugeridas que eu acho uma perda de tempo, exceto pelo Shiva Samhita talvez.
Coisas como:
“Eis Dhauti: tome uma faixa de tecido com quatro dedos de largura e quinze palmos de comprimento, umedecido com água morna, engolindo-a conforme as instruções do guro. Depois puxe-a de volta.
Agora, Basti: Em utkatasana, submerso em água até o umbigo, introduza um tubo fino de bambu no ânus, contraindo-o e expelindo. Isso é Basti-Karma”.
Não passam de lixo imprestável para qualquer um que não nasceu na índia. Só um maluco iria enfiar um bambu no bumbum pra se purificar.
Então, não passa de perda do seu tempo ler estes clássicos indicados pelo Crowley, principalmente porque descrevem-se inúmeras posturas inúteis. Caso tenha interesse em Ioga é melhor partir dos escritos do próprio Crowley.
Sobre a biblioteca: é como eu te disse, busque as categorias, analise os livros antes de comprar e, caso conclua que valham a pena, compre e acomode-os na tua estante.
Mas, para não ser vago, vou te dizer os que considero essenciais:
Dogma e Ritual de Alta Magia e Liber 777.
O livro “Cabala Mística” da Dion Fortune é bom, mas é apenas uma análise do 777 na minha opinião. Diria que é um tipo de complemento ao 777 mas acho mais interessante você mesmo escrever tua análise antes e depois comparar com o dela.
Essa hierarquização é complicada. Vejamos, por categorias novamente:
Iniciante: Devem ser as categorias basilares. Na A.A. parece que o sistema é muito focado no teórico no começo e parte para um foco prático depois. Por exemplo, Dogma e Ritual de Alta Magia não é um livro pra iniciantes, principalmente num país com uma educação como a nossa, mas está listado para os “estudantes” da A.A , o grau que é o iniciante do iniciante no sistema. Crowley deve ter proposto isso porque ele se imaginava como sendo o instrutor, mas ele estudou em Cambridge e era um literato e poeta. Um cara que estudou na escola pública e depois se formou na Anhanguera dificilmente terá o mesmo preparo, a mesma educação, que o Crowley esperava de um discípulo. Portanto, vamos às categorias básicas:
Magia do Caos. Qualquer livro sobre esse sistema é básico.
Literatura Religiosa. A Bíblia, principalmente, deve ser conhecida, não com uma profundidade teológica mas estudar a Árvore da Vida sem saber quem foi Melquisedeque ou, pior , Isaque, é só colocar a carroça na frente dos bois e ser um ignorante. Mitologia no geral, estude todos os panteões europeus: greco-romano, celta e escandinavo no geral. O panteão hindu, egípcio, e os do budismo (tibetano, chinês etc) e o xintoísmo. Daí você deve decidir qual panteão, se quiser claro, irá trabalhar. A partir daí se aprofunde neste. Ah, o panteão afro-brasileiro também pode lhe ser interessante.
Literatura Poética. Virgílio, Dante, Homero, Ovídio e, é claro, Aleister Crowley. É inaceitável um cara que se diz “mago” me dizer que não sabe quem era Beatriz mas saber quem era a Hermione, simplesmente INACEITÁVEL.
Literatura Imaginativa. Seria a ficção. Neste caso depende mais do gosto, mas é apropriado saber os contos dos irmãos Grimm, Alice no País das Maravilhas e, quem sabe, até mesmo Harry Potter.
Literatura Acadêmica. Nada muito avançado se não for da tua área, mas acredito que Psicologia (mais especificamente Freud e Carl Jung), Antropologia e Filosofia (filosofia clássica, Platão etc).
Literatura Medieval: As Sete Artes Liberais. Estude todas até o fim da sua vida.
Literatura Artística: Empenhe-se em aprender alguma das sete belas artes: arquitetura, música instrumental, escultura, pintura, literatura, teatro e dança. Elas irão lhe ajudar a “por em prática” teu aprendizado teórico atual e futuro.
Agora, nível intermediário:
Liber 777.
Cabala, ioga, tarô, astrologia, magia cerimonial.
Enfim, nível avançado:
Escrever seus próprios livros, tratados, teses.
Bons estudos.