Maçonaria e A.'.A.'.

Caríssimos Frati,

Faz o que tu queres há de ser tudo da Lei

Não sou maçom, e o que eu conheço quanto a opnião da A.'.A.'. sobre a maçonaria hoje em dia, é o que li sobre a visão pessoal de Marcelo Motta. Gostaria de saber a opnião dos demais membros da A.'.A.'., e mesmo dos thelemitas que não integram a Santa Ordem quanto a maçonaria, e também a opnião dos maçons aqui presentes quanto a Santa Ordem e a Lei de Thelema.

Amor é a lei, amor sob vontade

Caro amigo

Faz o que tu queres há de ser tudo da lei

Também não sou maçom, mas respeito e admiro muitíssimo o que a Ordem Maçônica foi no passado. Um inatituição cheia dos mais profundos ideais e preocupada com o desenvolvimentos moral e com a evolução intelectual e espiritual do ser humano. Totalmente atuante social e politicamente ela foi responsável, ou pelo menos contribuiu de laguma forma, com vários movimentos de cunho revolucionário nos últimos séculos, desde a queda da Bastilha, passando pela independencia dos EUA, e até mesmo com a independência do Brasil, entre outros fatos notáveis.

No entanto nos últimos tempos a Maçonaria parece ter caído numa certo estado de dormência, não interfirindo em nenhum tipo de assunto secular.

Acredito que a Ordem Maçonica por ser uma instituição chamada osiriana esteja fadada a passar por uma radical transformação na qual devera se adeqquar ao Aeon, ou sofrerá uma lenta e gradual desintegração terminando por virar uma agremiação de velhos senhores abastados.

Também imagino que precise se modificar de uma vez por todas no que se refere à aceitação de mulheres nos corpos oficiais.

Mas particularmente quero crer que hoje existem novos expoentes que estão trazendo sangue novo à Ordem Maçônca e que seu futuro será tão glorioso quanto seu passado.

O amor é a lei, amor sob vontade.

Boa noite.
Caro irmão Aluvaia, sou um maçom recém iniciado, mas me encontro num momento de um inicial (mas que acredito venha a ser profundo) mergulho no "mundo" do ocultismo. Estou procurando ler bastante, mas ainda não sei nada.
Confesso que mesmo antes de ser iniciado, já reconhecia o recente enfraquecimento da Maçonaria.
Em seu comentário, você disse que a Ordem deveria se adequar ao Aeon; se fosse possível, poderia me dar uma breve explicação quanto a que isso se refere, e me passar algumas fontes de estudo? Procurei algumas coisas mas não encontrei.
Desde já grato.
T.'.F.'.A.'.

Boa noite, pgfjunior.

Complicado comentar, mas vamos fazer um esforço...

Conforme disse no meu último post (de 4 anos atrás), não sou maçom, mas acredito que a maçonaria, por tratar-se de uma ordem dita “osiriana”, deveria passar por uma transformação completa em seus dogmas e sua ritualística se não quiser se tornar (ainda mais) uma corporação cadavérica.

Creio que um dos grandes problemas que essa ordem enfrentaria na tentativa dessa “conversão”, reside no fato de que seja justamente essa sua condição osiriana uma das suas mais fortes características, tendo grande parte de seus rituais e ensinamentos voltados para a fórmula do “deus que ressuscita”, como o seu ritual central que fala da lenda de Hiran Abiff, por exemplo. Por esse motivo, penso que seja algo muitíssimo difícil uma adaptação nesse nível, e também começo a me questionar qual seria a real necessidade disso, pois se algo “antigo” está ultrapassado e sua transformação em algo atualizado e funcional é assim tão complicada, então crie-se outro novo. Até porque, Thelema e o Novo Aeon não chegam a ser unanimidades, principalmente entre os maçons, e realizar modificações em uma estrutura como é a Maçonaria – uma instituição pautada e orgulhosa da própria “tradição” – , não seria nada simples, ainda que contasse com a aceitação da maioria dos seus membros, o que não ocorre.

Também é interessante que você note que a Maçonaria não é necessariamente “o ocultismo” como mencionou, digo, com todo o peso inerente ao termo, mas sim uma ordem com alguma conotação oculta e muita simbologia, mas trata-se, sobretudo, de uma ordem de cunho moral, algo quase de caráter religioso.

Devo esclarecer também que sou hoje muitíssimo mais cético no que diz respeito ao pretensos ensinamentos que esse tipo de instituição é capaz de promover, de forma que sou a favor de caminhar sozinho e de pensar de forma livre (tanto quanto consigo) de influências ou dogmatismos. Não acho que esse tipo de afiliação seja capaz de acrescentar muito à Busca do homem, e não estou me referindo exclusivamente à Maçonaria, mas quase a totalidade das ordens e escolas mágico/místicas em atuação na atualidade.

Creio que esse é um dos aspectos que caracterizam o estudante alinhado ao novo Aeon, me refiro à essa relativa independência, essa certa “solidão auto-iniciática”, pois ainda que o homem enquanto espécie tenha uma natureza gregária, entendo que a agremiação em nada (ou quase nada) poderia impulsioná-lo, já que se temos Verdadeiras Vontades diferentes, teremos necessariamente meios e finalidades que se diferenciam e, portanto, não deveríamos nos limitar à mesma fórmula iniciática.

Isso sem falar no fato de que a maçonaria hoje em dia tenha vindo a se tornar muito mais um clube de “elite” no qual se ingressa por mera questão de status do que uma real escola iniciática (opinião minha, você evidentemente deverá discordar, caso contrário não teria ingressado em tal instituição).

Mas falando em adequar-se ao Aeon, isso deve significar aceitar toda uma Era Nova, regida por um influxo energético novo, e que nos impulsiona à uma nova maneira de entender a nós a ao mundo que nôs rodeia, mas trata-se, antes de tudo, de uma experiência íntima, e extensiva do centro (de si mesmo) para fora, não o contrário, e justamente por isso minha descrença em instituições e ensinamentos ortodoxos.

Se quer fontes de estudo, esse site é uma das melhores no que se refere à Thelema e ao Novo Aeon (não apenas o fórum, mas as publicações também), aqui achará muitas das informações que necessita. Vou deixar também o link do Espaço Novo Aeon, onde também poderá encontrar muito material legal a respeito.

Ei-lo: http://www.thelema.com.br/espaco-novo-aeon/

Perdoe se a explicação não foi breve, conforme pediu... espero que tenha sido, dentro das minhas limitações, clara, ao menos.

Divirta-se. : )

Muitissímo obrigado tanto pela resposta quanto pelo tempo dispendido Aluvaia.

Na realidade, fiquei contente ao ler suas palavras, pois o que disse é exatamente o que tenho tentado fazer; cheguei aqui não por causa da maçonaria em si mas por uma busca pessoal que já venho fazendo há algum tempo, independente da Ordem. Para ser sincero, o que disse sobre a Ordem ser de certa forma um "clube de elite", não posso concordar 100% pois eu mesmo sou um que não entrou nela por isso, embora eu reconheça frequentemente vários IIr.'. que estão nela pura e simplesmente por este motivo. Acredito até que este seja um dos principais motivos de toda essa perda de influência recente da mesma; infelizmente, a verdade é que muitos são iniciados pura e simplesmente para adquirir um status mesmo, e não para buscar um melhoramento e um auto conhecimento.

Fico muito agradecido pelas palavras, e dedicarei meu tempo a leitura do link que me passou.

Boa noite. Obrigado!

(Comentário removido pelo administrador)

Por volta de 1919 Crowley e Achad estavam tentando assumir o controle sobre a Maçonaria de Detroit.
O Blue Equinox foi publicado com o auxilio de membros influentes da maçonaria norte americana.
Muitos dizem que Achad falhou e ficou louco e rompeu com Crowley e um monte de bobagens, mas ele assumiu o Crontrole da OTO, era membro da Loja maçonica de Detroit e até tentou uma infiltração no Vaticano, através da Universal Brotherhood.
Acho que o tal rompimento de Crowley e Achad foi uma farsa para que Achad pudesse trabalhar tranquilamente dentro destas ordens e reorganizar-las de acordo com a lei de Thelema.
Em 1922 foi construido o maior templo maçonico das Américas em Detroit, e me parece que de acordo com as instruções do Blue equinox.

http://www.nailhed.com/2015/03/a-masonic-conspiracy.html

A informação sobre o trabalho de Crowley em Detroit vem de suas correspondências pessoais com coortes aqui. Também é mencionado em livros de Henrik Bogdan e Martin P. Starr, enquanto outro livro de Richard Kascynski, PhD, intitulado Panic in Detroit: The Magician and the City Motor, aparentemente gasta 166 páginas falando sobre isso (mas provou ser um pouco mais difícil para rastrear).

Em sua busca de conhecimento oculto Spitzley diz, Aleister Crowley começaram a associar-se com ordens maçônicas em todo o mundo. Ele ganhou o controle de facto do Ordo Templi Orientis (OTO), uma fraternidade secreta similar a Maçonaria, e usou sua posição na organização para fazer incursões nas fileiras dos maçons. Crowley tinha até um seguidor leal que já era um Mason em Detroit, um mágico chamado Charles Stanfield Jones, que atuou como uma toupeira, ganhando as confidências de alguns dos membros do Rito Escocês aqui. Um deles foi Albert W. Ryerson.

Spitzley escreve que Crowley veio a Detroit em 1919 "com um olho para a conquista." Tenha em mente que os maçons Detroit ainda foram alojados em seu velho edifício em Lafayette, nesse momento, e construção deste novo templo ainda não havia sido concluída.

[Crowley] conexões com Detroit maçons fez, e convocou uma "Grand Conselho Supremo" para negociar uma troca de graus maçônicos (em vários ramos da franja sobre o qual ele tinha controle) para posições no Conselho Supremo da jurisdição regional do Rito Escocês maçons. De acordo com um artigo de jornal escrito em 1948, durante a época de Crowley em Detroit, ele "anunciou planos para construir uma sede padronizada após os templos de sol dos antigos caldeus, com mobiliário exótico, fontes de pulverização jatos de água perfumada em meio a queima de frascos de incenso, seda divãs para os fiéis a "adoração e reclinados sobre."

Este "Grand Conselho Supremo" business soa como o mesmo conceito básico que novo templo de Detroit deveria realizar - isto é, de casas múltiplas ordens maçônicas regionais sob o mesmo teto. Eu me pergunto se a idéia de construir o maior edifício maçônico do mundo aqui em Detroit tem qualquer gênese no suposto esquema de Mr. Crowley? É tentador pensar se seus proddings pode ter inspirado a idéia de fazer Detroit o Capitólio mundo cintilante da Maçonaria com este edifício gigantesco. A terra era quebrada pela primeira vez no projeto menos de um ano depois que ele deixou a cidade.

Spitzley faz nota do fato de que o Sr. Crowley também tinha outras motivações para vir a Detroit.

Em 1918, ainda de acordo com suas Confissões, Crowley aparentemente consultado com Parke, Davis em Detroit em seu desenvolvimento de uma preparação mescalina concentrado.

Parke-Davis, & Co. foi fundada em Detroit e tornou-se empresa farmacológica maior e mais importante do mundo, creditado com a construção do primeiro laboratório farmacêutico industrial, bem como inovar métodos para a produção de drogas, padronizando doses, e desenvolver métodos para testar novos medicamentos. Eles desenvolveram a primeira vacina bacteriana, e os primeiros tratamentos para a difteria e epilepsia . Fenciclidina (PCP) também foi desenvolvido pela primeira vez em 1926 por Parke-Davis .

Crowley veio para Detroit, não só para fazer incursões com os maçons, mas também para visitar Parke-Davis para estocar a mescalina, o que ele tinha supostamente usada para platéias de drogas durante os ritos de Eleusis , a façanha teatral pela qual ele ganhou muito de sua edital. Martin Starr menciona em seu livro O Deus Desconhecido: WT Smith e os Thelemites , que Mr. Crowley tinha visitado o laboratório Parke-Davis para obter mescalina já em outubro 1915.

O documento acima mencionado Aleister Crowley: Freemason , por Martin P. Starr fornece uma visão mais profunda sobre o que Crowley estava tramando aqui em Detroit. Ele cita várias de suas cartas para Charles Jones Stanfield, incluindo este de 19 de fevereiro de 1919, com instruções sobre como começar a se infiltrar na maçônica classifica:

No que respeita à OTO, tomo a liberdade de aconselhar que você se apossar do 33 ° homem [Frank T. Lodge] em privado. Sondá-lo com muito cuidado no que diz respeito aos princípios da 7 ° , e se você encontrá-lo digno, filial ele para aquele grau. Sua atitude mental deve ser, se é que posso ousar dizer assim, a considerar os 32 ° pessoas como tantas peças de sujeira bastante desagradável. ... Eu sou, então decidida a rever os rituais da OTO em tal sentido de que eles não entrem em conflito com os ideais maçônicos, e eu sugiro que você deve organizar uma conferência entre mim e esses maçons, no qual os rituais deve ser submetido à sua aprovação neste sentido particular.

Outra carta de Crowley a Jones em abril de 1919 continha instruções para "Afiliada Frank Lodge mas esfregue-o a ele que até mesmo o nosso oitavo grau limpa sua bunda com o trigésimo terceiro. ... Não podemos admitir que qualquer pessoa, seja quem for é maior do que nós mesmos na Maçonaria . " Nice guy, hein? Crowley foi realmente convidado para Detroit por Frank Lodge, mas previsivelmente, não demorou muito para que os maçons Detroit se cansou de sua besteira e viu-o para uma cornball conivente, então Crowley finalmente tomou a bola e foi para casa depois que eles permaneceu imóvel sobre a ideia de fusão com a OTO.

Starr escreve:

Crowley só completou uma revisão dos quatro primeiros rituais da Ordo Templi Orientis quando o 'Conselho Grandes Lagos VII ° "se desfez em um redemoinho de divórcios e falências, que termina com a saída de Crowley para a Inglaterra em dezembro de 1919. Foi a última tentativa Crowley feito para alinhar a Ordo Templi Orientis para regular a Maçonaria de qualquer forma. Embora Stansfeld Jones foi feito um pedreiro regular em Detroit, sua petição para o Vale do Detroit foi rejeitado, levando Crowley a concluir que "a Maçonaria nos Estados Unidos é um dos mais organizações do mal que já existiu '.

Charles Stansfield Jones (também conhecido como Frater Achad) continuou a se corresponder com Crowley durante alguns anos após o último tinha fugido da cidade, mesmo que este novo templo maçônico, estava sendo construída. Houve também um Dr. JP Kowal, que viveu em Chene Street, em Detroit, que "parece ter arquivado uma variedade de escritos de Crowley, incluindo diários, e pode ter sido relacionada com obras teosóficas na década de 1920".

Spitzley escreve que além de suas manobras maçônicos, Crowley "parece ter tido algumas outras coisas para ocupar seu tempo" ...

Enquanto o Grande Conselho Supremo estava em andamento, Crowley foi aparentemente capaz de convencer Albert W. Ryerson, um grau 32 Mason e gerente da Universal Book Company, para publicar uma questão de Equinox , jornal produzido irregularmente de especulação ocultista de Crowley. Este problema, em particular, é notável para a inclusão O Manifesto da OTO . Com base em lembranças próprias de Crowley em As Confissões de Aleister Crowley , isso aparentemente não ir muito bem.

Esse cara Ryerson estava na competição "Escocês Antigo e Aceito Rito, Vale de Detroit" e, de acordo com Clarence Burton, tinha outras afiliações fraternos, bem como, incluindo o Detroit Comenda No. 1 da Ordem dos Templários, eo templo muçulmano do Santuário Místico . A Universal Book Co. foi sediada em seu prédio, o Bloco de Ryerson em 57 Grand River, Burton observa.

Gosto de ler estas histórias.
Mesmo sem saber até que ponto é verdade. Ou se é somente isso. Ou nada disso.
Mas, parece que nossa amigo A Besta, gostava de se envolver em diversos assuntos do seu interesse. Parece.
Eu até acharia interessante se Thelema em suas ordens e vertentes, estivesse, de alguma maneira relacionada as altas decisões mundiais dos Governantes e empresas privadas que tentam influencias os rumos do mundo. Tipo teorias da conspiração mesmo.
Gosto de viajar assim!
E de ler estes tipos de textos.
Tipo, ler a história da O.T.O, ou da G.D, ou Maçons, Rosa Cruzes.
Se não for confiável, é uma boa trama de Ficção Mágica.