Maçonaria e Magia (Cerimonial)

Meus Resp∴ IIrm∴, boa noite!

Sou M∴M∴ recentemente exaltado (minha exaltação aconteceu em Dezembro de 2022), praticando o Rito Brasileiro em minha Loja e, como ja podem presumir, sou bem “novo” dentro da Maçonaria.

Queria trazer uma reflexão e um certo debate aqui que SEMPRE me ocorreu desde minha iniciação: poderiam os rituais e procedimentos dos vários graus (simbólicos e filosóficos - estes últimos eu não posso afirmar por não ter sido ainda iniciado) representarem cerimônias mágicas? Acreditam que os rituais ali praticados são cerimônias mágicas em sua essência, quase semelhantes àquelas de magia cerimonial?

Essa pergunta se pauta principalmente na existência de um olhar mais cético que muitos IIrm∴ possuem (diria que, principalmente os do rito brasileiro) em relação aos rituais iniciais de cobertura e abertura dos trabalhos em loja, visto que muitos ritos abdicam do esoterismo e do misticismo existente em nossas práticas e abordam de maneira quase que exclusivamente simbólica tudo que ali ocorre.

Pode ser que meu “achismo” esteja completamente equivocado e não exista nada “mágico” ali… fiquem a vontade para opinar!

T∴F∴A∴

O que é o mágico?

Pergunto, pois creio que na resposta talvez alguma luz exista.

Pausa dramática… e eis que eu mesmo me respondo:

É o mágico a exorbitação do ordinário em nós enquanto estado de consciência, pela via da emoção, principalmente, da imaginação, em segundo lugar, e (se adequadamente premeditado) da vontade devidamente dirigida, para fins de causar efeitos físicos, suprafísicos, ou parafísicos — se é que este último termo existe, ou se aplica — sejam esses efeitos desejados, ou não.

A que serviria o simbólico senão como atalho para nos trazer à tona algo do atávico, e nesse processo, auxiliar na produção do próprio mágico? É, pois, o cerimonial, uma das vias pelas quais se busca essa surreal consecução; não a única.

Senão, redundo, qual o seu propósito?

1 curtida

Fala mano @jvosilverio boa noite. Prefiro colocar da seguinte forma.
A Maçonaria em seus 3 graus simbólicos completos formam um ótimo sistema de Iniciação, que tem como função te colocar à vista de si próprio e fazer com que você provoque mudanças em sua vida. Esse processo tem a veia intelectual, que é o que está escrito que será traduzido em lições morais, de fora para dentro. A outra veia é o que o cerimonial vai impregnar no seu inconsciente/sub-consciente que vai te trazer insights, e muitos tapas na cara, sobre si, de dentro pra fora.

Em alguns lugares esse processo seria, até que a grosso modo, possível de ser encarado como magia. Eu mesmo não colocaria dessa forma.

Para mim é realmente um puta sistema que proporciona a Iniciação, para aqueles que estão dispostos à realmente participar.

1 curtida