Maçonaria X Esoterismo

Qual a natureza da maçonaria?

Ela ela Iniciática, Esotérica, Mistica, Templaria, Gnostica?

Qual o envolvimento da mesma com Thelema, Kabbalah, Magia, Rosacrucianismo?

Qual sua experiencia com ela?

Ainda é válida como Religião de Mistério?

Onde está sua autoridade?

Até onde eu saiba a maçonaria tem como natureza, inicio, berço, a idade média com os construtores de catedrais góticas ligados aos beneditinos leigos.

Ao se agruparem como os templários, receberam o conhecimento da construção de cúpulas no oriente, desenvolvendo desta forma tão bem a arte gótica.

Com o advento do renascimento, mudou-se a arte para neo clássica, onde essas corporações de pedreiros livres começaram a sentir a decadência aceitando assim novos membros da nobreza e outros estranhos a arte da construção, todos querendo tomar proveito do livre pagamentos de impostos em suas idas em vinda na Europa, não pagamento de pedágio e certeza de estadia... Sendo também aceitos astrólogos, cabalistas, gnósticos, tarologos, magos, rosacruzes e por ai vai, tudo pra manter financeiramente as guildas remanescentes chamadas operativas.

É fácil perceber desta forma, o entrelaçamento dos modelo de templos maçônicos a movimentos de ocultismo de séculos passados, como se fosse uma encubadora de muitos pensamentos que hoje se manifestam como ordens independentes.

Esclarecimento inicial: não sou maçom, embora pertença a outras ordens, tenha alguns bons amigos que pertencem, e um conhecimento básico sobre ela.

Portanto, vou apenas compartilhar opiniões pessoais:

1. Qual a natureza da maçonaria?

É uma ordem maçônica (parece pleonástico, mas não é realmente). De natureza velada, elitista em um bom sentido (teoricamente, é claro), onde os membros são divididos por graus de consecução mística/espiritual (teoricamente, é claro...), e o conhecimento é passado apenas aos membros, conforme progridem. Tem como objetivo promover a iniciação, pretensamente de forma completa, e auxiliar no desenvolvimento espiritual da humanidade.

2. Ela ela Iniciática, Esotérica, Mistica, Templaria, Gnostica?

Pretensamente iniciática; pode-se dizer que pretensamente esotérica (se você conhece realmente o significado "técnico", digamos assim, do termo); definitivamente mística em sua raiz original; talvez alguns digam que é "templária", embora o lastro histórico dessa assertiva seja de muito improvável aferição atualmente; e sim, gnóstica no sentido osiriano da palavra.

3. Qual o envolvimento da mesma com Thelema, Kabbalah, Magia, Rosacrucianismo?

Com Thelema, enquanto instituição, nenhum. Com Kabbalah, bastante. Com Magia, para os que tem olhos e ouvidos abertos o suficiente. Com Rosacrucianismo, creio que bastante, embora me falte conhecimento prático para afirmar com algum grau de certeza.

3. Qual sua experiencia com ela?

Pessoal, nenhuma. Há quem goste. Tenho minhas opiniões com base no que observo e sinto, mas não tenho condições de emitir um juízo de valor válido suficiente para expô-las, pois como já disse, nunca pertenci.

4. Ainda é válida como Religião de Mistério?

Na minha opinião, não. Dentro do meu ponto de vista, atualmente trabalha com correntes mortas e, principalmente por isso, provavelmente está em decadência definitiva, com todo o absoluto respeito aos membros. É minha opinião pessoal, e com ela não pretendo desmerecer quem quer que seja, apenas me refiro a uma instituição.

5. Onde está sua autoridade?

Até onde me consta, não existe autoridade centralizada. Existem algumas maçonarias diferentes por aí. A Grande Oriente é a mais popular e tradicional, conforme meu conhecimento.

Grande abraço,

93, 93/93.