Magia Cerimonial

Care Fratres et Sorores,

Faze o que tu queres há de ser tudo da Lei

Em pesquisa cotidiana encontrei a seguinte pérola:

A CHAVE do Rei Salomão

(Clavicula Salomonis)

por S. Liddell MacGregor Mathers

[1888]

em: http://www.sacred-texts.com/grim/kos/index.htm

ou traduzido pelo Google: http://translate.google.com.br/translate?hl=pt-BR&sl=en&u=http://www.sacred-texts.com/grim/kos/index.htm&ei=0IQdTq31CtTSgQfR89zqCQ&sa=X&oi=translate&ct=result&resnum=2&ved=0CCkQ7gEwAQ&prev=/search%3Fq%3DThe%2BKey%2Bof%2BSolomon%2Bthe%2BKing%2B(Clavicula%2BSalomonis)%26hl%3Dpt-BR%26sa%3DG%26biw%3D1024%26bih%3D607%26prmd%3Divns

Este livro também é disponivel para venda em português no Brasil, mas o texto em inglês disponivel no sitio citado tem algumas didaticas de pesquisas.

O presente motivo que me fez postar este livro é para ajudar "Estudantes" da A.'.A.'. e também de outros circulos magicos.

A Dica:

O estudo comparado deste livro com Dogma e Ritual da Alta Magia e Liber ABA, pode ajudar o "Estudante" na Alta Magia Télemica, mas como?

R = Adaptando as formulas disponiveis no Livro (claviculas salomonicas) com o Novo Aeon, um exemplo disso é dado em Liber ABA, onde Crowley substitui as formas de Consagração das Armas Magicas com textos retirados de Liber Al vel Legis!

Atenciosamente,

G.'.

93

Comparando o Livro A CHAVE do Rei Salomão (Clavicula Salomonis) por S. Liddell MacGregor Mathers [1888] com "Clavícula De Salomão - Magia Cerimonial" publicado no Brasil tem várias diferenças e o link que postei é melhor explicado. Ainda não tenho o Livro em português com o mesmo titulo do inglês, assim que estiver de posse dele irei afirmar as diferenaças se houverem!

Att,

G.'.

E por sinal, o site inteiro é ÓTIMO!

Já tive o livro citado por vc, ele foi publicado pela editora Pallas e já comentei sobre ele aqui.

Mas nunca o comparei coma versão "original" em ingles.

Guthiere,

Eu disponho da obra citada pela Ed.Pallas atena.Na minha opinião é mediana a obra em relação a principal por tratar mais das parafernálias ritualística que do sistema em si.Vale lembrar também que seria uma boa pedida e de estudo agradável ao estudante que ele arranjasse o livro da Ed.Madras "Goétia ilustrada de Aleister Crowley-evocação sexual",de Lon Milo Duquetti,que é bastante esclarecedora.

Sobre a pergunta "O estudo comparado deste livro com Dogma e Ritual da Alta Magia e Liber ABA, pode ajudar o "Estudante" na Alta Magia Télemica, mas como?" eu tenho uma visão diferente e divergente da exposta,pois eu não acho que Dogma e Ritual,a priori,um livro básico para estudantes em geral,mas um livro avançado em linguagem,pensamento e metodologia.

Eu digo isso justamente por causa da formação teológica do Eliphas,que quase se tornou padre,e tem uma visão particular do que se trata magia e sua versão do que seja isto tentando fundir os mistérios iniciáticos ao catolicismo no que ele chamou de "sacerdócio mágico".O livro contém muitas armadilhas,incorreções e preconceitos por parte do autor que confundem ao invés de esclarecer ao estudante por meio de sua linguagem muitas vezes massante.

O que se pode dizer de positivo do livro que o faça ser obra recomendada em conjunto com o Clavícula Salomonis aos estudantes interessados na A.'.A.'. é de âmbito histórico,mostrando o desenvolvimento da magia em pleno séc XVII-XVIII e a continuidade do pensamento medieval sobre as operações mágicas.Outros pontos positivos da obra que eu pude na minha terceira leitura perceber,foi íntimas relações em alguns trechos sobre o magia em geral que coadunam os de Crowley,mostrando até mesmo como uma boa influência do primeiro sobre este e um dos possíveis motivos de serem indicados como obra de estudo no currículo do estudante.

No mais o estudo deve ser feito com discernimento e passado pelo crivo da razão.

Sem mais,

K.

Caro Frater,

93

**O Grau de Adeptus Exemptus **confere autoridade para governar as Ordens mais inferiores da R.C. e da A.D. **O Adepto deve preparar e publicar uma tese **declarando Seu conhecimento do Universo e Sua proposta para o bem estar e progresso.

O Livro Dogma e Ritual da Alta Magia de Lévi é tal publicação como esposto acima!

pois eu não acho que Dogma e Ritual,a priori,um livro básico para estudantes em geral,mas um livro avançado em linguagem,pensamento e metodologia.

Claro que sim, mas onde esta diferente do que penso? Eu coloquei que o estudo comparado e Adaptações com outros ajuda muito o estudante, mas não quer dizer que não ajude também um Adepto!

O livro contém muitas armadilhas,incorreções e preconceitos por parte do autor que confundem ao invés de esclarecer ao estudante por meio de sua linguagem muitas vezes massante.

Dentro dos transmites da AA, o livro é exposto por Crowley como sendo um Classico sobre Ocultismo. O intuito é familiariza o Estudante com os ensinamentos dos Antigos Adeptos!

O livro não confunde ao invés de explicar, acontece que Lévi não conseguiu explicar de forma muito clara para Profanos, e o grau de entendimento esta a nivel de Adepto. Mais já faz dois anos que o estudo e sempre tem algo novo a descobrir, principalmente após ter lido todo o Curriculum do Estudante e Publicações em Classe B da AA. No próprio livro de Lévi é falado sobre as indicações de livros sobre Cabala conforme os Libri indicados por Crowley como: A Kabbalah Revelada etc. etc. etc.

O que se pode dizer de positivo do livro que o faça ser obra recomendada em conjunto com o Clavícula Salomonis aos estudantes interessados na A.'.A.'. é de âmbito histórico,mostrando o desenvolvimento da magia em pleno séc XVII-XVIII e a continuidade do pensamento medieval sobre as operações mágicas.

Concordo!

Outros pontos positivos da obra que eu pude na minha terceira leitura perceber,foi íntimas relações em alguns trechos sobre o magia em geral que coadunam os de Crowley,mostrando até mesmo como uma boa influência do primeiro sobre este e um dos possíveis motivos de serem indicados como obra de estudo no currículo do estudante.

Eu percebo bem além destes dois pontos seus! Quanto mais valor e atenção se da ao livro, mas poder e entendimento ele entrega a você!

Percebo em Dogma as Analogias com Liber AL, Liber ABA, Nuit, Hadit e até mesmo "Não existe Deus se não o Homem", entre tantos outros que tenho anotado e acrescentado a cada leitura.

Mas o intuito do Tópico foi com relação a Dica que dei de como se fazer um bom estudo, lendo capitulo por capitulo comparando com outros Magi os assuntos que rezam sobre o mesmo capitulo. O Estudante fazendo resumo do que ler, e comparando, por exemplo:

Compare a Baqueta de Levi com a Baqueta de Crowley em Liber vel Armorum, em Liber ABA, Livro de Abramelim, Clavicula de Salomão, Exercicios Expirituais, O Guia Espiritual e chegue a uma conclusão sobre a palavra VONTADE e a sua relação como um instrumento do Magista?

Um estudo assim propcia o Estudante a Entender Eliphas Lévi e outros!

Atenciosamente,

G.'.

Guthiere,

O que eu expus sobre Eliphas Levi é apenas uma visão particular minha do livro exposto,não devendo ser tomado como uma crítica absoluta do tema,mas fico feliz por sua discodância de alguns pontos que mostrei,confirmam algumas correlações semelhantes as suas que achei na obra.

Quando eu disse massante,deve se entender que é exaustiva a leitura da obra para que nunca esteve habituado a ler um tratado de magia avançado,como é o caso da obra em questão para os iniciantes.Eu tiro por mim,que tenho uma longa ligação com a obra,cuja leitura inicial se deu por volta dos meus 15 anos e continua até hoje.

A linguagem utilizada pelo Levi é pesada em se tratando da formação educacional dele,que foi estritamente teológica,tendo textos que,no frigir dos ovos,são muito subjetivos.Diferente de outros magistas e suas obras,como Papus,que tem formação científica como médico e em suas obras assume um tom mais objetivo e esclarcedor.

Quanto aos erros nada tenho a expor do que eu já falei anteriormente,até porque serviu de base para atualização posterior em estudos pessoais de cada um.O problema é a visão um pouco deturpada quanto a magia em geral ainda carregada de supertições do período medieval que não foram colocadas de forma proposital para testar o estudante,mas justamente porque realmente era o que o autor da obra cria,beirando a certas galhofas como:

"O que é preciso para se ter sucesso nas invocações infernais(nota minha:entenda-se por goétia):

1º-Uma teimosia invencível

2º-Uma consciência ao mesmo tempo endurecida no crime e muito acessível ao remorso e ao medo

3º-Uma ignorância aparente ou natural

4º-Uma fé cega em tudo que não é crível

5º-Uma idéia completamente falsa de Deus

É preciso depois:

Primeiramente ,profanar as cerimônias do culto no qual se crê(...)jejuar durante quinze dias,fazendo uma só refeição(...)de pão preto e sangue temperado com(...) ervas leitosas e narcóticas(...)"

...dentre outras sandices que,se seguidas à risca,podem prejudicar seriamente o estudante e praticante.

Sem falar que ele dá muitos rodeios com algo do tipo "magia negra é expúria e jamais irei lhe ensinar...no entanto,eis aqui um exemplo de 'magia negra' em detalhes que você não deve fazer".

E não é somente no Dogma e Ritual que se lê essas "pérolas",no próprio História da Magia escrito também pelo mesmo ele subverte as outras crenças como totalmente expúrias sem dar o devido crédito a elas e sob alegativas falsas e imprecisas,como os mistérios iniciáticos do hinduísmo e dos mistérios órficos.

Até mesmo as operações de evocação dele se provam falhas(mais falhas até mesmo que os contatos mediúnicos do espiritismo tão criticado por ele),como o fracasso da evocação do espírito de Apolônio de Tiana(que podia ser muito bem um cascão astral sob comando elemental ou espírito de natureza similar que o "ajudou"),cujas dicas para o sucesso na empreitada que ele mesmo escreveu depois são puro bakthi-yoga e assunção de forma divina que podem levar o magista ao erro.

E todo esse causo contado por ele,num clima de mistério romanceado que nada teve de brilhante,porque pelo que ele expunha em suas obras era apenas um conhecimento teórico do assunto herdado de seus estudos pessoais baseados na tradição magística medieval ainda carregada de supertições.

Para maiores referências quanto a biografia desse ilustre personagem,sugiro a leitura do livro Magia,de Francis King,Ed.Del Prado.

Inté,

K.

Ps-Eu ia esquecendo.Uma dica de leitura rápida da obra é ler os mesmos capítulos tanto de ritual quanto de dogma porque falam do mesmo assunto sem muitas novidades de uma parte para outra,acelerando mais a leitura da obra e aumentando o entendimento [;)]

93

Plausivel suas considerações!

Agora sobre: > Magia,de Francis King,Ed.Del Prado.

Essa pessoa não é digna de apalusos em magia, ele é escritor, não se aproveita muitas coisas espirituais por não ser prático, ou almenos não o era na época de Motta, não sei hoje! Vale a indicação e como não li a obra irei fazer um estudo critico para apontar sucessos ou falhas!

Pode-se discordar deste meu ponto de vista, mas sigo a linha de Motta e suas considerações iniciaticas. Não espero que concorde!

Voltando ao Lévi, realmente é uma leitura dura, nada fácil, e deve ir lendo aos poucos para não se fazer confusão ou evitar a fadiga.

Encerrando o assunto o poste foi para dar uma das maneiras de fazer um bom estudo através da analogia, que sem sombra de duvidas é ótimo!

Caso tenha outros pontos a discutir pode postar que na medida do assunto discutiremos. Se for outro tema abra outro poste.

Att,

G.'.