Magia e Menor de Idade

Quais os melhores sistemas de magia para um menor de idade praticar? Enochiana e goetia podem?

Não quero parecer chato mas menores de idade não deveriam praticar nada, devem focar na escola e em aproveitar a adolescência. A partir dos 30 considero uma idade legal pras práticas.

1 Curtida

Concordo com o Satturnus, apesar de eu ter começado com as práticas cedo e ainda ter 21 anos. Ter maturidade e maior controle sobre sua vida e sua mente é essencial, se não as coisas fogem do controle e merdas são feitas (digo por experiência própria).

Srayders, você quer começar com Magia Enochiana e Goetia logo de cara? Não quero pagar de moralista e tiozão chato, mas, pelo jeito que você se colocou, você não conhece nem o básico sobre tais sistemas, e não está preparado para tais práticas. Assim como eu, com 21 anos, sei que não estou pronto ainda para praticar. Já que você é iniciante, porque não começa com meditação, Yoga, práticas mais introspectivas? Sei que vai parecer chato no começo, mas são práticas essenciais para quem está começando na magia, foi por aí que comecei. Mas claro, não quero tirar seu livre arbítrio, faça o que quiser, mas tenha responsabilidade para arcar com as consequências depois.

1 Curtida

93.

Eu tamb√©m comecei meus estudos quando era novo, por volta dos meus 16 anos. Na √©poca a internet era novidade por aqui e eu acabei tendo muito contato com as doutrinas esot√©ricas pela internet, mas eu bati muito de cara contra a parede por muitos anos. Existem dois problemas principais quando se inicia novo e duas solu√ß√Ķes para isso:

  1. O interesse leva o curioso a se tornar um estudante e o estudo, hoje em dia, o levar√° para uma avalanche de informa√ß√Ķes e conceitos que acabar√£o confundindo o estudante.
  2. Esse interesse pode ter o risco de se desenvolver das seguintes formas: com o estudante se virando sozinho e adquirindo quase nenhum avan√ßo real ou encontrando um charlat√£o mal intencionado, geralmente interessado no dinheiro do estudante ou em seu corpo [acontece muito com as meninas, infelizmente]. A ingenuidade mesclada ao temperamento din√Ęmico da juventude normalmente faz com que o estudante quebre muito a cara nesta segunda op√ß√£o, a do charlat√£o.

As solu√ß√Ķes s√£o as seguintes:

  1. Abster-se de estudar o esoterismo e dedicar-se ao domínio do conhecimento denominado profano, que é na verdade basilar pois trata-se sempre do estudo do nosso ambiente, seja ele acadêmico ou não. Quando o estudante já estiver formado em sua faculdade, com uma vida financeira e profissional estáveis, com um equilíbrio emocional e maturidade sexual, aí sim ele pode começar a pensar em adentrar um mundo de novas experiências que afetarão seu espírito de outra maneira.
  2. A dinamicidade e empolgação de um jovem o fazem situar-se, por analogia, na Sephirah de Chockmah. Essa dinamicidade, essa sabedoria natural da juventude, necessita de um complemento que a molde, restrinja e discipline. Ela necessita portanto de Binah, do Velho Mestre. Portanto a segunda solução é a de encontrar um Instrutor honesto, sincero e que detenha conhecimento pleno e absoluto para atender às necessidades do estudante. Essa segunda solução é algo muito raro e, obviamente, só pode ser aplicada em estudantes maiores de idade.

Mas enfim, vou responder à pergunta do Srayders de maneira mais objetiva, mas refiro-me aos estudantes que tenham 18 anos de idade:

Pode-se praticar goetia ou magia enoquiana?

Bom, √© relativo. Voc√™ primeiro deve-se estudar a teoria proposta por estes sistemas, na teoria voc√™ encontrar√° o maquin√°rio, as ferramentas necess√°rias para a pr√°tica. Mas abordemos estes sistemas com o aux√≠lio da √Ārvore da Vida:

Uma das armas mágicas da Sephirah de Malkuth - a primeira emanação com a qual um magista tem contato iniciático no esquema ocidental - é a do Círculo Mágico.
Você então irá reparar que na goétia o Círculo é um dos principais instrumentos utilizados.
Pergunto ent√£o: tens um espa√ßo no qual podes praticar sozinho e sem interrup√ß√Ķes? Consegue ter um c√īmodo na tua casa aonde possas fazer um c√≠rculo com o di√Ęmetro sugerido no Lemegeton? Ali√°s, moras sozinho? Ou enquanto estiver evocando Belial a sua m√£e ir√° entrar na c√Ęmara do Adepto para te chamar pra jantar?
Pense nisso. Se tuas respostas indicam que voc√™ n√£o cumpre nem com o primeiro requisito cerimonial da √Ārvore da Vida ent√£o, n√£o, voc√™ n√£o pode praticar.
Com a magia enoquiana a situação é a mesma. Pense sempre que esses sistemas exigem uma independência que você, provavelmente, não tem. Busque então essa independência, trabalhe, estude, aproveite a vida.

√Č natural que quando jovens queiramos descobrir mais dessas coisas. Pessoas novas podem, talvez, buscar um prop√≥sito em algum grupo religioso de aspecto m√°gico como a Wicca ou a Asatru como achar melhor.

Abraços.

1 Curtida

Bem, cada um faz o que quer, se quer começar menor de idade recomendo que começe por SIGILOS, é bem didatico e facil, é mais apropriado do que enochiana e goetia, pode dar merda cara são areas da magia muito poderosas e fortes, tenta sigilos, sério.

√Č preciso ativar o sigilo em estado de gnose ou d√° pra ativa-lo sem o estado? Oq acontece se eu √Ī sinto orgasmo na masturba√ß√£o?

Pode-se praticar as pr√°ticas do A Magia de Aleister Crowley, Living Thelema e Os Rituais de Aleister Crowley?

Já fiz o requisito do círculo (Fiz o círculo thelemico que aparece no Liber Aba e A Goetia Ilustrada)

Na verdade conheço sim o básico desses dois sistemas, estudei-os profundamente, especialmente a goetia, apenas escrevi de forma errada.

Você pode fazer o sigilo não estando em gnose, mas para ele ser efetivo, eu creio que você tera que pelo menos acreditar que ele vai funcionar, sobre enochiana e goetia eu recomendaria estudar e praticar somente uma das duas, valeu :wink: