Magus do Aeon?

Caros,

93!

Encontrei no livro Fundamentos da Magia(k),de Sérgio Bronze,um trecho que me deixou com dúvidas.

A seguir,o trecho de texto:

"Quando o Magus do Aeon passado disse que deveríamos amar nossos semelhantes como a nos mesmos ele estava(...)"

Aí eu verifiquei a nota de rodapé em que dizia:"O Magus do Aeon passado é desconhecido por nós e nem pensem que ele foi a figura de Jesus Cristo"

Será mesmo?pelo grifo que fiz,mesmo que não seja Cristo é alguém que tinha os mesmo ensinamentos dele em uma época anterior.De cabeça somente me vem três,que são Elias(na bíblia),Moisés e José do Egito.O que faz sentido, pois Moisés foi iniciado nos mistérios egipcios e Abraamico-babilônicos e José na parte sacerdotal egipcia,tomando como referência as teorias de maçons e rosacruzes e no comentário do cabalista Ian Mecler que Moshá(Moises) foi quem disse antes em sua lei de que devemos "amor uns aos outros"

E outra,existe mesmo alguma referência para "Magus do Aeon"?Seria um avatar da divindade ou um magista escolhido por forças superiores para representar o Aeon?Caso sim,e eu acho que seja isso,Crowley é o Magus deste Aeon.

Grato pela atenção,

93,93/93!

K.

Viu...

Isso é que dá! [8-)]

Lorkshem,

dá o quê?Eu só tou perguntando.Não quer responder ou contribuir beleza,mas também não faça gracejos como criança que brinca com fósforos...o resultado você já sabe.

Gracejos?

To contestando um fato...

É por causa de atitudes como essa sua que eu penso seriamente em publicar um livro de Wicca Caoista com o mote de Frater Centauro (Quiron fica mais estiloso! [;)])

Com certeza o Ritual do Peru seria o carro feche...

Ai como referencia pessoal era só dizer que faço parte da A.'.A.'....

Eu ficaria RICO! RICO!

Tipo...

Vc sabe o que precisa saber pra começar, sabe onde encontrar, tem o Google...

"EU" no seu lugar usaria todas as ferramentas a mão antes de perguntar dessa forma ou formularia uma forma mais "inteligente" de faze-lo.

(Algumas pessoas realmente não tem tais "ferramentas"...)

Mas enfim...

Faze o que tu queres...

Lorkshem,

Se assim fosse,o fórum do Hadnu não teria propósito algum de existência.E se o faço,é porque achei esse o melhor meio de debater idéias e não pessoas.

Me chamar de burro veladamente e questionar meus estudos e meus esforços sem nem ao menos parar e refletir e tomar uma atitude diplomática so te faz mesquinho e egoísta.Continuem assim campeão,a vida é sua e não tenho nada ver com ela.

Tudo que você precisa saber está nos capítulos 68 a 75 de Liber Aleph. Adicionalmente, Liber 666 (Uma Nota Biográfica).

Você perceberá que as informações não fecham bem (7 Aeons = 14 mil anos atrás, último Magus seria preferíevel Krishna e Dionísio, mas o mais recente é Maomé, etc.), então não se preocupe muito com isso.

A questão é: de muitos em muitos anos, não importa se por isso ser raro ou por ser um "período estipulado" por uma "Igreja Interna", nasce alguém que atinge um progresso espiritual muito elevado, e descobre qual é o próximo passo da humanidade, fundando um sistema. Segundo Crowley, esse sistema poderia ser resumido em uma palavra ou fórmula.

Compare isso com grandes reis, imperadores, sábios, e outras figuras históricas que influenciaram toda a humanidade por sua passagem.

Alan,

Obrigado pelas indicações.Eu tava justamente conversando com um colega meu sobre isso.Suspeitávamos que seria parecido,como vários adeptos representando um ideal arquetípico que formaria o magus constituindo a encarnação de uma idéia/fórmula...mas com essas dicas aí que você me deu vou dar uma comparada.

Sem mais,

"Amor é lei,amor sob Vontade"

Ah,um adendum,

outra referência que eu encontrei da obra anteriormamente mencionada:

"Nota 17:Não se conhece o Nome Mágico do Magus Aeônico da Era de Peixes-Virgem.Alguns dizem que poderia ter sido um tal de Apolônio de Thyana,mas ninguém sabe ao certo,por isso os Iniciados preferem se referir a ele apenas como Cristo ou Dionísio"

O que casou perfeitamente com o que você expôs! [:P]

Outra referência de o quão similar são os iniciados iluminados está nas características universais que cada um possui,como no link:http://www.youtube.com/watch?v=zB-XL3UwFKI

Acabei de ler aqui o que você me indicou AL,faz mais sentido,obrigado [:)]

Outra referência de o quão similar são os iniciados iluminados está nas características universais que cada um possui,como no link:http://www.youtube.com/watch?v=zB-XL3UwFKI

Pô, esse Zeigetist é maneiro [:)] (bom, pelo menos a primeira parte.. depois entra noutros assuntos..)

*Zeitgeist

E olha que a proposta do documentário é muito boa,mas não assisto mais,me deixa muito depressivo so de ver que o sistema lasca com o indivíduo [:cry:]

Acabei de assistir ao tal documentário "Zeitgeist".

Meu amigo, a primeira parte é de lavar a alma. Deveria ser veiculado nas escolas. [:)]

Na verdade ele é todo muito interessante. Quam gosta de história deve saber que todo e qualquer movimento revolucionário é antes de tudo movido por intenções econômicas. E como alguém já disse: "Uma revolta pode acontecer expontâneamente. Uma revolução nunca."

Uma revolução é sempre muito bem planejada e movida pelo interesse de se obter dinheiro e poder político. O idealismo infelizmente é pura fachada. É propaganda pela qual as pessoas ingênuas são manipuladas. [:shock:]

Aluvaia,

e essa é justamente uma triste verdade [:|]

Zeitgeist é bom, principalmente para mudar certas concepções, mas devemos ser críticos como com qualquer coisas. Por exemplo, em Zeitgeist: Addendum, quando ele fala da multiplicação monetária por meio do sistema bancário, ele usa uma falácia. Não é nem ignorância de macroeconomia, mas de matemática do ensino fundamental (progressão geométrica). Além de que, exigir dos bancos guardar em reserva 100% dos depósitos seria causar uma recessão sem proporções, com o fim da intermediação financeira entre poupador/aplicador (em capital financeiro) e investidor (em capital produtivo). O grande problema se refere mais aos EUA, pois, diferente de nosso Bacen, o Fed é do setor privado. [:shock:]

Me falta conhecimento em economia e certas nomenclaturas realmente me são estranhas. No entanto, minha tentativa (bem) rudimentar de analize me leva a acreditar que possivelmente você deva estar certo.

Mas que banco me parece ser um negócio da China, ah isso parece. Se me permite usar um exemplo microeconômico, comprar o seu dinheiro a juros de poupança e vendê-lo para você mesmo logo depois a juros de cheque especial é uma coisa bem esperta. [:lol:]

É brincadeira... Eu sei que a discussão não é essa, e nem é esse o ponto que você quis ressaltar. Acredito que você seja um cara que manja um pouco e que percebeu que uma das alegações se baseia em uma premissa falsa. [;)]

Também acredito que alguma exploração é parte do jogo. Faz parte das relações econômicas assim como da vida. Mesmo assim acho que o Zeitgeist faça uma crítica bastante válida quando se põe contra o jogo sujo e a manipulação em massa. Mas claro que muita coisa é bem discutível...

A verdade é que o grande problema não é nem a coisa em sí, mas o que ela sugere ou pressupõe. Ou seja, que o dinheiro, o poder e a influência sejam o que realmente importe e para algumas pessoas as outras pessoas não valham nada. Que "ter" seja mais impotante do que "ser". Que indivíduos devam servir de marionetes e suas vidas possam ser descartadas como se descarta o bagaço depois de se extrair a última gota de suco.

"Todo homem e toda mulher é uma estrela". É um Deus absoluto em seu próprio Universo manifesto. Ensinemos isto aos nosso filhos e talvéz tenhamos um mundo diferente um dia.

Com certeza Aluvaia, o spread bancário (o diferencial de juros) é extorsivo. É só olhar os resultados enormes na contabilidade de bancos pelo site da CVM ou da Bovespa. Marx já falava lá pelo volume III de sua obra prima "O Capital" (que poucos economistas saem da faculdade o tendo lido ou lêem apenas o primeiro volume), da "mais-valia financeira" extraída pelo capital financeiro do capital industrial, ou seja, mais-valia extraída em cima de mais-valia... (Mais-valia é um indicador de exploração que ele elabora no começo do livro) Porém o mundo não é perfeito, e um spread bancário não extorsivo deve sim existir para cobrir custos de transação e riscos envolvidos na atividade. E essa atividade é fundamental para o desenvolvimento não só econômico, como também social, sem o spread ela fica inviabilizada.

Você disse que "Também acredito que alguma exploração é parte do jogo", ou como diz Legis "os escravos servirão". Já que citei Marx antes, o próprio defendia a idéia que é a luta de classes que dita o ritmo de progresso social. Mas por outro lado como você bem lembrou "todo homem e toda mulher é uma estrela"... Mesmo um escravo é uma estrela, só tem seu potencial apagado... Isso inclui essas pessoas apegadas ao "ter", sendo muitas vezes escravas de suas propriedades. As pessoas tem que "ter" ao menos a oportunidade de reconhecer seu "ser" (ser uma estrela) acender suas chamas e realizar sua V.V..

Viajei.

Se viajou, viajou certo e com lucidez...

E deu um baile de "economes". [:lol:]

Muito legal, eu invejo o seu conhecimento no assunto.

Só é pena que matamos o tópico do nosso amigo.

Mas até que a evolução do papo me soa bastante produtiva, mesmo fugindo do contexto inicial. [;)]

93

Uma boa referência!

Os Discursos Sobre os Magi

Meu (minha) filho (filha), em nossa Ordem respeitamos os poetas, que são encarnações do espírito de suas épocas; porém acima de tudo veneramos os Magos da A\ A\ , que são o próprio espírito dos Aeons manifestado em carne. Cada um deles é chamado Logos, ou Logos Aionos: quer dizer, a Palavra do Aeon ou da idade, porque em verdade eles são a Palavra. É o destino deles preparar a quintessência da Vontade de Deus, isto é, do homem, em sua Fartura e por completo, irradiando pelo espaço inteiro de nossa espécie a sua Luz Única. E a Luz deles é simples, e radical, podendo eles ser chamados pela própria Fórmula que enunciam. Pois se bem que as Palavras dos magos são muitas, no entanto é o Logos deles todos um só: e por sua Palavra o Mago recria a humanidade em uma forma essencial de vida, e a humanidade muda em seu mais intimo conhecimento de si mesma. Então esta mudança se espalha, pouco a pouco, em seus efeitos visíveis e puramente materiais.

Lao Tse

De nada adiantaria te falar daqueles Magos cuja memória não mais permanece entre a Humanidade, pois estes só podem ser conhecidos na Visão do Espírito, ou os mais antigos, pela estrutura mesma de nossos corpos e mentes. Mas entre aqueles que não mais recentes e podem ser mencionados nos Livros de história do pensamento humano, tu encontrarás Lao-Tse, cuja Palavra era Tao. Sua doutrina foi perdida ou mal interpretada, e sobrevive hoje em sua pureza apenas em documentos de Télema. O Tao é a verdadeira natureza das coisas, um movimento, a maneira como elas se manifestam e se desdobram: uma concepção dinâmica, não uma concepção parada. Também, como todos os Magos, Lao-Tse ensinou o Caminho da Harmonia na Vontade. Portanto a Mensagens dele era a Verdade, e o Caminho da Verdade, portanto foi Lao-Tse Logos do seu Aeon, e seu verdadeiro Nome era a sua Palavra, TAO.

Gautama

Quem os homens chamaram de Gautama, ou Sidarta, ou Buda, foi o Mago da Estrela de Prata, aquela Ordem Augusta e antiqüíssima da qual emana a Autoridade Espiritual da O.T.O. E a Palavra dele era ANATTA: pois a raiz de sua doutrina era que não existe um Atmã, ou alma, como os homens os interpretam mal, isto é, uma substancia incapaz de mudança. Pois toda estrela, por mais pura que seja sua essência Hadit, está sempre se movendo no Espaço. Assim ele, como Lao-Tse, baseou tudo sobre um Movimento, e não sobre um ponto fixo. E seu Método em direção à Verdade era Análise, tornada possível por uma grande concentração da mente em direção a si mesma, e isto fortificado por uma certa moderada Austeridade de vida. E ele explorou e classificou com grande detalhe os Recessos da Mente, e pôs as chaves da cada uma dessas Fortalezas nas mãos dos homens. Porém de tudo isso a quintessência está nesta única Palavra ANATTA, pois esta é não apenas a Fundação e o Resultado da doutrina inteira do Buda, mas também o Método de seu Trabalho.

DE KRISHNA E DE DIÔNISO

Krishna têm nomes e formas inúmeras, e não conhecemos mais seu verdadeiro nascimento humano. Pois sua Formula é da mais alta antiguidade. Mas sua Palavra se espalhou em muitas terras, e hoje em dia a conhecemos como INRI, como o secreto IAO ali velado. E o significado desta Palavra é a Maneira de trabalho da Natureza em Suas Mudanças: isto é, ela é a Formula de Magia pela qual todas as coisas se reproduzem e recriam a si mesmas. Porém, esta extensão e especialização foram mais o trabalho de Dioniso: pois a verdadeira Palavra de Krishna era AUM, indicando antes uma declaração da Verdade da Natureza do que uma instrução prática em Operações detalhadas de Magia. Mas Dioniso, pela Palavra INRI, estabeleceu as Fundações de toda a Ciência, como nós usamos esta palavra hoje em dia, isto é: com fazer com que a Natureza externa mude de acordo com nossas Vontades.

TAHUTI

Tahuti, ou Thoth confirmou a Palavra de Dioniso continuando-a: pois ele mostrou com é possível dirigir através da Mente as Operações da Vontade. Através de critério e através do registro da memória de suas experiências o ser humano evita erro, ou repetição de um erro. Mas a verdadeira Palavra de Tahuti era AMOUN, pela qual ele fez os homens compreenderem a natureza secreta espiritual deles mesmos, isto é, a Unidade deles com seus Verdadeiros Entes; ou, como então se expressava isto, com Deus. E ele lhes desvelou o Caminho desta Consecução, e também o relacionamento deste caminho com a Formula de INRI. Também, por seu Mistério de Números, ele tornou fácil ao seu Sucessor declarar a Natureza do Universo inteiro em Forma e Estrutura, como se fosse uma análise deste, fazendo pela Matéria o que o Buda foi designado para fazer pela Mente.

MOÍSES

O sucessor de Tahuti foi um egípcio cujo nome está perdido: mas os judeus chamaram-no Mosheh, ou Moíses, e seus Fabulistas fizeram dele o Chefe de seu legendário Êxodo. Porém, eles preservaram a Palavra de Moises, e esta é IHVH. Esta Palavra é em si mesma um Plano da Estrutura do Universo, e sobre ela foi baseada a Santa Cabala, pela qual nós adquirimos Conhecimento da Natureza de todas as Coisas sobre todo plano de movimento, e das Forças, Tendências e Operações delas, assim como as Chaves de seus Portais. Nem deixou Moíses qualquer parte de seu trabalho incompleta, a não ser talvez aquela executada há trezentos anos por Sir Edward Kelly, uma das encarnações passadas do presente Mago.

MAOMÉ

Nota que falando desses grandes Homens eu me restrinjo, e não menciono qualquer Eco imediato de uma Palavra no mundo de hoje: pois estes Magi tendo se retirado ao silêncio, é só a Palavra única deles que ressoa indiminuida através do tempo. Maomé, que foi o seguinte, é obscurecido e confundido porque está ainda tão perto de nossos dias; e ainda é cedo para dizermos qual o completo significado de Sua Palavra ALLH. Porém, podemos com ousadia no que concerne à Doutrina dele quanto à Unidade de Deus: pois Deus é o homem, e, portanto Maomé disse: o Homem é Um. E a Vontade dele era unir todos os homens em uma Fé sensata; tornar possível a cooperação de todas as raças humanas na Ciência. Mas como ele se ergueu numa época da máxima Corrupção e Escuridão possível, quando civilizações e religiões haviam caído em ruína pela malicia dos Irmãos Negros, ele ainda esta oculto na tempestade de areia do deserto, e não podemos percebe-lo em seu verdadeiro Ente de Glória.

Apesar disto, pondera este Mistério: a Verdadeira Palavra de Maomé era LA ALLH, quer dizer: Não (existe) Deus, e LA AL é aquele Mistério de Mistérios que tu aprenderás nos Graus mais adiantados de Nossa Ordem. E a Ilusão e Mentira daquela Verdade têm escravizado as almas de muitos homens, como está escrito no Livro do Mago da A\ A\ .

Att,

G.'.

Guthiere,

93!

Valeu pelas explanações sobre o tema do magus,entendi bastante [:D]

Inté,

K.

93,93/93!