Mansões da Lua

Alguém já notou que as divisões das Mansões Lunares apontadas na coluna CLXXIV da tabela V do Liber 777 estão erradas ou no mínimo confusas?

No Liber 777 a divisão é apresentada assim:

http://www.thelemapedia.org/index.php/Tree_of_Life:The_Mansions_of_the_Moon

Sem contar que não é citada nenhum referencia de onde essa informação foi tirada, mas graças ao nosso amigo Google eu descobri que foi tirado do "Mil e Uma Noites" de Richard F. Burton, versão indicada pelo próprio Crowley.

Mas o problema é que a divisão não faz muito sentido...

Aproveitando o tópico pra mostrar uma divisão mais precisa e as propriedades "mágicas" de cada período!^

http://astrologiaeradeaquario.blogspot.com.br/2010/07/mansoes-lunares-ou-mansoes-da-lua.html

Alguém ae tem mais informação á respeito?

Você irá achar esse link bastante interessante: http://www.mazzaroth.com/Introduction/ManazilDefined.htm

Observe que a correspondência que você apresentou foi colocada entre 12 caminhos da Árvore da Vida (com suas letras hebraicas correspondentes) e os 12 signos do zodíaco. Conforme essa bibliografia, os demais caminhos não estão relacionados com signos do zodíaco (mas com os 7 planetas) e Aleph, 32-bis e 31-bis não possuem correspondência astrológica. Assim, 12 signos + 7 planetas = 19 + os 3 que não possuem correspondência astrológica = 22 caminhos. Logo, temos apresentadas as correspondências astrológicas relacionadas aos caminhos da Árvore da Vida, sendo que 12 desses caminhos estariam, aparentemente, também relacionados às Mansões Lunares. Esse é o assunto em questão.

No link que lhe passei, você observará que a "correspondência" em questão com as letras hebraicas mostra que cada letra hebraica terá 2 ou 3 "sons" árabes ou nomes arábicos ou, ainda, posições dentro dos signos do zodíaco ou mansões.

Lembremos a importância da lua nas práticas mágicas. É o astro mais relacionado com as práticas astrais.

Muitos livros destacam a importância dos períodos da lua na confecção dos pentáculos e na goétia.

"Por conseguinte, estabelecer uma relação entre a lua e a luz astral é uma correspondência perfeitamente óbvia. Ademais, foi observado que a lua não brilha graças à sua própria luz interna e autogerada, mas sim por refletir os raios do sol. Yesod, a esfera da lua na Árvore da Vida, está colocada imediatamente abaixo de Tiphareth, a esfera do sol, refletindo assim as forças criativas de cima para baixo".

Salientemos que as mansões lunares, acredito, parecem ter tido maior importância na cultura árabe que na hebraica (apesar de que os hebreus têm uma vasta mitologia ligada ao astro - http://cidmarcus.blogspot.com.br/2012/03/mitologias-do-ceu-lua-4.html). O calendário hebraico é lunar como o Islâmico. As mansões lunares parecem ter tido grande importância no alfabeto árabe: "Não são, como se pensa, as mansões da lua que representam os modelos das letras: são os vinte e oito sons que determinam as mansões lunares".

Outras culturas que desenvolveram as "mansões lunares" foram a China (http://en.wikipedia.org/wiki/Twenty-eight_mansions) e a Índia (http://www.agasthiar.org/AUMzine/0019-rasi.htm#tbl). Esse último link é muito interessante e mostra o aspecto bastante religioso das mansões lunares na Índia mesmo nos dias de hoje. "As Mansões Lunares vieram para a astrologia ocidental através dos árabes, mas sua origem é provavelmente védica ou chinesa". Na china, hoje, o calendário é lunissolar e na Índia, para os festivais religiosos, é usado um calendário lunissolar.

Só para deixar claro: aqueles caminhos (12) puderam ter essa relação com as mansões lunares (que são 28), justamente por estarem relacionados aos signos (12). Logo, pode-se perceber o trânsito da lua dentro deles (28 mansões lunares). Os demais caminhos ou não têm, aparentemente nessa bibliografia, um correspondente astrológico ou o seu correspondente astrológico é um planeta (logo sem nenhum sentido com as mansões lunares).

Espero ter sido clara.

Apenas para não cometer um erro óbvio: os caminhos Aleph, Mem e Shin foram os para os quais, aparentemente, não foram dados correspondentes astrológicos. Apenas para correção: os caminhos 31-bis e 32-bis tratam-se das segundas metades dos caminhos divididos de Shin e Tau, respectivamente, e descritos como complementos (possivelmente para ocorrer o número correto de correspondências). Para esses caminhos foi feita uma correspondência com os elementos (ar, água, fogo, terra e espírito). Logo, nesse raciocínio, assim como ocorre com os caminhos com planetas como correspondentes astrológicos (e não signos), esses não têm nenhuma relação com as mansões lunares.

Essas correspondências entendidas parecem ser, principalmente, para a descrição das suas "inteligências".

"Each sephera ("Emination") and path is assigned various ideas, such as astrological planets and signs, cards of the Tarot, and the classical elements".

The 22 Hebrew Letters (The Paths)

11 (Aleph, "Ox")

12 (Beth, "House")

13 (Gimel, "Camel")

14 (Daleth, "Door")

15 (Hé, "Window")

16 (Vau, "Nail")

17 (Zain, "Sword")

18 (Cheth, "Fence")

19 (Teth, "Serpent")

20 (Yod, "Hand")

21 (Kaph, "Palm")

22 (Lamed, "Ox Goad")

23 (Mem, "Water")

24 (Nun, "Fish")

25 (Samekh, "Prop")

26 (Ayin, "Eye")

27 (Pé, "Mouth")

28 (Tzaddi, "Fish-Hook")

29 (Qoph, "Back of Head")

30 (Resh, "Head")

31 (Shin, "Tooth")

32 (Tau, "Tau")

Complements

32-bis (32-bis)

31-bis (31-bis)

The Key Scale by Type

The Elements

11 (Air)

23 (Water)

31 (Fire)

32-bis (Earth)

31-bis (Spirit)

The Planets

12 (Mercury)

13 (Luna)

14 (Venus)

21 (Jupiter)

27 (Mars)

30 (Sol)

32 (Saturn)

The Zodiac

15 (Aries)

16 (Taurus)

17 (Gemini)

18 (Cancer)

19 (Leo)

20 (Virgo)

22 (Libra)

24 (Scorpio)

25 (Sagittarius)

26 (Capricorn)

28 (Aquarius)

29 (Pisces)

Sem estender mais, saliento que as correspondências, assim entendidas, o "caminho", para "ter" as suas mansões lunares, precisa de um correspondente astrológico e que esse seja um signo.

É interessante lembrar que, dessa forma, cada caminho desse tipo pode ter 2 ou 3 mansões lunares correspondentes (o que é facilmente entendido conhecendo o movimento mensal da lua e rapidamente observado naquele link que passei - http://www.mazzaroth.com/Introduction/ManazilDefined.htm).

Também observei que para esses caminhos há um maior número de "inteligências" relacionadas. Talvez por causa desse particular das mansões lunares*??* Sem dúvida, o aspecto religioso delas (as mansões lunares) parece ser importante como vemos ainda hoje no hinduísmo.

Ps. Desculpe-me a resposta extensa, mas achei o assunto muito interessante.