Manter os músculos tensos em Asana

Caríssimos, 93!

Sou praticante de Yoga "secular", sem apego ao ocultismo e misticismo, por assim dizer. Nessas práticas, apenas tencionamos os músculos necessários para sustentar Asana, e apenas de acordo com a necessidade de cada postura. Mesmo entre os textos ocultistas, geralmente definem Asana como postura natural, confortável, sem esforços.

Contudo, Liber E diz:

"Você deve aprender a sentar-se totalmente imóvel com todos os músculos tensos por longo tempo."

Parece-me contra produtivo manter de fato todos os músculos dos quais se tenha controle tencionados durante toda a prática. O que pensam a respeito?

Como diria o velho ditado italiano:

"Traduttore, Traditore"

Mas em Liber E o objetivo no início realmente parece ser causar um certo desconforto pra que isso possa ser superado.

O que não acontece em alguns ramos de Yoga ensinados atualmente.

Mas no meu ponto de vista os dois casos tentam atingir a quietude tanto do corpo como da mente.

Contudo, Liber E diz:

"Você deve aprender a sentar-se totalmente imóvel com todos os músculos tensos por longo tempo."

Existe uma espécie de meio-termo equilibrado entre a rigidez e o relaxamento muscular. Os músculos não devem ficar retesados; ao mesmo tempo, não devem ser deixados soltos. É difícil expressar a situação. Preparado para se mover talvez seja a melhor descrição. Um senso de alerta físico é desejável. Visualize-se um tigre prestes a pular, ou um remador atleta de prontidão, esperando o sinal de partida. Após certo tempo, haverá câimbra e fadiga. E então que o estudante deverá trincar os dentes e persistir imóvel. As sensações de coceira, etc., desaparecerão se forem resolutamente desprezadas, mas a câimbra e a fadiga aumentarão até cessar a prática. Podemos começar com meia hora, ou uma hora. O estudante não deve se assustar se o processo de abandonar a asana após a prática exigir vários minutos de tremenda agonia.

Leia: http://hadnu.org/liber-aba-magick-o-livro-quatro/misticismo/asana

P: O significado dos asanas recomendados (Liber E, etc.), especialmente o do Homem Enforcado (com retrospectiva à sua utilização em “João São João”).

R: Se você fizer mais de um asana isso é Hatha Yoga. A única coisa “importante”, pro Raja Yoga, é adotar um asana e “trabalhar” nessa posição. “O Enforcado” se origina do ATU XII e de símbolos da Golden Dawn e, portanto, está ligado ao elemento Água – é também à “habilidade” da LVX impregnar e absorver Tudo. Eu conheço pessoalmente um irmão que praticou por 40 dias este asana, e teve várias experiências precisamente com os “aspectos” e os atributos da Água. O Enforcado vem do caminho de MEM que preenche Paroketh, assim é igualmente adequado para a Invocação do Anjo Guardião; o magista é, nesse caso, o triângulo azul ascendente e Adonai é o triângulo vermelho descendente – e no sinal deste asana o magista é o triângulo que aspira à LVX da Cruz ou “vice-versa” – a LVX brota de cima e desce para as esferas inferiores. Eu também poderia dizer que isso confirma a nossa própria unidade com a Luz – nós poderíamos encontrar aqui muitos significados e interpretações.

Leia: http://hadnu.org/liber-zelotes/algumas-perguntas-e-respostas-3

Mais sobre o assunto: http://hadnu.org/magia-sem-lagrimas-completo-e-comentado/carta-18-a-importancia-de-nossas-saudacoes-convencionais-etc

Existe uma grande gama de materiais sobre o assunto, mas tudo variações dos originais e exclarecimentos. Crowley em Liber E descreve bem isso, caso um exclarecimento melhor seja necessario leia Liber ABA.

Att,

G.'.