Material de estudo sobre o relacionamento entre pessoas e elementos da natureza

Olá,

Tenho visto e lido algumas citações relacionando pessoas à elementos da natureza (ar, fogo, água e terra) e gostaria de estudar mais a respeito deste assunto.

Poderiam me indicar material de leitura sobre?

Não sei se é exatamente a isso que se refere, mas sei que antigamente estudiosos do temperamento humano (se não me engano isso começou com o próprio Hipócrates, o pai da medicina) dividiam-no em quatro temperamentos principais: Sanguíneo, Fleumático, Colérico e Melancólico. Sendo que cada qual teria alguma associação tanto com partes do corpo, quanto com elementos naturais.

Modernamente existem técnicas mais completas e melhor avaliadas para identificar temperamentos, a mais conhecida delas é a Myers-Briggs Type Indicator (MTBI); entretanto, essa teoria em nada implica os elementos da natureza, tendo sido estes relegados às ditas “pseudo-ciências” - essa miscelânea genérica de assuntos pelos quais morremos de amores e que se enquadram sob o difuso título de “ocultismo”.

A própria astrologia, muito embora seja evidentemente mais complexa, trata disso de maneira bem completa, e se deseja se aprofundar eu recomendaria leituras basilares sobre o assunto.