METODOS MISTICOS

..............93..............

Caros Fratis,

93

Qual seria os métodos místicos de Swami Vivekenanda e Eliphas Levi ?

93s

Consulte, principalmente, o Raja Yoga e o Dogma e Ritual e compare.

Yoga e Magia Cerimonial é uma resposta satisfatoria pra vc?

Será que seria pro seu instrutor?

Aff... Por que vc acha que o teste exige...

Se bem que ele não existia a um tempo atras...

To enganado?

Fazer uma pergunta de cada vez não muda muita coisa...

Todos vão saber que vc ta tentando colar...

Talvez formar uma opinião a respeito da resposta e discuti-la aqui ajudaria vc...

Mas tentar do jeito facil agora, pode se tornar muito dificil depois...

Faze o que tu queres ha de ser tudo da Lei.

Prezados;

Estou lendo Raja Yoga e ontem 26/04 fui a uma conferência de gnosis.

me deparei com o nome DIVINA MÃE KUNDALINI pronunciado pelo palestrante que estava expondo sobre a SANTISSIMA TRINDADE, LEI DO TRIANGULO, SAGRADO TERNARIO ou outras denominações que existem.

Para os egípcios era, Osíris, Isis, e Hórus.

Para os cristãos, é Pai, Filho, e Espírito Santo.

Para os yogues, Bramha, Visnhu e Shiva.

Para os Judeus cabalisticos Kether, Chokmah, Binah.

Perguntei ao palestrante a origem de Kundalini e ele me explicou na medida do possivel que Kundalini (em sânscrito: कुंडलिनी, Kundaliní) é o alegado poder espiritual primordial ou energia cósmica que jaz adormecida no Múládhára Chakra, o centro de força situado próximo à base da coluna, e aos órgãos genitais. É a energia que transita entre os chakras.

Beleza;

O fato é que ao despertar hoje 27/04 e ir trabalhar fui lendo Raja Yoga a primeira palavra que eu vi foi PRANA, que foi o capitulo que eu havia parado. Ao começar a ler me deparei com o nome KUNDALINI e seu significado bem claro.

Fiquei pasmado. Achei muita coincidencia.

Bem, deixando minha experiência pessoal de lado,na minha humilde opnião, eu concordo com o prezado Lorkshem com relação aos métodos que são Yoga e Magia Cerimonial.

Porem conforme exposto acima com relação a trindade, que os ocidentais, orientais e varias religiões terem nomenclaturas diferentes o significado é quase sempre o mesmo.

Mr. Levi, que era ocidental, ao meu ver, teve a Cabala como principal caminho.

Vivekenanda, que era hindu, oriental, teve como mestre um Yogue, e sempre teve como principal caminho Yoga, Raja Yoga.

Prezado Bruno_Nieger; e

Essa é minha opnião.

Apesar de parecer métodos e cerimoniais diferentes, a essencia é quase sempre a mesma e um completa o outro no que se refere a postura, exercicios e rituais.

Viagens astrais, meditação, reflecção estão exposta em ambas.

Somos influênciados pela nossas origens, nossa cultura e pela região geografica em que vivemos.

Ambas as obras são preciosidades desse plano material (apesar de estar na metade de Raja Yoga mas estou fascinado com a obra DRAM, Levi já li várias veses e sempre vou ler ou consultar).

Com a globalização e com a Internet houve uma interação entre as culturas e isto é muito bom.

Cabe a cada um escolher o seu caminho, seu método mais adequado em direção da concretização de sua obra.

Prezados;

Se possivel, gostaria de saber a opnião de vocês sobre este assunto.

Faça o que tu queres há de ser tudo da Lei.

Prezados;

A opnião a que me refiro é a diferença entre os metodos.

Pois é amigo, não é à toa que chamam a cabala de "ioga do ocidente".

...E com relação às coincidências como a que você relatou, acho melhor ir se acostumando. [:lol:]

Arkenato, já leu "A Nuvem sobre o Santuário"?

Faze o que tu queres há de ser tudo da Lei.

`

Prezado aluvaia;

É ...já estou me acostumando e achando natural.

Apesar de existirem culturas, costumes e tradições diferentes entre os povos a essênsia espiritual é quase sempre a mesma.

Eu acho que os orientais são mais dedicados, disciplinados e encaram o que nós estudamos como natural já a maioria dos ocidentais acham sobrenatural e tem mais dificuldades de se afastarem do mundo profano.

Prezado Tibuda;

Já ouvi falar sobre esta obra mas não tive a oportunidade de aprecia-la.

Sei que são 06 cartas e que influenciou a criação da Astrum Argentinum.

As obras de Karl von Eckartshausen são muito admiradas pelos Martinistas.

Vou procura-la. Caso tenha em midia ficaria muito agradecido se me enviasse.

Más, porque perguntas?

Forte abraço!

Faze o que tu queres há de ser tudo da Lei.

`

Prezado aluvaia;

É ...já estou me acostumando e achando natural.

Apesar de existirem culturas, costumes e tradições diferentes entre os povos a essência espiritual é quase sempre a mesma.

Eu acho que os orientais são mais dedicados, disciplinados e encaram o que nós estudamos como natural já a maioria dos ocidentais acham sobrenatural e tem mais dificuldades de se afastarem do mundo profano.

Prezado Tibuda;

Já ouvi falar sobre esta obra mas não tive a oportunidade de aprecia-la.

Sei que são 06 cartas e que influenciou a criação da Astrum Argentinum.

As obras de Karl von Eckartshausen são muito admiradas pelos Martinistas.

Vou procura-la. Caso tenha em midia ficaria muito agradecido se me enviasse.

Más, porque perguntas?

Forte abraço!

Prezado Tibuda;

Já ouvi falar sobre esta obra mas não tive a oportunidade de aprecia-la.

Sei que são 06 cartas e que influenciou a criação da Astrum Argentinum.

As obras de Karl von Eckartshausen são muito admiradas pelos Martinistas.

Vou procura-la. Caso tenha em midia ficaria muito agradecido se me enviasse.

Más, porque perguntas?

Forte abraço!

Eu comprei ele em um sebo, mas tem ele digitalizado no Hadnu: http://hadnu.org/a-nuvem-sobre-o-santuario

Perguntei, porque essas "coincidências" que você notou entre os métodos de consecução é um dos temas abordados. Tenho essas duas citações copiadas em meu diário, mas o livro todo é um clássico:

"todos os erros, divisões, maus-entendimentos na religião e nas sociedades secretas apenas dizem respeito à letra, o que repousa por trás dela permanece sempre puro e santo"

"Através destes instrumentos divinos, as verdades interiores do Santuário foram adotadas em cada nação, e modificadas simbolicamente de acordo com seus costumes, capacidade de instrução, clima e receptividade. De forma que todos os tipos externos de toda religião, culto, cerimônias e livros sagrados em geral claramente possuem, em maior ou menor grau, como seu objeto de instrução, as verdades interiores do Santuário, pelas quais o homem, apenas em seus últimos dias, será conduzido para o conhecimento universal da Verdade Absoluta."

Faze o que tu queres há de ser tudo da lei.

Prezado Tibuda;

Muito grato pelo caminho, creio que devo utilizar mais a biblioteca.

Estarei apreciando a obra e após lhe retorno para que .

Novamente, muito grato!

Faze o que tu queres há de ser tudo da lei.

Prezado Tibuda;

Muito grato pelo caminho, creio que devo utilizar mais a biblioteca.

Estarei apreciando a obra e após lhe retorno para que possamos discutir.

Novamente, muito grato!

Arkenato, por que vc sempre posta dois posts dizendo a mesma coisa?

Faze o que tu queres há deser tudo da Lei.

Caro Lorkshem;

É para que mensagem fique bem memorizada.

Brincadeira rs!

Se vc observar bem verá que existe um complemento da mensagem anterior.

As vezes faço estes posts no trabalho. Estou digitando um post, paro no meio da mensagem para realizar alguma tarefa, retorno a digitar e quando envio perco o texto pois é nescessário logar novamente então eu copio e colo com algo faltando dai posto novamente com a correção ou complemento.

Peço desculpas e procurarei ser mais cuidadoso quanto a isso pois mensagens repetidas realmente ficam tediantes.

Espero ter repondido sua pergunta.

Qualquer outra duvida estou a disposição!

Faze o que tu queres, ha de ser tudo da Lei!

Prezado Tibuda;

Maravilhosa obra.

"O mundo espiritual não existe para nós porque o órgão que o torna objetivo em nós não está desenvolvido. Com o desenvolvimento deste novo órgão, a cortina levanta-se imediatamente, o véu impenetrável até o momento, é rasgado, a nuvem à frente do santuário é dissipada, um novo mundo surge num relance para nós; as vendas tombam dos olhos e nós somos, no mesmo instante, transportados da legião dos fenômenos para a da verdade."

" Contudo sempre existiu uma escola mais elevada, à qual este depósito de toda ciência foi confiado, e esta escola era a comunidade interior e luminosa do Senhor, a sociedade dos Eleitos que se propagou, sem interrupção, desde o primeiro dia da criação até aos tempos presentes; seus membros, é verdade, estão dispersas pelo mundo, mas eles estiveram sempre unidos por um espírito e por urna verdade, e não tiveram jamais senão um só conhecimento, uma única fonte de verdade, um senhor, um doutor e um mestre, em que reside substancialmente a plenitude Universal de Deus, e que os iniciou, Ele só, nos mistérios elevados da natureza e do Mundo Espiritual."

Com relação aos métodos Eckartshausen deixou bem claro!

Muito obrigado!

Forte abraço!

Faze o que tu queres, há de ser tudo da lei.

Achei interessante postar esta passagem de "Carta aos Probacionistas":

"Yoga e Magia

I. O Yoga é a arte de unir a mente a uma única idéia. Tem quatro métodos.

Gnana-Yoga. União pelo Conhecimento.

Raja-Yoga. União pela Vontade.

Bhakta-Yoga. União pelo Amor.

Hatha-Yoga. União pela coragem.

Adicionar Mantra-Yoga. União através da Fala.

Karma-Yoga. União através do Trabalho.

Estes são unidos pelo método supremo do Silêncio.

II. A Magia Cerimonial é a arte de unir a mente a uma única idéia.

Tem quatro métodos.

A Cabala Santa. União pelo Conhecimento.

A Magia Sagrada. União pela Vontade.

Os Atos de Adoração. União pelo Amor.

As provações. União pela Coragem.

adicione as Invocações. União pela Fala.

Os Atos de Serviço. União através do Trabalho.

Estes são unidos pelo método supremo do Silêncio.

III. Se esta idéia for qualquer idéia senão aquela Suprema e Perfeita idéia, e o estudante perder o controle, o resultado é a loucura, a obsessão, o fanatismo, ou a paralisia e a morte (adicione o vício a fofocas e a ociosidade incurável), conforme a natureza da falha.

Que o estudante então compreenda todas estas coisas e combine-as em sua Arte, unindo-as pelo método supremo do Silêncio.

Aleister Crowley"