A dias venho comentando com amigos sobre simbolismo e possíveis arcanos contidos no famoso conto A História Sem Fim, do escritor Michael Ende, que é mais popularmente conhecida pelo filme, que diversas vezes foi transmitido na TV aberta.
Dias atrás me veio esse filme em mente e me recordei que ele continha muitos símbolos, fantasias, etc, que me lembro transmitiam alguns significados ocultos. Pouco depois um amigo me disse já ter lido o livro e se lembrar de bastante simbolos, trechos, poemas, etc, carregados de significados.
Hoje estava andarilhando por um fórum e, não por coincidência, dei de cara com postagens que falavam exatamente sobre isso, e destacavam o foco da obra em Verdadeira Vontade e afins. Segue abaixo textos que tornarão isso claro:
Alguém já leu o livro A História sem fim? já faz muito tempo que o li e encontrei um tópico que uma garota postou e que ressalta um pouco sobre a verdadeira vontade.
- É estranho que não possamos desejar aquilo que queremos. De onde virão os desejos? E o que será realmente um desejo?
Graograman olhou o rapaz com ar sério, mas não respondeu.
Alguns dias mais tarde, tiveram outra convera muito importante.
Bastian mostrara ao leão a inscrição no reverso da "Jóia"
- O que significa isto? FAÇA O QUE QUISER. Deve querer dizer que posso fazer de tudo o que me apretecer, você não acha?, perguntou ele.
O rosto de Graogaman pô-s de repente muito sério e seus olhos começaram a faiscar.
- Não, disse ele com sua voz profuna e retumbante. Isso quer dizer que deve fazer sua Verdadeira Vontade. E nada é mais difícil do que isso.
-Minha Verdadeira Vontade?, repetiu Bastian impressionado. E o que significa isso?
É o seu segredo mais profundo, que o senhor não conhece.
Então como poderei descobrí-lo?
Seguindo o caminho dos desejos, passando de um para outro até o último. Assim será conduzido até sua Verdadeira Vontade.
Não me parece muito difícil, opinou Bastian.
É o mais perigoso de todos os caminhos, disse o leão.
-Por quê?, perguntou Bastian. Eu não tenho medo.
Não se trata disso, rimbombou a voz de Graograman. Esse caminho exige a maior autenticiade de atenção, porque em nenhum outro é tão fácil perder-se para sempre.
Quer dizer que os desejos que temos nem sempre são bons?, perguntou Bastian.
O leão bateu com a cauda na areia. Levantou as orelhas, franziu o focinho, e os seus olhos cuspiram fogo. Bastian encolheu-se involuntariamente quando Graograman disse, numa voz que fez vibrar o chão:
E o que o senhor sabe sobre os desejos? O que sabe sobre o que é bom ou não é?
Oi.
O livro não trata só "um pouco" de verdadeira vontade. Trata completamente! Esqueçam os filmes e leiam o livro, é muito bom. [:)]
O simbolismo thelêmico está no livro todo: atrás do Aurin (o medalhão mágicko) está escrito "Faze o que tu queres" num caduceu de mercúrio. É um Leão (besta solar) que passa os ensinamentos preliminares para o Bastian, e que lhe dá a espada mágicka (tipo excalibur) que ele deve usar. Inclusive o conceito de "Irmão Negro" é bem representado pelo próprio Bastian, ao longo da história. Não vou falar mais pra não fazer spoiler dos detalhes do enredo.
O nome da Imperatriz Criança, que é o centro de Fantasia, é "Filha da Lua" (Moonchild), que senta-se sobre um lótus (como Harpocrates). Seu tapete voador é movido por "sete forças invisíveis" (sete planetas). E o "conhecimento e conversação" entre ela e o Bastian é um dos pontos altos do livro. [;)] É muito bonito.
Há muitas outras referências, como a cena das Esfinges. Há também um encontro com Babalon (a grande mãe primaveril, mais para o final do livro, que deseja ter um Bebê), após a travessia de um grande mar, onde pessoas que o cruzam não têm individualidade, são "Ninguém" (Nemo). Há questões também menos óbvias, mas que podem ser sacadas. O livro é muito inspirador para quem entende um pouco ou vive Thelema.
O autor entendia muito bem o que estava fazendo e na minha opinião vivia aquilo na pele.
Olá,
esse é meu livro predileto, eu leio ele todo ano para me inspirar, e sempre descubro novas associações e simbolismo... Em minha pesquisa particular, consegui rastrear o autor Michel Ende até a teosofia... Tenho certeza que ele pertencia a uma ordem mística, mas é muito dificíl afirmar a qual... só posso especular, ainda mais pq não falo alemão... de qualquer forma, acredito que o livro é uma obra mistica e que o autor era um iniciado com grande conhecimento... O Pedro tem razão, o livro trata essencialmente sobre a jornada da Verdadeira Vontade...
Fraternalmente,