Michael Ende, A História sem Fim e Thelema

A dias venho comentando com amigos sobre simbolismo e possíveis arcanos contidos no famoso conto A História Sem Fim, do escritor Michael Ende, que é mais popularmente conhecida pelo filme, que diversas vezes foi transmitido na TV aberta.

Dias atrás me veio esse filme em mente e me recordei que ele continha muitos símbolos, fantasias, etc, que me lembro transmitiam alguns significados ocultos. Pouco depois um amigo me disse já ter lido o livro e se lembrar de bastante simbolos, trechos, poemas, etc, carregados de significados.

Hoje estava andarilhando por um fórum e, não por coincidência, dei de cara com postagens que falavam exatamente sobre isso, e destacavam o foco da obra em Verdadeira Vontade e afins. Segue abaixo textos que tornarão isso claro:

Alguém já leu o livro A História sem fim? já faz muito tempo que o li e encontrei um tópico que uma garota postou e que ressalta um pouco sobre a verdadeira vontade.

  • É estranho que não possamos desejar aquilo que queremos. De onde virão os desejos? E o que será realmente um desejo?

Graograman olhou o rapaz com ar sério, mas não respondeu.

Alguns dias mais tarde, tiveram outra convera muito importante.

Bastian mostrara ao leão a inscrição no reverso da "Jóia"

  • O que significa isto? FAÇA O QUE QUISER. Deve querer dizer que posso fazer de tudo o que me apretecer, você não acha?, perguntou ele.

O rosto de Graogaman pô-s de repente muito sério e seus olhos começaram a faiscar.

  • Não, disse ele com sua voz profuna e retumbante. Isso quer dizer que deve fazer sua Verdadeira Vontade. E nada é mais difícil do que isso.

-Minha Verdadeira Vontade?, repetiu Bastian impressionado. E o que significa isso?

  • É o seu segredo mais profundo, que o senhor não conhece.

  • Então como poderei descobrí-lo?

  • Seguindo o caminho dos desejos, passando de um para outro até o último. Assim será conduzido até sua Verdadeira Vontade.

  • Não me parece muito difícil, opinou Bastian.

  • É o mais perigoso de todos os caminhos, disse o leão.

  • -Por quê?, perguntou Bastian. Eu não tenho medo.

  • Não se trata disso, rimbombou a voz de Graograman. Esse caminho exige a maior autenticiade de atenção, porque em nenhum outro é tão fácil perder-se para sempre.

  • Quer dizer que os desejos que temos nem sempre são bons?, perguntou Bastian.

O leão bateu com a cauda na areia. Levantou as orelhas, franziu o focinho, e os seus olhos cuspiram fogo. Bastian encolheu-se involuntariamente quando Graograman disse, numa voz que fez vibrar o chão:

  • E o que o senhor sabe sobre os desejos? O que sabe sobre o que é bom ou não é?

    Oi.

O livro não trata só "um pouco" de verdadeira vontade. Trata completamente! Esqueçam os filmes e leiam o livro, é muito bom. [:)]

O simbolismo thelêmico está no livro todo: atrás do Aurin (o medalhão mágicko) está escrito "Faze o que tu queres" num caduceu de mercúrio. É um Leão (besta solar) que passa os ensinamentos preliminares para o Bastian, e que lhe dá a espada mágicka (tipo excalibur) que ele deve usar. Inclusive o conceito de "Irmão Negro" é bem representado pelo próprio Bastian, ao longo da história. Não vou falar mais pra não fazer spoiler dos detalhes do enredo.

O nome da Imperatriz Criança, que é o centro de Fantasia, é "Filha da Lua" (Moonchild), que senta-se sobre um lótus (como Harpocrates). Seu tapete voador é movido por "sete forças invisíveis" (sete planetas). E o "conhecimento e conversação" entre ela e o Bastian é um dos pontos altos do livro. [;)] É muito bonito.

Há muitas outras referências, como a cena das Esfinges. Há também um encontro com Babalon (a grande mãe primaveril, mais para o final do livro, que deseja ter um Bebê), após a travessia de um grande mar, onde pessoas que o cruzam não têm individualidade, são "Ninguém" (Nemo). Há questões também menos óbvias, mas que podem ser sacadas. O livro é muito inspirador para quem entende um pouco ou vive Thelema.

O autor entendia muito bem o que estava fazendo e na minha opinião vivia aquilo na pele.

Olá,

esse é meu livro predileto, eu leio ele todo ano para me inspirar, e sempre descubro novas associações e simbolismo... Em minha pesquisa particular, consegui rastrear o autor Michel Ende até a teosofia... Tenho certeza que ele pertencia a uma ordem mística, mas é muito dificíl afirmar a qual... só posso especular, ainda mais pq não falo alemão... de qualquer forma, acredito que o livro é uma obra mistica e que o autor era um iniciado com grande conhecimento... O Pedro tem razão, o livro trata essencialmente sobre a jornada da Verdadeira Vontade...

Fraternalmente,

Em outro tópico:

Estou lendo o livro História Sem Fim, de Michael Ende, e estou admirado. Não pela cara de cachorro do dragão que o filme sempre recorda, nem pelas cidades imaginárias e criaturas fantásticas.

Mas sim por umas coisas bem diferentes.

O livro todo parece feito de metáforas, simbolismos. A própria capa, com uma serpente negra e outra branca, engolindo-se, remete ao princípio da polaridade, conexão e demais coisas.

Essa semana, fiquei mais impressionado ainda com uma passagem do livro, tratando explicitamente da Verdadeira Vontade, que, pelas palavras de Graogramman, A Morte Multicor, é "o caminho mais difícil de todos, pois se perde com facilidade, e se exige autenticidade e atenção."

Então, caros senhores e senhoritas, é devaneio meu ou esse sujeito colocou essas mensagens com propósitos espirituais?

Atenção, ele se refere ao "caminho dos desejos" e não a verdadeira vontade em si.

"- Então como poderei descobrí-lo [A verdadeira vontade]?

  • Seguindo o caminho dos desejos, passando de um para outro até o último. Assim será conduzido até sua Verdadeira Vontade.

  • Não me parece muito difícil, opinou Bastian.

  • É o mais perigoso de todos os caminhos, disse o leão."

(O homem que não atravessa o inferno de suas paixões também não as supera. C.G.Jung)

Impressionante!!! [:shock:]

Olhei esse filme no cinema, mas eu era bem pequeno.

Na verdade nunca achei que fosse um filme para crianças. Aliás, esse filme sempre me passou uma impressão estranha, sombria, melancólica, e confesso que algumas cenas me assombraram durante algum tempo. Mas infelizmente muito do seu simbolismo me passou desapercebidamente.

O livro realmente deve ser demais!

A quem interessar, segue link para download do livro:

http://www.4shared.com/document/i5MbuMNK/Michael_Ende_-_A_Histria_Sem_F.htm

Me recomendaram outros livros do autor, como segue abaixo:

  • Espelho no Espelho: Um Labirinto:

http://www.fileden.com/files/2007/1/18/657992/Michael_Ende-O_espelho_no_espelho.pdf

  • Momo e o Senhor do Tempo

  • A Escola de Magia e Outras Histórias

Muitas obras dele podem ser encontradas no Estante Virtual: http://www.estantevirtual.com.br/qau/michael-ende

Mais uma análise curiosa, onde se fala do SAG e mais algumas nuances:

http://guardiao-escarlate.blogspot.com/2011/07/historia-sem-fim-os-tres-bs-e-os-tres.html

Me recomendaram outros livros do autor, como segue abaixo:

  • Espelho no Espelho: Um Labirinto:

http://www.fileden.com/files/2007/1/18/657992/Michael_Ende-O_espelho_no_espelho.pdf

Desculpem o palavreado mas... CARALHO! LEIAM ESTE LIVRO! Comecei a ler e me caiu os butiá dos bolso.