Nível ZERO aqui. Pretendo iniciar assim. É muito arriscado? Muitas DÚVIDAS, peço orientação

Saudações! Este é o meu primeiro tópico, desde já agradeço a todos!

Sou nível ZERO na magia, e tenho dois objetivos. Pretendo busca-los devagar, com muito estudo e dedicação.

O primeiro deles é tirar meu irmão das drogas e da depressão. Gostaria de vê-lo vivendo, ou pelo menos tentando. Há uma certa ‘‘pressa’’ neste objetivo. Tracei metas de médio prazo para chegar até ele. O segundo é mais pessoal, eu gostaria de melhorar a minha pessoa em alguns aspectos mentais como a disciplina e a dificuldade de aprendizado. Enfim.

Eu não sei meditar, nem fazer uma prece, nem nada. Pessoal, venho de quase 20 anos de completo desapego e ignorância espiritual (ignorância nos dois sentidos, de não saber e de ignorar de fato). Agnóstica desde… sempre, talvez. Mas decidi mudar. Estou estudando hermetismo e consumindo conteúdo magístico. Lendo e ouvindo. Já, inclusive, recebi alguns sinais sutis.

Quero primeiramente aprender a meditar, acalmar a mente, silencia-la. Controla-la. Vou me dedicar nisso primeiro, observar melhorias não só na prática como na vida. Estudar, praticar. Vejo muita dificuldade nisso! Mas entendo que o treino é a chave.

Enquanto isso, quero aprender a simplesmente acender uma vela, acender um incenso, estar mais presente no momento, tentar compreender o valor nesses ‘‘pequenos’’ atos. Estudar, etc.

Depois, quero estudar para fazer uma ritualística simples pra um anjo, um arcanjo, mais especificamente. Pretendo estuda-los, suas características e qualidades, e o método de prece simplificado. Bem como algum ritual de banimento para iniciar e fechar a oração. Como vocês podem ver, aparentemente nada muito elaborado.

Mantenho minha expectativa baixa e quero, por ora, apenas me observar em como eu me comporto e o que eu sinto com essas novas práticas. Se não vier resultado nenhum não vou me surpreender. Vou ficar atenta a algum sinal universal que eu possa receber, um chamado interno, algo primário, etc, para ai sim, talvez tentar novamente e alçar estudos mais aprofundados, claro, evoluir.

A minha prática terá alguns desafios e minhas dúvidas são as seguintes:

  1. Para um primeiro contato com a magia, essa ideia seria uma experiência na medida ou estou pulando etapas demais? Muito perigoso? O que acham?

  2. E quanto ao fato de estar buscando alteração da realidade de outra pessoa? Tenho impressão que talvez, para a primeira prática, seria melhor pedir para algo para mim, e assim, ter mais facilidade para observar. O que acham?

  3. Esse rito simples para um arcanjo pode ou deve ser repetido se nada acontecer, ou isso não teria qualquer efeito ou lógica?

  4. Tenho um problema com o espaço. Não tenho nenhum cômodo para fazer o rito mas em compensação tenho o pasto inteiro e muitas muitas áreas de mata, pois moro na fazenda. Aqui tem rio, cerrado fechado, cerrado aberto, pasto aberto, kkkk nenhum cômodo mas todo o espaço do mundo. Aqui tem inclusive um túnel debaixo da ferrovia, é um local ‘‘fechado’’, poderia funcionar como um cômodo… talvez. Me organizando eu poderia praticamente garantir privacidade de algumas horas em qualquer um desses locais aqui da roça, mas… farei no meio do mato, tenho essa opção apenas. O que isso pode significar? É mais perigoso? Não é recomendado? Posso fazer algo para melhorar essa questão?

  5. Me recomendem, por favor, direções e caminhos. Todos já estiveram no nível zero e sabem como há muito ruído e imprecisões. Por ora, estou sozinha.

MUITO OBRIGADA A TODOS!

Oi, Marya!

Vejo que na sua bagagem você trás três coisas importantes: uma certa descrença, expectativas baixas e muita cautela; e isso é ótimo!

Mas deixa eu te responder conforme você pergunta, assim a gente não se perde.

  1. Para um primeiro contato com a magia, essa ideia seria uma experiência na medida ou estou pulando etapas demais? Muito perigoso? O que acham?

Eu primeiramente te diria que não tenha medo do começo. Não há grandes riscos e nem perigos iminentes desde que você não seja uma pessoa já com certas tendências ao descontrole emocional e aos transtornos mentais. Mas sim, está pulando etapas. Volto a isso daqui a pouco.

  1. E quanto ao fato de estar buscando alteração da realidade de outra pessoa? Tenho impressão que talvez, para a primeira prática, seria melhor pedir para algo para mim, e assim, ter mais facilidade para observar. O que acham?

Pois é, aí nós temos algumas implicações importantes. Vamos por partes:

O primeiro deles é tirar meu irmão das drogas e da depressão. Gostaria de vê-lo vivendo, ou pelo menos tentando. Há uma certa ‘‘pressa’’ neste objetivo. Tracei metas de médio prazo para chegar até ele.

Bom, depressão e adição formam uma combinação extremamente perigosa, e eu não lhe aconselharia a fazer experimentações mágicas nesse caso. Não estou dizendo para você não agir, apenas estou sugerindo que o faça por vias mais tradicionais.

Há diversos pontos de apoio substitutivos para o vício (terapia, medicamentos, envolvimento afetivo, esporte, trabalho, religião, etc.), e quanto maior for o número de pontos em que ele for capaz de se ancorar, tanto mais eficazmente alcançará a abstinência e, até mais importante, a perseverança nela. De toda forma, de todas, a mais imprescindível é a terapia aliada à intervenção medicamentosa. Na esmagadora maioria dos casos, esse casamento controla razoavelmente bem a depressão. A adição, nem tanto; daí a importância dos outros pontos de apoio.

Dito isso, convém que saiba que Thelema é um caminho libertário, onde o consumo de substâncias não é um tabu, ainda que o vício sim o seja, posto que a “restrição é a palavra de pecado”, e aquilo o que vicia, restringe a liberdade do desempenho da vontade. Ainda assim, interferir na vontade do outro é problemático por uma série de questões, e usando-se de expedientes mágicos é, por muitos, considerado a própria definição de “magia negra”, independentemente das suas melhores intenções. De toda forma, não vou entrar muito no mérito da interferência nesse momento (muito embora ele exista e não seja nada desprezível), mas vou entrar no da pressa (mesmo que seja uma “pressa a médio prazo”). O mágico não deve ser desempenhado apressadamente, principalmente se você está começando; não seria apenas infrutífero, seria andar na direção errada.

O segundo é mais pessoal, eu gostaria de melhorar a minha pessoa em alguns aspectos mentais como a disciplina e a dificuldade de aprendizado. Enfim. Eu não sei meditar, nem fazer uma prece, nem nada. Pessoal, venho de quase 20 anos de completo desapego e ignorância espiritual (ignorância nos dois sentidos, de não saber e de ignorar de fato). Agnóstica desde… sempre, talvez. Mas decidi mudar. Estou estudando hermetismo e consumindo conteúdo magístico. Lendo e ouvindo.

Com relação à sua segunda meta, essa está perfeita. A função primeira daquele que Busca é a disciplina, via pela qual se fortalece a Vontade. Paralelamente a isso, também os exercícios de imaginação. Para tanto, se aconselham rituais simples de limpeza e banimento (o RmP é o mais usual, provavelmente você já conheça), a ser desempenhado normalmente duas vezes por dia ou antes de qualquer outra operação. O ritual de banimento é o porto seguro do magista e deve estar mais que decorado.

Os exercícios de concentração (dharana) e respiração (pranayama) também são altamente recomendáveis. Outra coisa interessante para um primeiro momento é o contato com alguma arte divinatória, o tarô é riquíssimo em sua simbologia, por exemplo, mas serve qualquer uma de sua preferência. Enfim, tem muita coisa legal que dá pra ir experimentando.

  1. Esse rito simples para um arcanjo pode ou deve ser repetido se nada acontecer, ou isso não teria qualquer efeito ou lógica?

Como lhe disse acima, tem coisa muito mais importante pra você fazer nesse primeiro momento. E na minha opinião, também em um segundo momento. Eu aconselharia que você, ao invés de “perder tempo” se preparando para uma operação genérica qualquer para pôr à prova sua capacidade de fazer isso ou aquilo, mire no seu SAG (se ainda não sabe o que Ele É, descubra rápido!), e depois você faz o que bem entender se ainda fizer sentido. Até porque, sabe qual a diferença entre um arcanjo e um demônio? Várias. Mas também nenhuma, se você não souber quem é quem. rsrsrsrs

  1. Tenho um problema com o espaço. Não tenho nenhum cômodo para fazer o rito mas em compensação tenho o pasto inteiro e muitas muitas áreas de mata, pois moro na fazenda. Aqui tem rio, cerrado fechado, cerrado aberto, pasto aberto, kkkk nenhum cômodo mas todo o espaço do mundo. Aqui tem inclusive um túnel debaixo da ferrovia, é um local ‘‘fechado’’, poderia funcionar como um cômodo… talvez. Me organizando eu poderia praticamente garantir privacidade de algumas horas em qualquer um desses locais aqui da roça, mas… farei no meio do mato, tenho essa opção apenas. O que isso pode significar? É mais perigoso? Não é recomendado? Posso fazer algo para melhorar essa questão?

É importante que tenha um lugar onde possa realizar um ritual diário de banimento. Ao menos, isso é o usual. Um banheiro pode servir se não houver nenhum outro lugar com a necessária privacidade, está longe de ser o ideal, mas é melhor do que deixar de fazer. Adapte, mas faça. É o exercício da disciplina servido de molde à Vontade.

Dione Fortune escreveu certa vez que no campo longe das grandes cidades, os efeitos físicos do mágico são sentidos com mais força. Provavelmente esteja certa. Seja como for, se você não fizer coisas incabíveis, não deve ter nenhum problema. Por via das dúvidas, outra vez vou repetir: o banimento é o porto seguro do magista, portanto, deve estar mais do que decorado.

  1. Me recomendem, por favor, direções e caminhos. Todos já estiveram no nível zero e sabem como há muito ruído e imprecisões. Por ora, estou sozinha.

Se o banimento é o porto seguro do iniciante, o porto seguro do Adepto é o SAG. Se você acha que o seu Caminho está na Magia, prepare-se para persegui-lO obsessivamente! Quando (e se) o encontrar, ele será seu porto seguro a partir de então, até um momento em que não haverão portos seguros mais.

Mas isso é história pra um outro café.

Enfim, não sei se ajudei em alguma coisa, mas para o que puder fazer por você, estamos aí.
Boa Sorte!

3 curtidas

Acho que você não deve parar para conseguir um sinal universal, ele virá se você o buscar. E não tenha medo se não vier resultado, continue tentando. Valeu.

Cara MARYA, 93!

Eu pensei em dar uma resposta detalhada, mas o irmão @aluvaia fez isso de uma maneira muito didática e sistematizada. Tudo o que posso citar, complementando e confirmando o que foi dito são algumas passagens d’O Livro da Lei, nas quais é dito:

“Sucesso é tua prova; não discutas; não convertas; não fales demais!”

“Esforça-te sempre por mais! e se tu és verdadeiramente meu — e não o duvides, e se tu és sempre alegre! — a morte é a coroa de tudo.”

Vontando ao tópico, se desejar conhecer um pouco sobre os exercícios citados acima pelo Aluvaia no trabalho thelêmico, sugiro a leitura dos Libri Liber E vel Exercitiorum (asana, pranayama, dharana) e Liber O vel Manus et Sagittae (rituais de banimento e invocação). Existem livros mais completos nesse quesito e você pode complementar com um estudo teórico à parte por outras fontes (sugiro fortemente).

Sucesso é tua prova! Desejo melhoras a seu irmão.

Amor é a Lei, Amor sob Vontade.

1 curtida