Nomes angélicos trocados no RMP

Saudações ilustres usuários,

Antes de mais permitam-me expressar a minha gratidão perante os Administradores/Moderadores que aceitaram o meu registo. Muito me apraz constata-lo activado em tão belo fórum, com tão sapientes usuários!

Começei à pouco tempo a informar-me sobre a Thelema e os ensinamentos de Aleister Crowley. Tenho realizado o Ritual Menor do Pentagrama (Invocatório, pela manhã; Banidor, ao cair da noite). Hesitei muito a memorizar este ritual para poder concentrar-me na visualização dos pentagramas e forças invocadas. Porque o nome dos anjos parece-me desajustado com as sephirot, quando declaramos e pronunciamos os nomes anjélicos.

Segundo a árvore da vida a correspondência correcta é:

Tipheret - Este (sou de Portugal) - YHVH, Rafael

Netzach - Sul - ADONAI, Mikael

Yesod - Oeste, EHEIEH, Gabriel

Hod - Norte, AGLA, Auriel

no alt

Porquê que no ritual diz-se:

Invocação dos Arcanjos

10 - Na posição de Cruz (os braços abertos e os pés juntos), o estudante repetirá:

"A minha frente RAPHAEL"

11 - "Atrás de mim GABRIEL"

12 - "A minha direita MICHAEL"

13 - "A minha esquerda AURIEL"

Ao invés de :

12 - "A minha direita AURIEL"

13 - "A minha esquerda MICHAEL"

Peço humildemente a vossa luz sobre esta questão, pois embora me sinta bem ao praticar o ritual referido. Por vezes sinto-me receoso de estar a faze-lo mal ou de estar a escapar-me algo muito importante. [:?]

Grato pela vossa atenção!

PAZ ET LUX

Assim como você deve ter conhecido muitos Gabrieis e Rafaeis por aí, existe mais de um nas hierarquias cabalísticas:

  • Raphael Arcanjo do quadrante Leste

  • Raphael, Anjo de Chokmah

  • Raphael, Arcanjo de Tiphareth

O mesmo ocorre com outros: seres diferentes, contextos diferentes, mas de mesmo nome.

Sibilus, de onde tirou estas correspondências? Pois me parece que algumas delas estão equivocadas.

Segundo a árvore da vida a correspondência correcta é:

Tipheret - Este (sou de Portugal) - YHVH, Rafael

Netzach - Sul - ADONAI, Mikael

Yesod - Oeste, EHEIEH, Gabriel

Hod - Norte, AGLA, Auriel

Pelo que sei, o Archanjo de Hod é Michael e não Auriel, estando, portanto, adequadamente ajustado ao ritual. E é Haniel o Archanjo de Netzach, ai sim dando margem para alguma especulação.

É também interessante lembrar, para que não haja confusão, que no referido ritual o praticante não se encontra espelhado na árvore, mas no lugar desta; é por isso, por exemplo, que Hod está ao Sul e Netzach ao Norte, assim como quando traçada a Cruz Cabalística, Geburah é traçada a partir do ombro direito até Gedulah, no esquerdo.

Assim como você deve ter conhecido muitos Gabrieis e Rafaeis por aí, existe mais de um nas hierarquias cabalísticas:

  • Raphael Arcanjo do quadrante Leste

  • Raphael, Anjo de Chokmah

  • Raphael, Arcanjo de Tiphareth

O mesmo ocorre com outros: seres diferentes, contextos diferentes, mas de mesmo nome.

Caro Dyulax,

Sobre cabala só li ou 4 livros: Cabala Mística de Dion Fortune, A Cabala Prática de Charles Fielding, Magia Esoterica e a Cabala de Philip Cooper e por fim, Cabala de Whiliam What. De facto, em todos os títulos eram referidos Nomes Divinos, Nomes Angélicos e Chakras Cósmicos para cada Sephira. Estes nomes, segundo minhas leituras indicavam uma correspondênica formativa sobre os 4 mundos Atziluth, Briah, Yetzirah e Assiah.

Apenas conhecia Raphael para a Sephira Tipheret. Pesquisarei sobre o que disse, e aproveito a ocasião para pedir-lhe algumas obras que me elucidem mais sobre o que tratou na mensagem. Obrigado pela sua resposta [:)]

Sibilus, de onde tirou estas correspondências? Pois me parece que algumas delas estão equivocadas.

Pelo que sei, o Archanjo de Hod é Michael e não Auriel, estando, portanto, adequadamente ajustado ao ritual. E é Haniel o Archanjo de Netzach, ai sim dando margem para alguma especulação.

É também interessante lembrar, para que não haja confusão, que no referido ritual o praticante não se encontra espelhado na árvore, mas no lugar desta; é por isso, por exemplo, que Hod está ao Sul e Netzach ao Norte, assim como quando traçada a Cruz Cabalística, Geburah é traçada a partir do ombro direito até Gedulah, no esquerdo.

Caro Aluvaia,

De facto, eu próprio escrevi mal as correspondências. O que queria ter escrito era:

TIPHERET - RAPHAEL

YESOD - GABRIEL

HOD - MIKAEL

NETZACH - HANIEL

Note que, segundo o que li sobre o RMP , neste ponto do ritual devemos visualizar-nos no cruzamento* de Samekh e Peh. Não que visualizemos o nosso corpo e suas correspondências com a estrutura do nosso corpo como na Cruz Cabalística.

Desta forma, as direcções e os nomes angélicos continuam sem fazer sentido.

ESTE - RAPHAEL (Diante de nós)

OESTE - MIGUEL (Atrás de nós)

SUL - MIKAEL (Nossa Direita)

NORTE - HANIEL (Nossa Esquerda)

Repare que Mikael e Haniel estão trocados segundo a posição da cabala e o exemplo ilustrado na imagem que coloquei no primeiro tópico.

Muito obrigado pela sua resposta. Espero que consiga dirigir alguma luz para esta questão e que desta vez tenha sido mais inteligivel. Por vezes troco as coisas e não me expresso bem.

Profundamente grato!

[hr]

Pois continuo afirmando que não é feito como se a árvore estivesse diante de nós como um espelho e sim como se a "vestíssemos". Pelo menos eu sempre fiz assim.

Quando você faz a Cruz Cabalística não traça uma linha de Geburah (seu ombro direito) até Gedulah (ombro esquerdo)? Pois Hod está logo "abaixo" de Geburah, assim como Netzach de Gedulah.

Também acredito que os Arcanjos sejam muito mais identificados com os elementos (fogo, terra, água e ar), sendo o praticante o quinto elemento, do que com as Sephiroth, tendo estas como correspondência secundária dentro do esquema.

Você notará, por exemplo, que Michael estará muito mais associado ao associado ao Sol do que a Mercúrio.

Pois continuo afirmando que não é feito como se a árvore estivesse diante de nós como um espelho e sim como se a "vestíssemos". Pelo menos eu sempre fiz assim.

Quando você faz a Cruz Cabalística não traça uma linha de Geburah (seu ombro direito) até Gedulah (ombro esquerdo)? Pois Hod está logo "abaixo" de Geburah, assim como Netzach de Gedulah.

Também acredito que os Arcanjos sejam muito mais identificados com os elementos (fogo, terra, água e ar), sendo o praticante o quinto elemento, do que com as Sephiroth, tendo estas como correspondência secundária dentro do esquema.

Você notará, por exemplo, que Michael estará muito mais associado ao associado ao Sol do que a Mercúrio.

Prezado Aluvaia,

Compreendo o que está a descrever. Mas ainda ao seguirmos essa linha de raciocínio Rafael ficará acima e não a diante de nós, bem como Gabriel ficaria abaixo e não atrás de nós. O que resultaria numa grande barafunda porque no término da fase da invocação dos nomes angélicos é dito:

14 - "Pois ao meu redor flamejam os Pentagramas"

15 - "E na coluna do meio, brilha a estrela de seis raios".

Isso sugere que os pentagramas não estão nem abaixo, nema cima, mas sim em cada ponto cardeal. E o que brilha acima e embaixo do/a Mago/a são dois hexagramas. Seguindo o raciocinio sugerido pelo caro Aluvaia, na visualização, os hexagramas ficariam sobrepostos aos pentagramas de Rafael e Gabriel porque estariam um acima e outro embaixo.

Por isso é que compreendo que os pentagramas,com as figuras angélicas ficam ao redor do Mago, e os hexagramas, um em cima e outro abaixo. Penso que esta imagem ilustra bem o que quero expressar:

no alt

Quanto ás associações cardiais suas propriedades e arcanjos, concordo com a associação feita.

Mas as localizações das Sephirots, perante as posições cardeais permanecem trocadas. Repare:

no alt

Netzach está á nossa direita, e Hod á nossa esquerda. Logo Mikael deveria ser para a nossa esquerda ( e no ritual diz que se encontra à nossa direita), Haniel deveria ser para a nossa direita (e no ritual diz que se encontra à nossa esquerda).

Não faz sentido! [:?]

Tem alguma outra explicação para isto? Muito obrigado pelas suas respostas caro Aluvaia. Nunca tive a oportunidade de expor este raciocínio com ninguém. Profundamente grato!

Elaborei uma segunda imagem que ficou exageradamente grande. Coloco aqui o esquema para melhor percepção.

no alt

Vamos por partes, Sibilus... vamos ver se a gente se entende. [:)]

Eu estou lhe falando duas coisas diferentes.

A primeira é que pelo que eu sei, a posição em que a árvore da vida deve ser visualizada (ou pelo menos é o mais usual) é sobreposta ao corpo do praticante do ritual. Isto é exemplificado no traçado da Cruz Cabalística, o que acredito que não tenha relação com o traçado dos pentagramas e hexagramas, e portanto não crie conflito com estes no que tange ao seu posicionamento.

A segunda coisa é que as correspondências Sefiróthicas não são as correspondências principais do ritual, estando os Archanjos muito mais associados aos elementos do que a quaisquer outras coisas. Tanto isso me parece razoável, que o nome do Archanjo Hanael não existe no ritual, sendo Auriel (ou Uriel) o correspondente ao Archanjo situado a esquerda.

Mais uma vez cito o exemplo de Michael, que mesmo sendo o Archanjo de Hod, esfera de Mercúrio, é visualizado com toda uma correspondência Solar e ao elemento fogo.

A discussão desses detalhe é interessante, mas penso que não seja fundamental. É sempre bom ter em mente que o no final das contas, um ritual é uma ferramenta, um meio de treinar a capacidade de visualização e controle mental.

Um treinamento mágico é 90% disciplina, persistência e determinação, de forma que pequenas variações num ritual, desde que estabelecida adequadamente a intenção deste, não devem trazer prejuízo aos resultados. De forma que se algo no seu RmP o está incomodando, modifique segundo sua Vontade.

...E olha só o que eu achei. [:)]

http://hadnu.org/forum/viewtopic.php?f=1&t=253

Espero que ajude. [;)]