Nuit e Khabs

(Comentário removido pelo administrador)

Hum.

Tu tens alguma consideração sobre o fato da palavra "Malkut" na gematria inglesa ter o valor de 468,

que é 3 vezes 156 (A gematria de "Babalon Kali"). ?

(Comentário removido pelo administrador)

Eu creio que até haja uma relação entre Binah e Malkuth... [a "Mãe" e a "Filha"] mas até agora não entendi o objetivo de nosso amigo alvieirajr...

Seria criar um conjunto de atribuições de "Divindade thelêmicas" na Árvore da Vida?

Se for, talvez a coluna XIX da Tabela I do Liber 777 possa ajudar com isso.

Mas minha dúvida principal é: Qual o objetivo principal dessa discussão?

Ah! Acho que foi com o alvieirajr que eu me comuniquei a alguns dias atrás por email!

E já que todos expuseram a discussão aqui, talvez alguns pontos ressaltados na minha resposta ao email sejam úteis!

Reproduzindo:

"Olá Júnior!

Faze o que tu queres, ha de ser tudo da Lei.

Me desculpe pela demora em respondê-lo, mas não estou tendo muito acesso à internet nos últimos dias...

Antes de eu mostrar os pontos expostos por vc nos quais discordo, peço que leia ao menos o início desse texto:

http://www.lorkshem.org/libri/a-tesouraria-de-imagens/

É um documento oficial da A.'.A.'. em classe A e B. Ele fala de forma poética sobre cabala e é um dos únicos que "disserta"

sobre Ain, Ain Soph, e Ain Soph Aur.

Tambem fiquei curioso para saber que fontes vc utilizou para conhecer o ponto de vista de Achad a cerca da Árvore da Vida.

Vamos às "incongruências"....

"A gematria da palavra Ain (Nada) é 61 que é igual a gematria de Ani (Tudo)."

Ani [אני] significa Eu e não Tudo![na verdade é precisamente o contrário disso!] É a primeira pessoa do singular no hebraico. E se vc já estudou sobre o Abismo, provavelmente vc saiba o que isso significa!

Talvez o Livro II das Perguntas do Rei Milinda possa ajuda-lo a entender melhor a associação do Eu ao Nada!

http://hadnu.org/milinda-panha-as-perguntas-do-rei-milinda/livro-ii-caracteristicas

"Para mim a idéia de Totalidade implica simultaneamente

também a ideia do Não-Existir, da Vacuidade."

Justamente por isso existem os véus da existência negativa!!!

"Se eu fosse fazer uma analogia eu poderia dizer que não poderia Existir

uma possibilidade ao mesmo tempo em que ocorre o seu oposto, Não poderia

ter alegoricamente dia e noite ao mesmo tempo acima do véu de Peroketh."

Por que não? Acima de Parokheth ainda ha opostos e eles ainda são vistos como duas coisas distintas, e eles continuam existindo até mesmo além do véu do Abismo, mesmo que tenham um significado completamente distinto. Além do Véu do Abismo não ha mais ilusões. Mas isso não significam que as coisas simplesmente deixam de existir!

"Essa "realidade" onde Tudo existem simultaneamente

e se anulam em um infinito não Existir eu associo a Ain. Se me coloco

em malckut estou tendo contato com essa realidade. É importante enfatizar

ai que não estou destacando o aspecto de "várias possibilidades" que pode

ser confundido com Nuit mas sim o aspecto de Anulação onde as possibilidades

se anulam e não existem. "

Creio que vc esteja misturando os planos, cada coisa é o que é pelo menos até certo nível. Essas definições servem para tais informaçãos serem absorvidas e processadas de forma mais estruturada em nossa mente e para que possamos debater sobre esse tipo de assunto com outros indivíduos. São apenas convenções como em um jogo de xadrez que tenta expressar a realidade, a existencia e seus opostos.

Eu posso atribuir qualquer significado a um cavalo de madeira, mas talvez ele não me seja útil pra jogar xadrez se eu não conhecer quais são suas verdadeiras atribuições dentro do jogo.

A Cabala tem seus termos, e cada termo tem seus significados específicos. É possível criar infinitas associações pessoais para cada termo desde que essas associações sejam análogas aos temor originais. E é possível associar infinitamente os termos entre si através de gematria. Mas para que todas essas "tripulias" sejam possíveis, é necessário antes de tudo conhecer cada termo e saber como funciona a gematria. Misturar os significados dos termos pode servir mais para confundir do que para ajudar. A cabala é tão versátil que sempre haverá uma forma "coerente" de expor sua idéia sem que os significados precisem ser distorcidos.

"Fico tendencioso a associar também a babalon considerando que o valor gematrico

da palavra malckut é 3 vezes o valor da palavra babalon."

3x55 é 165 e BABALON = 156! Em gematria quase tudo pode ser associado a quase tudo, mas acho que não foi dessa vez.

Ao ler o restante do seu texto vi pedaços de outros conceitos que já vi em vários outros lugares. inclusive de alguns textos de Kenneth Grant que traduzi recentemente. O problema é que ao tentar fazer uma analogia en Ain, Ain Soph, Ain Soph Aur e as esferas abaixo do abismo vc acabou fazendo uma grande confusão e mesmo quando vc descreve as caracteristicas de um não consegue associar ao outro.

Talvez essa confusão tenha vindo da tradicional associação de Ain a Nuit. Mas não se engane... provavelmente os outros véus da existencia negativa não tem nada a ver com isso.

Talvez o conceito "SHUHARI" da filosofia japonesa seja útil pra vc!

Antes de tentar criar algo novo vc precisa dominar o que já foi criado!

Se vc não entender o significado dos termos que esta tentando associar, nunca irá fazer isso de forma coerente ou de forma que seja reconhecida pelos outros.

MAs claro... isso é uma escolha pessoal... se é válido pra vc, é isso o que importa!

A Verdade é apenas uma necessidade da Mente!

MAs é importante lembrar que a Cabala continuar sendo uma estrutura criada "pela mente e para a mente", mesmo que seja para explicar algo que está além dela! Portanto ela segue uma lógica!

Amor é a Lei, Amor sob Vontade!"

Ola! [:D]

Não estava conseguindo logar ... simplesmente estava tentando logar na área de "Leitores Convidados"

quando deveria ta logando no "Fórum" ... só fui me ligar agora a noite nisso. XD

Bem entendi a colocações de vocês.

Meu objetivo com tudo isso ? Só estou questionando o porque as atribuições estarem sendo dadas da

forma que estão e o significado metafísico da atribuição. Talvez realmente seja estranho para os outros

questionar alguma coisa, mas para mim é super natural questionar, principalmente o que é considerado

tradicional. Estou interessado em questionar as idéias e não os motivos pessoais.

As atribuições alternativas não foram tirados de Achad e nem de Grantt, foram atribuições hipotéticas

que considerei válido questionar. Se foi parte de Achar, parte de Grannt, se está parecido com isso ou

aquilo eu não sei. Para mim Isso não é importante! Pelo menos para mim! O que eu realmente queria

entender era os significados metafísicos de Nuit, Khabs/Hadit e as atribuições dadas na árvore da vida. Deu

pra gerar um bom debate e esclarecer algumas coisas.

[]'s