Nuit e Khabs

Ola pessoa [:)]

Seria coerente pensar nas estrelas que compõem o corpo de Nuit

como vários Khabs (Estrelas) ? Estou considerando Nuit também como

um estado onde o poder mágico (Khabs) está fragmentado em várias

estrelas que compõem o céu "sem limites" que é Nuit.

Estaria correto colocar o Khabs dessa forma na simbologia de Nuit ?

[]'s

(Comentário removido pelo administrador)

Ola, obrigado pelo retorno Ethar.

Considerando isso como verdade e seguindo mais a diante:

Sendo Hadit manifestação de Nuit. Poderia considerar que Hadit representaria

somente 1 das infinitas possibilidades que compõem o corpo de Nuit ? De uma forma

mais simples eu poderia dizer que em Netzach (Nuit) eu tenho vários khabs mas em

Hod (Hadit) eu tenho um só Khabs?

(Comentário removido pelo administrador)

Ola Ethar. Ola Pessoal.

Obrigado pelo retorno Ethar; esse é um assunto

que eu tenho bastante interesse.

O que me motivou atribuir dessa forma (Nuit em

Netzach e Hadit em Hod) foi a atribuição dada

aos pontos cardeias Sul e Norte no Rubi Estrela e

aparente relação também no ritual menor do pentagrama

se você se colocar na interseção dos Caminhos de Samekh

e Phe.

no alt

Entendo que parece estranho (e é), mas esta visão

da árvore seria um pouco diferente, semelhante a de

Achad.

O que estou fazendo é o seguinte:

1) Ain, Ain soph e Ain soph aur não estão sendo

considerados algo que da origem a árvore mas sim

contidos na própria árvore.

2) Malckut é considerada uma representação do

estado de Tudo/Nada. Tenho nela os 4 elementos

ao mesmo tempo se anulando, fazendo com que

nenhum deles realmente "existam". Eu tenho nela

Tudo e ao mesmo tempo Nada.

Então ficaria algo assim:

Ain = Malckut = Pã

Ain Soph = Netzach = Nuit

Ain Soph Aur = Hod = Hadit

Lembrando que o valor da gematria de Ain e Ani é o mesmo

de Pãn.

A união de Hadit e Nuit alegoricamente geraria um filho

Heru-ra-ha que estaria em Yesod (Seth, Daemon, Desejo).

O Desejo (ou Daemon) em Yesod precisa romper o Véu de Paroketh

para "existir de verdade". Estes dois momentos (manifestado e

ainda não-manifestado ou Ser e Não-ser) são destacado pelos nomes

de Ra-Hoor-Khuit e Hoor-paar-kraat. Em Yesod estaria

o Hoor-paar-kraat (o não-é) e em Tifereh o Ra-Hoor-Khuit (O que é).

Para o Kraat (em Yesod) vir a se manifestar ele teria que tirar a posição da

força que existe agora em Khuit em tifereth. Eu acredito que ai

entra as alegorias de crucificação, da morte e esquartejamento de

Osíris por Seth, e alegorias entre a Constelação de Órion e Escorpião.

O sol simbólico (tifereth) morrendo, se ponto no Oeste pode simbolizar

esse momento.

Quando Khuit rompe o véu de peroketh e se manifesta na forma de

Hoor-paar-kraat em Tifereth, eu teria um "novo sol". Seria o momento

representado pelo nascimento do sol e pela alegoria da ressuscitação

de cristo e triunfo de Hórus sobre Seth, juntamente com a re-união das

partes de Osíris e sua ressuscitação.

Acho que o que é importante é que eu tenho dissoluções de algo, algo

é fragmentado, algo é destruído, algo é dissolvido e depois reunido, re-construído,

"coagulado".

Keter para mim representa o ponto imóvel diante dessas sucessíveis

mudanças, seria a imutável natureza do Ser.

Só complementando:

Não vejo cada sefiroth como grau na escala do particular ao específico.

Não vejo as sefiroths tendo necessariamente uma relação de efeito de uma

"emanação" da anterior.

Em relação aos graus de escala do particular ao específico que alguns

chamam de (Vitarka, Vicara, Ananda, Asmita) eu atribuo a Tifereth de

cada mundo cabalístico. A minha percepção do que é PArticular, Universal,

Diferenciado e Indiferenciado pode mudar ao longo do meu desenvolvimento;

O que quero dizer é que a força que existe em tifereth em Assia hoje

não é a mesma força que existirá amanha ou daqui a algumas horas, estamos

em constante mudança de nossos centros de consciência pelos influxos que vem

de Yesod para além do véu de peroketh. Só uma realidade é "imultável" que a

de keter de Atziluth.

Por-favor eu peço suas colocações sobre essa alternativa. O que vocês acham?

(Comentário removido pelo administrador)

Ola. Eu não sei como editar ou excluir as mensagens por isso foi com alguns erros mesmo

depois que eu postei.

"Particular" e "específico" são sinônimos.

Eu queria ter dito do Geral ao Particular.

Quando Khuit rompe o véu de peroketh e se manifesta na forma de

Hoor-paar-kraat em Tifereth, eu teria um "novo sol". Seria o momento

representado pelo nascimento do sol e pela alegoria da ressuscitação

de cristo e triunfo de Hórus sobre Seth, juntamente com a re-união das

partes de Osíris e sua ressuscitação.

Na verdade inverti sem querer. A intenção era falar que Hoor-paar-kraat/Seth em Yesod

rompe o véu de peroketh e vem se manisfestar na forma de Ra-Hoor-Khuit/Hórus

em Tifereth.

Keter para mim representa o ponto imóvel diante dessas sucessíveis

mudanças, seria a imutável natureza do Ser.

Eu não consigo entender que existiria um só Hadit/Khabs considerando que Nuit é

composta de vários Khabs. Para mim é um processo dinâmico que envolve sempre

em mudança, em várias manifestações de Nuit (Várias khabs), porém o único

ponto imutável é keter de Atziluth.

(Comentário removido pelo administrador)

Então como poderia Keter ser Hadit se existem vários ? Meu receio esta ai.

Para mim Keter é 1 só. Os reis podem sempre mudar ... mas a coroa é uma só.

(Comentário removido pelo administrador)

Entendi o que você quer dizer. Acredito nisso, mas keter de Atziluth para mim é parabrahman (Espírito Universal)

e tifereth de atziluth seria sim *purusa *(a individualidade).

(Comentário removido pelo administrador)

Entendo o que diz. Cara esta sendo muito produtivo esse debate. Tomara que sempre

seja assim aqui hehehe.

Veja, para mim Tifereth é a relação que é dada entre o meio com o centro, a consciência

daquele mundo, é um produto da relação do centro com o o seu meio (a circunferência),

incluindo também até outros centros.

Para mim Hadit seria só o ponto e não a consciência manifestada (O círculo com o ponto),

hadit não é experiência de vida obtida da relação do meio com o centro.

A consciência (tifereth) seria toda a relação centro/circunferência.

hadit é só o centro.

Purusa que coloco em Tifereth de Atziluth é um centro de consciência também, porém

em sua natureza (que não da pra ficar explicito no modelo de arvore da vida) não muda.

É eterno assim como parabrahman.

O que você acha ?

Desculpa como não editar .... foi errado.

Purusa que coloco em Tifereth de Atziluth é um centro de consciência também, porém

em sua natureza (que não da pra ficar explicito no modelo de arvore da vida) não muda.

É eterno assim como parabrahman.

"é um centro de consciência também" Aplicai o termo centro mas não denotando o centro

como hadit, ou seja, o que quero dizer é que - no meu ver - não é hadit e sim a consciência do

magista naquele plano.

(Comentário removido pelo administrador)

Ola novamente hehehe

Quando falo:

"Veja, para mim Tifereth é a relação que é dada entre o meio com o centro, a consciência

daquele mundo, é um produto da relação do centro com o o seu meio (a circunferência),

incluindo também até outros centros."

Falei "meio" não no sentido de "metade" ou centro hehe. Eu quis denotar aqui foi a

idéia ambiente, os arredores, o que rodeia o centro (Hadit), falei da circunferência. Por exemplo,

temos o nosso quarto. Quando estamos em uma determinada posição do nosso quarto iremos observar o

o ambiente através daquele ponto. Quando estamos em uma outra posiçaõ do quarto, vamos poder perceber o

mesmo quarto de uma parspectiva totalmente diferente. Este ponto de referência em que estamos e iremos

perceber os arredores eu estou chamando de Hadit. O conjunto das demais posições que você pode ficar

para observar o seu quarto (Os infinitos Khabs de Nuit) e também o seu quarto eu chamo de Nuit.

Quando começo a falar de consciência já é algo diferente. Seria a capacidade de adquirir

conhecimento que implica também na faculdade de percepção. O conhecimento, a capacidade

de perceber o mundo, como você percebe e encara a circunferência (nuit) a partir de um determinado

ponto (hadit) é o que estou chamando de "filho de Nuit e Hadit".

O que você começou a perceber, as idéias formadas, o conhecimento que você adquiriu

sobre o seu quarto a partir de um determinado ponto é Tifereth. É Ra-Hoor-Khuit.

O conhecimento que você não tem sobre o seu quarto, as percepções que você ainda não

teve a partir de um ponto que você já está é Yesod. É Seth. É Hoor-paar-kraat.

O termo "centro de consciência" apesar de bonito confunde tudo quando nesse esquema de idéias

as plavras "centro" e "consciência" são coisas diferentes.

Perceba que estou definindo a consciência com (1) a analogia do quarto, (2) como o filho de nuit e hadit

(quando for a consciência manifestada) e como um local (Tifereth). Acho que da para complementar

dizendo que consciência seria (3) o ponto de expressão de purusa. O meio pelo qual ele condiciona

se expressar e também perceber o mundo. Da mesma forma a consciência também está ligada aos estágios

de desenvolvimento dos gunas.

Perceba que temos 4 Tifereths. Uma para cada mundo cabalístico. Temos 4 estágios de consciência

de acordo com o Yoga Sutra e 4 Estágios de desenvolvimento dos Gunas. Este desenvolvimento se dá

na consciência com o "equlíbrio" dos rajas e tamas em satwa.

Estágios da Conciência/Estágios dos Gunas/Veículos de Expressão no Vedanta/Mundo Cabalístico

vitarka/visesa/manomaya kosa/Assiah

vicara/avisesa/vijnanamaya kosa/Yetzirah

ananda/linga/anandamaya kosa/Briah

asmita/alinga/Atziluth

Existe uma simetria interessante. Asmita é o estágio de consciência onde temos o próprio

purusa e não ele condicionado a se expressa utilizando outros veículos. O interessante nisso

é que o 4º Tifereh está em Atziluth e é o que eu acredito representar purusa em postagens

anteriores. Ele é a própria identidade. Para parabrahman (Keter) existém vários purusas, mas

para nós é um só para mim e um só para você.

(Comentário removido pelo administrador)

HEhehe e ai cara blz ?

Eu falei pra "bagai" num foi ?

Mas conta ai, como você vê kraat ? Como é tua visão da

arvore ?

[]'s

(Comentário removido pelo administrador)

hum... mas e Ra-Hoor-Khuit você coloca em que sefiroth ?

Hadit você coloca em Keter neh ?

Babalon você coloca onde ?