Olá, caros. Gostaria de saber vossas opiniões sobre um detalhe percebido por mim:
É muito dito que O Mágico de Oz é inspirado no Liber Oz, e realmente é algo que faz sentido. No enredo nós temos o espantalho, sem cérebro (Todo homem tem o direito de pensar o que quiser), o homem de lata, sem coração (Todo homem tem o direito de amar a quem quiser) e o Leão covarde (Todo homem tem o direito de matar quem se oponha a esses direitos). Fora outros detalhes...
Mas, como foi dito, percebi um detalhe: o Liber Oz foi escrito em 1941, enquanto O Mágico de Oz foi lançado em 1939.
Desde quando as coisas precisam estar em ordem cronológica? Nem tudo é causa e efeito, há muita sincronicidade por aí.
De qualquer forma com certeza é possível ver o enredo representando a Grande Obra, consecução, a jornada do herói, etc.
Acho que tem também uma correspondência elemental. Tenho que me aprofundar mais nos personagens, mas minha primeira tentativa seria: Dorothy = Água (correspondência querúbica no novo Aeon, seria Ar no velho Aeon), Homem de Lata = Terra (fonte dos minerais, e também os gnomos são muitas vezes retratados como mineiros), Leão = Fogo (correspondência querúbica), Espantalho = Ar (é o que sobrou, seria Água no velho Aeon), Oz = Akasha.
Tem um vídeo na internet chamado "A CHEGADA" feito por um cristão que nada tem de cristão, valhe a pena ver. Lá ele mostra a correspondência do filme e o liber OZ. Faz muito sentido, depois disso eu baixei pela internet o filme com a trilha sonora do PINK FLOYD, faz mais sentido ainda.
Sim, realmente há uma certa desinformação, mas esses vídeos não são para nós, perceba que no vídeo eles reconhecem Crowley como a Besta, e assim vão fazendo o trabalho do Crowley de graça, como ele desejou, falem mal mas falem de mim. Como dizia Crowley "não convertas", pessoas iniciadas sabem que tem que passar por diversas provas e uma delas é é vencer essa mera ilusão que é o medo do novo.