O que é e o que acham sobre o CREDO DAS BRUXAS

Estava lendo sobre e não entendi ao certo queria uma "explicação" e umas opniões sobre. Obrigado.

wiicca

Não sei muito a respeito e, portanto, estou correndo um risco enorme de falar besteiras, mas pelo pouco que conheço posso dizer que “Bruxaria” é um termo genérico para identificar algumas religiões que creem nas antigas divindades pagãs, em sua maioria (ou em sua totalidade, não tenho certeza) de origem europeia (normalmente a Deusa Mãe, o Deus de chifres, etc.), se auto-rotula como uma “religião natural” e, como tal, diviniza a Natureza e os seus respectivos processos. São religiões de cunho matriarca e que fazem da magia e da prática de rituais parte importante da sua liturgia e dos seus ensinamentos, muito principalmente a magia simpática e, em alguns casos, a magia talismânica.

Não mantem, necessariamente, uma unidade em suas crenças e divindades, podendo esses variarem em conformidade com a região de onde provém e com as inclinações pessoais de seus praticantes.

As principais vertentes da atualidade, até onde sei, são o que veio a ser conhecido como o neo-paganismo da Wicca Garderiana (de Gerald Gardner) e a da tradição de Alex Sander, chamada Wicca Alexandrina. Só não me pergunte diferenciações, pois eu não faço a menor ideia do que muda de uma pra outra.

Minha opinião sobre tudo isso?
Acho que são religiões, e como tais, travestem ou maquiam a realidade para que o homem possa conhecê-la de forma inteligível e com nível de profundidade adequado ao seu próprio fôlego. Não tenho certeza de o quão conscientes são as lideranças e os praticantes em relação à essa, digamos, figuratividade de suas crenças, mas de toda forma, não deixa de ser um caminho para a comunhão com o Divino (como qualquer religião), muito embora costume facilmente descambar para o “esquisoterismo”... mas quem somos nós para julgar, não é mesmo?!

Esquisoterices... quem de nós aqui nunca, né, amigos...? ¬¬

Aluvaia foi feliz em sua colocação e eu concordo com ele. É uma religião e como religião, se traveste a verdade em outras formas, podendo por tanto induzir a crendices e não ao Real. Se, por vezes o Real se esconde, por que se tornaria aberto em uma religião? Vale se tirar " a polpa", a essência, por que em tudo que há, há um pouco a Verdade. Por isso acho que um wicca seja equivalente ao feiticeiro e não ao mago.