O que é necessario para ser um grande iniciado ?

Sempre me interessei por Ocultismo, Thelema, sobre os escritos de Aleister Crowley, da literatura da A.A, mas sempre tive problemas com as praticas indicadas, como pranayama, meditação, entre outras. Gostaria de perguntar, é possível, uma pessoa que ame ler sobre ocultismo, que estude os melhores livros, e que busque desenvolver seu caráter, ser um iniciado só com leitura, estudo, reflexão sobre os mesmos, ou não, sem rituais, meditações, é impossível alguém ser iniciado e trilhar os caminhos da arvore da vida ? Desde já agradeço cada resposta.

Ah! Mais uma pergunta . Em muitas religiões, diz-se que a oração é de grande valia para fortalecer o homem, isto em ocultismo, tem algum valor ? A oração pode ajudar na caminhada de um iniciado ?

Sobre oração, que tem muita relação com as práticas meramente "mentais", tenho, igualmente, a mesma curiosidade. Eu, basicamente, quando ora, acabo o fazendo ao meu "eu interior". Acho muito interessante, mas ainda não me sinto totalmente confortável e confiante fazendo isso, embora seja uma experiência muito interessante.

Beleza, Wilson!

Bom, vamos por partes...

Primeiramente, eu diria, em relação ao título do seu tópico (sem jamais perder a oportunidade de dar uma zoadinha), que para ser um “grande iniciado” primeiro é necessário ser um “pequeno iniciado”.

Mas falando sério... Depende muito do que você entende por um “iniciado”. Normalmente o pessoal do “Oculto” tende a supervalorizar esses “títulos”.

Tudo depende de quem você é e o que você busca.

Normalmente o termo se aplica à uma pessoa que recebeu conhecimentos referentes a determinadas coisas e instrução para a realização de determinadas práticas para comprovação dessas mesmas coisas pela via da experimentação. E sob essa ótica, a prática é fundamental para o efetivo aprendizado.

Você pode, no entanto, ser uma pessoa excelentemente versada em certas teorias “ocultas” (às vezes detesto tanto o termo que chego a me sentir ridículo..., enfim) e aplicá-la á sua vida sem necessariamente ter de perder-se em ritualística e superficial e práticas inadequadas.

Nem todos se adaptam às mesmas práticas; aliás, nem às mesmas teorias. E uma das coisas mais legais em Thelema e a sua absoluta abertura para o heterodoxo. E se um ritual não fizer sentido para você, ele simplesmente não terá nenhum valor, já que o que faz com que as coisas aconteçam é você por intermédio do efeito que o ritual desempenha no seu subconsciente, e não o ritual em si (opinião minha).

Quanto à oração, novamente é uma questão de em que você acredita. Se você é do tipo “devoto”, ou seja, se tem crenças ou devoções (seja por Deuses ou o que quer que seja), é provável que uma oração ajude você a sintonizar a energia dessa deidade e a se colocar num estado de relativa emotividade em relação ao objeto de sua devoção. Mas mais uma vez chamo atenção para o fato de ser tudo uma questão de como você “joga” consigo mesmo. Nada é verdadeiro, irmão... ou melhor, só é verdadeiro aquilo que você acreditar que é, e só enquanto você permitir que seja.

Quer um péssimo conselho? Pois eu vou dar queira ou não queira:
Não leve, nem a si mesmo, nem nada disso muito à serio. Nada é o que parece.

Abraço!

"Gostaria de perguntar, é possível, uma pessoa que ame ler sobre ocultismo, que estude os melhores livros, e que busque desenvolver seu caráter, ser um iniciado só com leitura, estudo, reflexão sobre os mesmos, ou não, sem rituais, meditações, é impossível alguém ser iniciado e trilhar os caminhos da arvore da vida?"

Todo mundo trilha os caminhos da Arvore da Vida a toda hora. Se você estudar um pouquinho as iniciações disponíveis em Malkuth você vai ver que essas são muito corriqueiras, acontecendo constantemente na vida das pessoasl e que, se você ainda não tiver passado, irá passar em um momento ou outro da sua existência. O que difere 'iniciado' de 'não-iniciado' é o nível de consciência que se tem dessas iniciações, dessas passagens. Agora o que difere se eles são grandes ou pequenos, deve ser algo relacionado a metragem.

Ler é muito importante, principalmente aqui no Brasil onde os ditos 'iniciados' são deveras elitistas pra dar a cara a tapa e abrir as portas aos buscadores, respondendo perguntas, enfim, dando suporte a quem procura o 'lance' da 'iniciação'. Então, leia bastante. Lendo bastante você vai conseguir tirar suas próprias conclusões e eventualmente vai chegar a discernir quais práticas e sistemas se adequam melhor a sua 'busca'.

Nem tão Grandemente seu,
Zosimo.

Obrigado pela opinião Zosimo, foi muito útil para mim.

"Sobre oração, que tem muita relação com as práticas meramente "mentais", tenho, igualmente, a mesma curiosidade. Eu, basicamente, quando ora, acabo o fazendo ao meu "eu interior". Acho muito interessante, mas ainda não me sinto totalmente confortável e confiante fazendo isso, embora seja uma experiência muito interessante."

Particularmente, gosto muito dos livros do Padre Thomas Keating. Você também pode encontrar videos com ele falando sobre oração, entre outras coisas, e com gente relatando a práticas das 'técnicas' dele na internet. Principalmente o pessoal que trabalha com Gnosticismo. (Joaninos, Spiritualis, Aeternas, etc)

Z.

Insisto que esse negócio de "Iniciação formal" é um lance tanto supervalorizado. Aliás, até monetariamente falando. Convém ter cuidado por ai com os tais "iniciadores"; é bem fácil pegar um camarada com o coração cheio de pureza e boas intenções, sedento por começar a trilhar uma senda iniciática, e extorquir uma grana em troca de pretensas "iniciações mágicas" ou "títulos de grau".

Não que eu esteja menosprezando a inteligência de ninguém, nem tampouco querendo bancar a mãe de quem quer que seja, mas acho que não estou falando nenhuma besteira ou novidade.

A A.´. A.´., até onde eu sei, até pelo fato de não ter uma sede física, é uma Ordem onde rolam "auto iniciações", e expressamente proibido que seja cobrado qualquer tipo de pagamento financeiro, tanto pela tais "iniciações", quanto pelas orientações do instrutor (INSTRUTOR, não mestre, não guru, não "iniciador").

Entende-se que Ordens que precisem manter sedes física e aparatos ritualístico cobrem por determinados serviços, mas sempre respeitando o limite do razoável e do bom senso.

E além de tudo, convém também não ir com muita sede ao pote. Hoje em dia, quase qualquer um pode criar a oportunidade de inicia-se em quase qualquer coisa. É mais ou menos como passar na faculdade (não a Federal, mas aquela que o papaizinho paga); o difícil não é entrar, amigo... o difícil é sair formado.

Agradeço por todas as respostas, me esclareceram muito, obrigado a todos .

esse site é excellent; uma escola hermética.
Obrigado aos editores.
conte sempre com meu apoio.
Paz Profunda.´.
Luz Vida Amor
Prof. Paulo Torres

Para ser um "grande" iniciado, você deve começar tirando o "grande" do objetivo, e buscar a iniciação (para além das ordens e des-ordens)...

Pra ser grande tem que jogar basquete, vólei, comer direitinho e observar a genética... Pra ser um Iniciado basta prestar atenção... Muita atenção... Mas muita Atenção mesmo!

Atenciosamente seu,
Z.

Nesse tópico eu discuti o que um “grande iniciado” não precisa ter:

http://hadnu.org/discussoes/60-o-verdadeiro-iniciado

Muito bacana ler esse posts antigos. : )

Sem querer desvirtuar o tópico, mas não posso perder a oportunidade...

Chania Schinaider-eu, aonde você estiver, aquele abraço!!! rsrsrsrsrsrs

http://iao131.com/2012/11/30/visions-and-trances-on-the-path-of-initiation-part-1/

Texto legal sobre o assunto.

Após 4 anos venho para te dar uma resposta prática, que pode ou não ser valorizada. Muitos rapazes e senhores se sentem mal por não conseguirem usar bem o terceiro olho, por mais que pratiquem parece impossivel a visualização com essa poderosa maquina, isso pode ser oque você chama de dificuldade com as praticas. Todos os dias, antes de dormir, faça uma pasta de curcuma indiana com água e esfregue entre as sombracelhas, esfregue bem para ser absorvido pelos poros da pele, isso vai com o tempo descalejar sua glandula pineal retirando diversas neurotoxinas que ingerimos todos os dias graças a industria. Também realize exercicios para o desenvolvimento do seu Ajna Chakra ou Chakra do Terceiro olho.