O que é o "Self"?

Carissimos Fraters,

O que é o "Self" para Crowley?

...ou ainda...

O que é o "Self"?
... em termos de Thelema, Magia ou ainda Ocultismo, já que ao que me parece, esse termo difere do significado comum a Ciência e a Psicologia.

Grato pela atenção,

Att,. Baptist M.

"Self" é um termo bem pouco usual mesmo em psicologia, diferindo-se mesmo entre as linhas psicológicas. No Humanismo de Carl Rogers se utiliza dessa nomenclatura quando se fala em "Self Real" e "Self Ideal", mas quem populazira mesmo a ideia e a aproxima do que hoje é senso comum no ocultismo é a psicanálise de Jung, e este concebe essa estrutura psíquica como uma espécie deferenciada de Eu que transcende o Ego.

Difícil dizer o que é o Self para Crowley e ainda mais difícil dizer o que é o Self de maneira abrangente à outras óticas dentro da selva que são as teorizações dentro do oculto, mas acho que é consenso afirmar que não foge muito da ideia de um EU Verdadeiro, de uma Natureza intrínseca, e que tenha para todos íntima ligação com o SAG, e aí voltamos para uma velha discussão sobre o que é o SAG, pois nem nisso o povo concorda muito. Particularmente não associo diretamente Self ao SAG, posto que este último, é dito, que "se retira" em determinado estágio do processo iniciático, devendo sobrar alguma estrutura funcional ao menos por algum tempo, ao menos enquanto houver individualidade ou sobrevida individualizada.

É curioso, fala-se muito em dissolução do ego e nada se fala a respeito da dissolução do Self, se é que isso ocorre. Enfim...