O que vocês acham disso aqui?

Primeiramente, gostaria de dizer que estou muito determinado e já vivenciando ótimas experiências introspectivas desde que me iniciei no Thelema. Este não me é o início de tudo, mas me é um divisor de águas que faísca às minhas vista conforme o atravesso.
Sendo assim, pela primeira vez e com convicção, inicio algo da seguinte forma:

93
Irmãos, acabei de assistir a esse vídeo. Ele foi citado por um pastor que nem se gosta de ser chamado de evangélico (tal como eu) por estar acima de tudo isso e entender, de fato, que Jesus foi um homem e cumpridor do Thelema, um thelemista antes mesmo de Crowley. Mas enfim, não é mérito entrar nessa discussão, até porque não me apego à pessoa e imagem de Jesus, mas sim à sua mensagem de sermos de verdadeiramente livres, e ser verdadeiramente livre é algo que o evangélico está longe de ser.
Mas enfim, assisti a esse vídeo e vi transbordar um alvorecer do ocultismo, da magia, com pessoas mudando tudo à sua volta. Esse garoto me foi uma grandiosa inspiração. E vocês, o que acham?

93 93/93.

(Comentário removido pelo administrador)

Hm será que Thelema surgiu com A. Crowley? Acho que não.

Thelema temporal sim, mas Thelema eterna não. Se a Thelema é temporal, histórica, não deve ser muita coisa, e não dura muito, assim como tudo o que é temporal. O que é temporal, composto, também tem a característica de ser ilusório.

Eu vejo algo claríssimo em Thelema, assim como vejo no Mestre Jesus. Algo inegável, uma coisa intrínseca e profunda.

Eu sempre busquei conhecer diversos sistemas espirituais, e isso foi algo muito interessante, pois por observar os praticantes destes sistemas nós podemos entender a natureza daquele sistema, e os frutos que aqueles sistemas espirituais provêem. Baseado nisso eu disso que Thelema tem algo Real demais para ser simplesmente algo temporal. Algo como a Luz, iluminador, mas imperscrutável.

Thelema temporal é Thelema não iniciática... assim como toda religião temporal é a religião não Iniciática.

Eu considero importante que as pessoas compreendam que todos os sistemas Espirituais são UM.

Mas vou deixar uma citasão* de Liber Decimus (Livro Décimo)

20. The many change and pass; the one remains. Even as wood and coal and iron burn up together in one great flame, if only that furnace be of transcendent heat; so in the alembic of this spiritual alchemy, if only the zelator blow sufficiently upon his furnace all the systems of earth are consumed in the One Knowledge.
20. Os muitos mudam e passam; o um permanece. Mesmo como madeira e carvão e ferro queimam juntos numa grande chama, se aquele forno for de calor transcendental; assim no alambique desta alquimia espiritual, se o zelator soprar o suficiente sobre seu forno todos os sistemas da terra são consumidos em Um Conhecimento.

* Perdão meu cecedilha está desconfigurado.

Realmente me esqueci de linkar o vídeo, perdão pelo equívoco.
Não responderei sobre "Jesus" porque, realmente, não era meu foco. Gostaria, mesmo, que vocês vissem o vídeo e dessem a opinião sobre sua mensagem, proposta e tudo mais sob a óptica ocustista:

http://awebic.com/pessoas/isso-e-o-que-acontece-quando-uma-crianca-deixa-o-sistema-tradicional-de-ensino/

Não sei como isso se conecta com os assuntos do forum. Parece ser mais uma questão que pode ser melhor elaborada através da Pedagogia (Rudolf Steine?) e da Psicologia Moderna.

P.S: Jesus foi / é Thelemita? Que que você tomou, irmão? Pra eu não tomar!
P.S2: Thelema é uma Lei da Natureza. Não tem negocio de temporalidade ou não. O que muda é a nossa capacidade de entender certas configurações. Técnicas misticas e mágicas servem como muleta pro deficiente e recém formado (a "independência" do intelecto é algo recente) aparelho humano. Pra elucubrar sobre "Thelema" e "Thelemitas", seria legal um estudo básico dos papeis "Classe A" e dos seus comentários, adicionando a isso alguns fatos históricos e descobertas cientificas.

Infelizmente perdi tudo o que digitei. Foram 6 pontos para elucidar a mensagem de Jesus sem os estigmas Cristãos, mas, infelizmente, meu conta fez log-off e perdi tudo, mesmo após tentar recuperar.
Por enquanto vou deixar que eu passe por tolo, mas quando for a hora farei uma exposição mais ampla. Talvez eu consiga uma publicação em um Journal de Teologia independente, se não sintetizarei aqui em outro momento.
Enfim, é isso.

(Comentário removido pelo administrador)

Tolo? Que nada, posta ai.

Esse lance de escrever e depois não conseguir postar também aconteceu comigo. :(

Pra mim, no post a cima, ta parecendo que você quer tirar o Cristo dos cristãos ou vice-versa, algo assim.

Z.

Algumas poucas considerações:

“(…) desde que me iniciei no Thelema “...

Thelema é uma palavra grega que significa “Vontade”, que pelo que sei, ao menos enquanto “Palavra da Lei”, não tem gênero.

“(…) Jesus foi um homem e cumpridor do Thelema, um thelemista antes mesmo de Crowley “

Thelema é a Palavra chave da Fórmula iniciática do Aeon vigente, a Era regida pelo eixo astrológico de Aquário/Leão, anunciado por Aiwas a Crowley na Operação do Cairo. É a Palavra cerne da Lei.

Jesus é um mito que, a exemplo de outros tantos mitos, aglutina numa só personagem a figura de alguns “iniciados” da era Era passada regida pelo eixo de Peixes/Virgem (note a correspondência astrológica com o Jesus e sua virgem Maria).

Segue um link que talvez muitos até já tenham visto, mas eu acho muito interessante:

http://www.youtube.com/watch?v=-AMOSrreUhU

E pelas razões expostas, Jesus, mesmo que tivesse existido, não poderia ter sido um thelemita (não “thelemista”, observe).

“(...) Thelema é uma coisa específica. Crowley foi o primeiro Thelemita. Conseguir iluminações, Conhecimento & Conversação, o que for, não faz de ninguém um Thelemita. Tais pessoas podem ter muitas das virtudes (e vícios!) cultivados em Thelema, mas se não aceitarem o Livro da Lei e sua doutrina, isso não fica completo, e obviamente isso não é possível antes de 1904 e.v. “

Perfeito. Thelemita é quem aceita e segue a “Lei de Thelema”, que não existia antes de anunciada a Crowley.

“(...) Thelema temporal sim, mas Thelema eterna não. Se a Thelema é temporal, histórica, não deve ser muita coisa, e não dura muito, assim como tudo o que é temporal. O que é temporal, composto, também tem a característica de ser ilusório.”

Thelema é temporal. Assim como a fórmula do Aeon passado serviu muitíssimo bem à sua época, Thelema nos serve hoje, mas quando um novo ciclo vier, Thelema se tornará obsoleta e outra Fórmula virá para substituí-la. A Fórmula é um meio para um fim.

“(...) Pra mim, no post a cima, ta parecendo que você quer tirar o Cristo dos cristãos ou vice-versa, algo assim.”

Cristo é dos Cristãos, sempre será. E Cristão é todo aquele que crê possível e que busca pela consecução de Thephereth, o Conhecimento e Conversação com o SAG.

Ah, e com relação ao vídeo do menino lá... que bom que o filho do gringo pode sair do colégio pra estudar em casa, esquiar na neve e ser feliz. Fiquei com invejinha dele. Também queria ser feliz.

Se eu tirar meu guri do colégio, o conselho tutelar me prende. E ele no máximo vai andar no skate velho emprestado do primo dele. E se cair e se machucar, é Pronto Socorro ou então fila do SUS.

A inveja é uma merda...
rsrsrsrsrsrsrsrsrs

"Cristo é dos Cristãos, sempre será."

  • Certo... Estava me referindo ao nazeazeno querer livrar a mensagem dos estigmas.

"E Cristão é todo aquele que crê possível e que busca pela consecução de Thephereth, o Conhecimento e Conversação com o SAG."

  • Discordo disso em alguns pontos, mas não vem ao caso expor essa discordância.

Z.

Ah... Começou, agora fala. rsrsrs

Ou vou ter que abrir um tópico novo? Me custa pouco... rsrsrs

  • Só me corrigindo, a Séfira se chama "Tiphereth". ...É a idade, a vista vai encurtando.

Cristão, pra mim, é um termo social pra definir o pessoal que ficou sob a égide daqueles estados que defenderam a fé romana, limpando tudo quando era de heresia. Isso, do meu ponto de vista, começa pesado mesmo no Império Franco. Nunca li sobre a definição de cristão ou cristianismo pré ano zero da era vulgar, se alguém tiver fonte queira compartilhar. O que li sobre o pessoal que hoje se auto denomina gnóstico, pra além de não ter nenhuma cooptação do termo cristão, não dizia nada sobre Tiphareth ou sobre a consecução dessa esfera em Briah. Esse lance de equiparar as consecuções parece com o que o Crowley fez com Levi: 6=5 e depois com a Blavatsky: 8=3. Então, o que você falou sobre o Cristão ser todo aquele que busca a C&C do S.A.G lembra muito as coisas do Marcelo Motta e a definição dele de Cristão e Cristista (pra mim o Motta errou muito mais do que acertou e ainda ensinou errado pressa galera que ta ai divulgando a "palavra mottista": "A.'.A.'. pra poucos e Thelam pra uns menos ainda".), o que não vale nada do ponto de vista prático. Digo, os gnósticos de hoje em dia tão cagando e andando pra esse tipo de definição...

Z.

Bom, eu não sou do “Clube do Mottinha”, e discordo dele muito mais do que concordo, de forma que até prefiro poupar os amigos do peso das minhas opiniões sobre este senhor. No entanto, acho que um dos poucos acertos de Motta foi a ideia de que alguns termos, assim como alguns símbolos, devem ser preservados e restaurados.

“Cristo” significa “ungido”, o que pra mim faz do este termo “cristão” uma palavra inapropriada para o uso que se faz dela. Acho que termos como “Católico”, “Evangélico”, “Apostólico”, “Jesuíta”, sei lá... são termos que se adequam à figura do homem que se venera na religião (ou religiões) em questão. Mas “Cristo” é um título, uma condição, assim como “Buddha” o é.

Acho tão inapropriado o uso exclusivo dessa nomenclatura por esse seguimento religioso, quanto acho presunçosa a apropriação de certas Ordens/Escolas/Fraternidades da simbologia e título de Rosa Cruz, por exemplo, que não simboliza outra coisa senão a própria realização “Crística”, e que não deveria ser “propriedade” ou “logomarca” de ninguém.

Se isso vale alguma coisa "do ponto de vista prático"? ... Até acho mesmo que não. Mas que eu não engulo, não engulo. E podendo perturbar, perturbo.

Voltando ao tópico, sem querer ser pedante, vou deixar alguns títulos que a mim foram importantes pra separar a noção de Cristo / Cristianismo de Thelema e Sagrado Anjo Guardião:

http://www.amazon.com/The-Historical-Jesus-Mythical-Christ/dp/1585090735/ref=pd_sim_sbs_b_2?ie=UTF8&refRID=07VHVZV9X1Y6MQXJTQVR

http://www.amazon.com/Gnosis-The-Nature-History-Gnosticism/dp/0060670185

Atrelado a esses dois o estudo de Liber LXV que é o Classe A que lida 'diretamente' com a consecução do Sagrado Anjo Guardião. Claro, talvez, muito provavelmente, do nosso (meu) ponto de vista intelectual o Conhecimento e a Conversação do S.A.G não faça sentido (Yetzira?) nem possa ser colocado em termos críticos, mas também do meu ponto de vista Thelema é resultado da evolução do aparelho humano como um todo e essa evolução pode ser observada através da nossa própria história. Isto é, as coisa mudam e mudam muito de um tempo pra outro. 600 anos depois da suposta vinda do Cristo, Maome recebeu o seu livro e 1.500 anos depois (quase) o A.C canalizou Liber AL e alguns anos mais tarde vierem em 'jorros' os outros Classe A. Agora se o nosso colega nazeazeno quer contribuir polindo a mensagem do Cristo dos "estigmas cristãos", seria legal ver isso feito levando em conta a evolução da formula mágica em sua totalidade. (Mesmo crowley atualizou IAO, AUM, se essa atualização tem relevância prática só a prática ira dizer). Os símbolos podem ser (quase) os mesmos, mas o significado foi aprofundado, quando não re-significado completamente.

Noventa e três vezes seu, Zosimo.