Zosimo...
O que eu falei com relação a ser “normalmente assim que se começa”, é baseado na minha própria experiência e observação, não digo que tenha que ser assim, mas o que mais vejo acontecer é o camaradinha começar com umas leituras, ou começar a ouvir determinadas bandas (como no caso do menino do outro tópico) e acabar curioso com o “mágico”. E é nesse momento que ele precisa de alguma orientação, pois já vi gente “boa” se dar “mal” por uma certa omissão de socorro. E vi com os olhos!
E concordo com você quando diz que a A.´.A.´. não é para "novatos", e justo por isso também não sou afiliado à Ela, aliás, à Ordem nenhuma. E meu conhecimento sobre o assunto é absolutamente superficial, assim como eu. Mas como além de superficial sempre fui também meio falastrão, eu, ao contrário de você, não me resguardo. Até porque, hoje em dia não existe mais “segredo”, hoje existe o contrário de “segredo”.
Antigamente o camarada que era um pouquinho mais esperto, e dava a tremenda sorte de estar no lugar certo na hora certa, poderia se tornar um candidato aos Mistérios e ai, com MUITO esforço e dedicação, ele poderia se tornar um Essênio, ou um Pitagórico, ou um Xamã, um Maçom,um Martinista, um Rosacruz... Hoje, ele diz uma palavra ao Dr. Google – que tudo sabe, tudo vê – e 192 páginas se abrem à sua frente, e se for capaz de ler a cada uma delas, ele poderá achar tanta informação que não será capaz de digerir numa vida inteira, nem tampouco de verificar a sua veracidade.
E isso é bom! Não é ruim, não. Que bom que temos escolha, diversidade, liberdade. E é claro que devemos tirar proveito das experiências uns dos outros. Não é por outro motivo que estamos aqui hoje, num Fórum de discussão.
Mas o ponto para o qual quero chamar a atenção é seguinte: Quando se nascia no “oco” do mundo, numa época FDP, e dava-se a sorte de se deparar com UM ÚNICO caminho para trilhar, ainda assim, apesar dos pesares, tínhamos homens iluminados que descobriam coisas por si mesmos.
Sei que é “lugar comum” dizer, mas mais importante do que o Caminho que se segue, é a Vontade do caminhante de caminhar.
Já que citou: “A Grande Obra é uma, a Iniciação é uma, e a Recompensa é uma, embora diversos sejam os símbolos com os quais o Inexprimível é revestido.” Significa: todos os caminhos, um único fim.
Às vezes as gente precisa se dar conta de que não precisa necessariamente de bexiga pra nadar.