Organizações Iniciáticas

O site do Espaço Novo Aeon faz o favor de listar algumas das organizações que difundem o pensamento Thelêmico no Brasil. Acho isso muito legal e válido. Entretanto, vendo os últimos posts aqui no Forum, resolvi perguntar aos amigos mais experientes e informados, se existe alguma Organização (Ordem ou Escola) capaz de prover, em Magick e / ou Misticismo, o 'passo-a-passo' que o iniciante precisa de forma concisa e que seja reconhecidamente eficaz? Quero dizer, que esteja trabalhando e abrindo canais para a manifestação da Verdadeira Vontade de seus Membros?

Se possível for, seria interessante ouvir mais sobre como essas organizações funcionam a partir das experiências dos seus membros e / ou líderes, se eles estiverem disponíveis.

Certo de que os colegas iram tomar esse post como algo construtivo,

Z.

Acho que os colegas de fórum que expressaram dúvidas com relação a por onde iniciar os estudos e as práticas são pessoas que recém começaram a tatear o "universo ocultista". Eles tem algumas poucas informações (talvez até equivocadas), algumas leituras, um pouco de receio e muita curiosidade. Não são membros de ordens ou escolas, são curiosos. E não há nada de errado com isso, é assim mesmo que normalmente se começa.

Qualquer ordem mágica ou mística tende a valer-se de um esquema de degraus para situação de seus membros. Normalmente existe toda uma hierarquia, um estágio probatório, uma cerimônia de aceitação de um novo membro, cerimônia de passagem de grau, mensalidade... às vezes até carteirinha de membro tem.

Não é muito usual deixar o camarada “solto” pra praticar o que bem entender, muito embora na A.´.A.´. não exista restrição de prática, podendo-se começar por onde for da vontade de cada um, ainda assim alguns requisitos são “exigidos” e é dada instrução referente aos mesmos.

Mas pelo pouco que conheço, e até onde consigo me lembrar, não há uma única escola ou ordem mágica ou mística (thelêmica ou não) em que não exista um “passo a passo”, seja por instrução oral, seja por meio de monografias. Ninguém é largado “cru” sem instrução nenhuma para fazer o que bem entende.

Claro que muitas coisas não são dadas completamente mastigadas e se espera que o estudante aprenda por si só, intuitivamente; o que é natural, já que algumas respostas fazem parte do caminho individual de auto-descoberta de cada um.

Quanto à eficácia dos métodos são outros quinhentos... Não me sinto confortável para esse tipo de discussão por não me achar com “bala na agulha” suficiente para tanto. E até porque, pessoas diferentes se adaptam a métodos diferentes de formas diferentes. Crenças, simbologias, concepções da realidade são coisa muito particulares. O que pra mim pode ser uma semente sagrada, um símbolo da vida, da beleza Divina e da perpetuidade da Natureza, pra você pode ser (e provavelmente seja) só um maldito caroço de pêssego.

Já a Verdadeira Vontade, eu acredito que ela se manifestará mais cedo ou mais tarde no Buscador sincero independentemente de "meios" ou "canais". É algo forte demais para ser represado por uma vida inteira.

(Comentário removido pelo administrador)

Aluvaia,

Bom, acho que você tem razão em alguns pontos, mas acho complicado naturalizar e dizer que "é assim mesmo que se começa". Talvez seria mais correte dizer que "quem não tem cão, caça como gato", isto é, quem não tem por onde começar, começa por qualquer canto.

Quanto a Astron Argon, não sendo filiado a Ela, me resguardo, não falo sobre. Apesar de ter deixado claro em outro tópico que sou da opinião que essa Ordem não é para "novatos".

Se os métodos não forem eficazes e verificáveis, isto é, se eles não produzem frutos através da iniciação, acho que a coisa toda de Graus e Passo-a-passo perde a objetividade. Fica cada um por si e "Deus" por todos, voltamos pro tal do "antigo aeon", pro segredo, pro medo do escuro e da fogueira. Eu realmente acho, por isso fiz o tópico, que alguém que está iniciando pode tirar proveito da experiência dos outros que eventualmente experimentaram e obtiveram sucesso. Esse não é o argumento usado no Liber 61?

Ethar,

É, também tou chegando a mesma conclusão. Entretanto parece que o Collegium ad L.V.X et N.O.X promove o treinamento em Magick e o Circulo Iniciático de Hermes promove o treinamento em Magia e Misticismo. O Goya parece um sujeito bem intencionado, vi umas entrevistas dele e achei bem interessante, apesar do jeitão medieval.

Por que será que Thelema, Ordens e Iniciação é um assunto tão sentimental pros Brasileiros? Talvez tenha algo haver com a herança do Golpe Militar, afinal quem recebeu thelema aqui e continuou estava vivo durante o golpe. Da a impressão de que é preferível não abordar certos assuntos pra não tocar na ferida de uns pouco em detrimento de uma maioria cada vez mais interessada nesse assunto e disso vem mistério, vem uma impressão distorcida de respeito construído na desconfiança e em meias informações.

Z.

Zosimo...

O que eu falei com relação a ser “normalmente assim que se começa”, é baseado na minha própria experiência e observação, não digo que tenha que ser assim, mas o que mais vejo acontecer é o camaradinha começar com umas leituras, ou começar a ouvir determinadas bandas (como no caso do menino do outro tópico) e acabar curioso com o “mágico”. E é nesse momento que ele precisa de alguma orientação, pois já vi gente “boa” se dar “mal” por uma certa omissão de socorro. E vi com os olhos!

E concordo com você quando diz que a A.´.A.´. não é para "novatos", e justo por isso também não sou afiliado à Ela, aliás, à Ordem nenhuma. E meu conhecimento sobre o assunto é absolutamente superficial, assim como eu. Mas como além de superficial sempre fui também meio falastrão, eu, ao contrário de você, não me resguardo. Até porque, hoje em dia não existe mais “segredo”, hoje existe o contrário de “segredo”.

Antigamente o camarada que era um pouquinho mais esperto, e dava a tremenda sorte de estar no lugar certo na hora certa, poderia se tornar um candidato aos Mistérios e ai, com MUITO esforço e dedicação, ele poderia se tornar um Essênio, ou um Pitagórico, ou um Xamã, um Maçom,um Martinista, um Rosacruz... Hoje, ele diz uma palavra ao Dr. Google – que tudo sabe, tudo vê – e 192 páginas se abrem à sua frente, e se for capaz de ler a cada uma delas, ele poderá achar tanta informação que não será capaz de digerir numa vida inteira, nem tampouco de verificar a sua veracidade.

E isso é bom! Não é ruim, não. Que bom que temos escolha, diversidade, liberdade. E é claro que devemos tirar proveito das experiências uns dos outros. Não é por outro motivo que estamos aqui hoje, num Fórum de discussão.

Mas o ponto para o qual quero chamar a atenção é seguinte: Quando se nascia no “oco” do mundo, numa época FDP, e dava-se a sorte de se deparar com UM ÚNICO caminho para trilhar, ainda assim, apesar dos pesares, tínhamos homens iluminados que descobriam coisas por si mesmos.

Sei que é “lugar comum” dizer, mas mais importante do que o Caminho que se segue, é a Vontade do caminhante de caminhar.

Já que citou: “A Grande Obra é uma, a Iniciação é uma, e a Recompensa é uma, embora diversos sejam os símbolos com os quais o Inexprimível é revestido.” Significa: todos os caminhos, um único fim.

Às vezes as gente precisa se dar conta de que não precisa necessariamente de bexiga pra nadar.

Aluvaia,

Concordo, novamente, em partes... Não acho que exista essa exposição toda. Pelo contrário, percebo certo elitismo quando se fala da Iniciação e do acesso a Ela. Esse elitismo parece vir exatamente dessa ilusória ausência de Segredo. Algo como, já que está tudo devidamente publicado, que todo mundo pode encontrar mais ou menos, por si só, o caminho, então deixa a coisa rolar. Um conhecido instrutor da Astron Argon e que também modera um forum sobre Magick e Misticismo acertadamente comenta que a primeira ordália do aspirante, com tanta (des)informação é a do discernimento*. Eu, na mesma pegada que você, comecei sozinho, continuo sozinho e, vivendo no Brasil, provavelmente continuarei sem filiação a Ordem alguma. Obvio, não estou aqui (não tenho bala na agulha, como vc diz) pra julgar ninguém ou organização alguma. Gostaria antes de saber, o que esse pessoal que trabalha em prol da Grande Obra tem feito? (não vale falar do HadnU, rsrs) Tenho visto algumas coisas interessantes, mas nem perto de algo como a tese de Adepto Maior ou um Líder de uma Escola de Pensamento como um Adepto Isento. E cara, tem gente que clama esses negócios por aqui e quando você vai inquirir sobre isso, já viu, é afetação pra todo lado... Sinceridade? Eu vejo, com prazer, essas questões serem discutidas, e me engajo nelas quando o conhecimento me permite, em Forum's** internacionais sobre o assunto. Tudo sem querelas, sem sentimentalismo, sem levar pro lado pessoal, entende? A coisa, pela coisa em prol da coisa (iniciação). Aquela parte do Causae, como entendo ela, é quem ta lá deveria simplesmente ajudar, "mostras", mas obvio, ninguém é obrigado a nada. Pra finalizar, fui pra bem longe do tópico, mas acabo por concluir que realmente aqui no nosso Braza ta difícil tratar desses assuntos de forma técnica, sem chacota, na base da Fraternidade. A ultima que vi foi um "iniciado", dizendo que a Ordem dele que está voltando a ativa servia a sociedade brasileira e que se a sociedade brasileira não tivesse afim (d)eles (a ordem) iam se recolher ao silêncio e pronto... Sacou o ponto? ;)

Nem tão pontualmente seu,
Mas disposto a continuar sem querelas,
Zosimo de Panópolis.

heruraha.net / Jim Eshelman
*
Lashtal.com

Pelo visto você andou ferindo alguns sentimentos por ai.
As pessoas são sensíveis, Zosimo... rsrsrsrsrsrs

Pois é, falando sério agora...

Entendo e concordo com o que disse. Existe tanto uma questão de ininteligibilidade proposital em algumas ideias (algo como “ai está, exposto, mas você é incapaz de compreender dada a grandiosidade do que lhe apresento”), como uma resistência em responder certas questões. Mais ou menos como se o grande artista se sentisse ofendido por ter de explicar a obra. Ou como se todas as perguntas, por simples que fossem, necessitassem de uma resposta enigmática e dúbia (própria de quem não sabe o que diz) que mais confunde do que elucida.

Isso quando os egos não resolvem competir e, como diz uma amiga minha, jogar uma “partida de Cabala” pra ver quem é mais mago.

Quando este fórum esteve temporariamente fora do ar, tempos atrás, peregrinei meio sem rumo para achar outro lugar com gente “de verdadinha” pra trocar uma ideia. Achei um monte de gente doida, delirante e perigosamente "umbilicocêntrica". Tem muita loucura por ai, e a desinformação pode ser muito mais nociva do que a “não informação”.

Mas como o tópico é sobre “o que se tem feito de construtivo” e não sobre “o que não se tem feito”...