Origem do RMP

Alguém sabe a origem do Ritual Maior do Pentagrama, qual o primeiro grimório em que aparece descrito, etc?

A Cruz Cabalística aparece antes em Dogma e Ritual de Eliphas Lévi. O Ritual completo, eu não conheço nada antes da Golden Dawn, na preleção de conhecimento 0=0.

A parte dos arcanjos vem de uma oração judaica, não me lembro bem a origem.

Acho que "como um todo" a origem é a própria Golden Dawn. Quanto aos pedaços, talvez venha de:

A Cruz Cabalística provém do pai nosso, dependendo a versão. Os evangélicos luteranos, por exemplo, finalizam com "Pois teu é o reino, o poder, e a glória, para todo o sempre, amém". Se conectarmos R+C - Johannes Valentinus Andreae - Luteranismo - faz todo o sentido.

A Evocação dos Arcanjos parece vir de uma pequena oração judaica: "Em nome de Hashem, Deus de Israel, que Michael esteja à minha direita, Gabriel à minha esquerda, Uriel à minha frente, e Raphael atrás de mim; e acima de minha cabeça o Shechinah"

Os tetragramas, no menor, não simbolizam elementos especificamente, mas nomes quádruplos de Deus (o RmP trabalha o sistema todo, e não "apenas terra").

No maior, temos AL - Água através de Chesed (Mem), Elohim [Gebur] - Fogo por Geburah (Shin), Yehovah [Eloah ve Daath] por Tiphareth (Aleph) - todos em Briah - e Adonai [Ha Aretz] em Malkuth (Assiah). Ver diagrama do Amesh+Th pela Árvore da Vida.

As pontas do pentagrama apontam os elementos de acordo com a posição dos signos fixos na roda do Zodíaco (vendo ponto cardeal e signo x elemento).

A posição dos elementos nos quadrantes vem de acordo com a associação dos Anemoi (Quatro Deuses Ventos Gregos) e os pontos cardeais.