Os demônios da goetia são "ilusórios", "fora de curva" ou são "canônicos"?

A pergunta ta no título mesmo.

EDIT: Resolvi editar pra explicar melhor, no caso ilusórios seria como se eles fossem uma “interpretação do magista” por assim dizer, fora de curva seria se fossem diferentes dos demônios que caíram com lucífer (pelo menos é o que a história conta) e não obedecessem essa hierarquia ou se são “canônicos”, que no caso caíram com lucífer e obedecem a essa hierarquia.

Alguém por favor responde nem que seja qualquer coisa que passe na cabeça…

Crowley escreveu especificamente sobre espíritos da Goetia em A Interpretação Iniciada da Magia Cerimonial, mas a atitude dele em relação a magia x psicurgia varia ao longo dos anos. Esse texto foi escrito por volta de 1902 e voltado para o público mais “cético” que ele deseja atrair.

O comentário que eu acho mais relevante é este trecho do Liber O vel Manus et Sagittæ, que para mim também se aplica à Goetia:

"Neste livro fala-se das Sephiroth e dos Caminhos; de Espíritos e Conjurações; de Deuses, Esferas, Planos e muitas outras coisas que podem ou não existir.

É irrelevante se elas existem ou não. Ao fazer certas coisas certos resultados seguirão; os estudantes são seriamente advertidos a evitar a atribuição de realidade objetiva ou validade filosófica a qualquer uma delas.

[…] O estudante, se atingir qualquer sucesso nas práticas a seguir, se verá confrontado por coisas (ideias ou seres) deslumbrantes ou terríveis demais para serem descritas. É essencial que ele permaneça o mestre de tudo o que vê, ouve ou concebe; doutra forma será escravo da ilusão e presa da loucura."

2 curtidas

O que você quer dizer com fora da curva e canônicos.

Vou supor que entendi o que você quis dizer.

Primeiro, somente a prática com esse sistema poderá lhe dar alguma conclusão. Crowley, aparentemente, só praticou a goetia uma vez até chegar na conclusão que o colega mencionou acima. Ele afirmou ter visto o espírito, Kenneth Grant menciona em algum lugar que ele e Allan Bennet conseguiam até mesmo tocar os espíritos (mas não dá pra confiar em muita coisa que Grant diz). Se você VÊ um fantasma na sua frente, se ele FALA com você, se você TOCA (com a espada por exemplo) a criatura, se ela FAZ coisas que você ordenou acontecerem então me diga COMO que isso pode ser só uma ilusão da sua cabeça.

Pense: como esses espíritos se tornaram conhecidos.

Os goéticos são espíritos que, em tese, os magos judeus evocaram através de pantáculos e orações e salmos. Pela graça de Deus, assim dizem, e dos anjos, os espíritos demoníacos simplesmente apareciam de fora do círculo e eram interrogados pelo mago. O mago obtinha seus nomes, funções e selos. Foi assim que teria surgido o Ars Goetia, como um manuscrito supostamente encontrado por um rabino no templo de Salomão. Os demônios desse grimório teriam sido evocados pelo próprio rei e interrogados por ele (ignore o fato de que eles são chamados de duques, presidentes e outras nobrezas que não existiam na época de Salomão). Provavelmente esses demônios foram catalogados por exorcistas e magos durante décadas, por isso muitos deles têm funções idênticas, e o autor simplesmente tentou organiza-los com o número 72 em uma ordem qualquer.
Quando o mago intencionava evocar um espírito demoníaco ele não ia sozinho, iam assistentes e guardiões, era considerado um trabalho perigoso. Nenhum deles pensava: isso é só uma conversa com a IA do meu cérebro.

Pelo exemplo que dei também fica bem claro que os goéticos não eram “frutos da bronha” como os “servidores” do caoísmo e seus sigilos grosseiramente materialistas. Os goéticos eram produto de uma epifania, suas “formas telesmáticas” ou “imagens mágicas” como diz no 777 eram formas REAIS, quer dizer que eles APARECIAM daquela maneira, não foram os magos que imaginaram “hnnn acho que Astaroth tá relacionado com masturbação pq era o nome de uma deusa do sexo fenícia, então vou desenhar ele pelado e com uma cobra não mão direita pra representar seu vício na punha”.

Então sim, são reais, objetivos mas provavelmente são sombras dos mortos que se manifestavam com nomes demoníacos que conheceram em vida. Os selos no entanto parecem construções arbitrárias dos próprios magos, feitas para representar o goético.
No final das contas, são os deuses esotéricos do panteão judaico, os católicos tendo seus santos parecem não ter muita necessidade da Goetia que, neles, se manifesta como uma forma de magia negra perigosa (tradições do Grimorium Verum). Se você tem uma religião com um Deus só será inevitável que apareçam espíritos, anjos e diabos para serem úteis em coisas que esse Deus simplesmente não é. Se o monoteísta quer uma bela garota, precisa de um demônio, se ele quiser um belo garoto então tem que ser um dos demônios mais pesados. Mas esses demônios não se curvam ao homem, por isso o homem tem que apelar e usar a autoridade do Deus chefe desse panteão.
É uma forma de magia que SÓ FUNCIONA se você seguir essa hierarquia. Esses cultos que são feitos aos goéticos, essa ideia de 'trocar" uma ideia com eles, não produz nada. A minha sugestão pra você é, desconsidere minha opinião e tente praticar isso por 1 ano. Alguma coisa acontecerá e você volta aqui e dá sua conclusão.