**10. DE SOMNIS
a) Causa per Accidens
**
ASSIM como todas as Doenças tem duas Causas Conjugadas, uma imediata, externa e excitante, a outra constitucional, interna e predisponente, assim também é com os Sonhos, que são Distúrbios, ou Estados de desequilíbrio, do Consciente; Perturbadores do Sono como os Pensamentos são da Vigília.
A Causa externa e excitante dos Sonhos é comumente de dois tipos: videlicet, em primeiro lugar, a Condição física do Adormecido; como um Sonho de Água é causado por uma Chuvarada lá fora, ou um Sonho de Estrangulamento é causado por uma Dispnéia, ou um Sonho de Volúpia é causado pelas Congestões seminais de uma Vida impura, ou um Sonho de queda ou de vôo é causado por algum Equilíbrio instável do Corpo.
Segundo, o Estado psíquico do Adormecido; o Sonho sendo determinado por recentes Acontecimentos da Vida dele, em geral aqueles do Dia prévio, e especialmente Acontecimentos que tenham causado Excitação ou Ansiedade, tanto mais quanto tais Acontecimentos estejam inacabados ou irrealizados.
Mas esta Causa excitante é de Natureza superficial, qual um Manto ou uma Máscara; e assim apenas empresta Aspecto àquela outra Causa constitucional, que jaz na Natureza mesma do Adormecido.
**11. DE SOMNIIS
b) Causa per Naturam
**
A ÍNTIMA, constitucional, ou predisponente Causa de Sonhos está sob a jurisdição da Vontade mesma. Pois aquela Vontade, estando sempre presente, se bem que (talvez) latente, desvela-se quando não mais inibida pelo Controle consciente, que é determinado apenas pelo Ambiente, e portanto muitas vezes é contrário a ela. A Vontade se declara, como que num Espetáculo, e se mostra assim disfarçada ao Adormecido, como um Aviso ou uma Admoestação. Todo sonho, ou Espetáculo de Fantasia, é portanto uma Mostra da Vontade; e a Vontade, não mais sendo impedida pelo Ambiente ou pela mente consciente, vem como um Conquistador. Mesmo assim, geralmente ela tem que vir sentada na Carruagem da Causa excitante do Sonho, e portanto sua Aparição é simbólica, como uma Escrita em Cifra, ou como uma Fábula, ou como um Enigma em Desenhos. Mas sempre ela triunfa e se cumpre nisso pois o Sonho é uma Compensação natural no Mundo interno por qualquer Fracasso de Consecução no externo.
**12.DE SOMNIIS
c) Vestimenta Horroris
**
MAS ENTÃO, se num Sonho a Vontade triunfa sempre, como é que um Homem pode ser vítima do Pesadelo? Disto a verdadeira Explicação é que num tal caso a Vontade está em Perigo, tendo sido atacada e ferida, ou corrompida pela Violência de alguma Repressão. Portanto a Consciência da Vontade é dirigida ao Ferimento, como na Dor, e busca Conforto em uma Externalização, ou Representação, daquele Antagonismo. E como a Vontade é sagrada, tais Sonhos excitam um Êxtase ou Frenesi de Horror, Medo ou Desgosto. Assim, a verdadeira Vontade de Oedipus era para a cama de Jocasta; mas o Tabu, forte tanto por Hereditariedade quanto por Ambiente, estava tão grudado àquela Vontade que seu Sonho concernente ao seu Destino foi um Sonho de Medo e Repugnância, o Cumprimento desse Sonho (mesmo em Ignorância) foi um Encantamento capaz de agitar todas as Forças subconscientes do Povo em volta dele, e sua Realização Consciente do Ato foi uma Loucura capaz de impedi-lo à Cegueira auto-infligida e ao furioso Exílio.
**13. DE SOMNIIS
d) Sequentia
**
APRENDE firmemente, ó meu Filho, que a verdadeira Vontade não pode errar; pois é o teu Curso decretado no Céu, em cuja Ordem há Perfeição.
Um Sonho de Horror é portanto o mais sério de todos os Avisos; pois significa que tua Vontade, que é teu Ente em seu Aspecto Dinâmico, está em Aflição e Perigo. Assim, tu deves instantaneamente procurar a Causa daquele Conflito subconsciente, e destruir teu Inimigo por completo, usando tua Mente Consciente como um Aliado daquela verdadeira Vontade. Se, então, existe um Traidor em tua Mente Consciente, quanto mais necessário será para ti o erguer-te e extirpá-lo antes que ele te infeccione completamente com a Divisão de Propósito que é a primeira Brecha naquela Fortaleza da Alma cuja Queda a levaria à Ruína informe cujo Nome é Choronzon!
**14. DE SOMNIIS
e) Clavícula
**
O SONHO agradável é portanto um Espetáculo representando a Satisfação da Verdadeira Vontade, e o Pesadelo é uma Batalha simbólica entre a Vontade e seus Assaltantes em ti mesmo. Mas pode haver somente uma verdadeira Vontade, tal como pode haver apenas um Movimento correto a qualquer momento em qualquer Corpo, não importa de quantas Forças aquele Movimento seja a Resultante. Busca portanto esta Vontade, e conjuga com ela teu Ente consciente; pois isto é o que está escrito no Livro da Lei: "tu não tens direito a não ser fazer a tua vontade. Faze aquilo, e nenhum outro dirá não." Tu vês, ó meu Filho, que toda Oposição consciente à tua Vontade, quer por Ignorância, quer por Obstinação, quer por Medo de outros, pode no Fim ameaçar mesmo teu verdadeiro Ente, e conduzir tua Estrela à Desastre.
E esta é a verdadeira Chave dos Sonhos; sê diligente em seu Uso, e abre com ela as Câmaras secretas do teu Coração.