Pergunta idiota sobre Astrologia

Estou dando meus primeiros passos nessa arte, que sempre me intrigou, e me surgiu uma dúvida.

Os signos do zodíaco se referem a posição em que um planeta está no céu. Minha dúvida é quanto ao Sol. Se o Sol sempre nasce no leste e se põe no oeste, eu não entendo como em novembro ele está em Escorpião, e em fevereiro ele está em Aquário.

Obrigado

Precisaria de um diagrama pra te esplicar isso... mas como nao tenho nenhum, vou tentar te esplicar com palavras...

1- Alem do movimento de rotacao que dura 24 hras e coincide com o nascer, por e renascer do sol, ha o movimento de translacao que coincide com 1 ano e com as quatro estacoes...

2- O circulo zodiacal esta tanto ao redor do ponto de vista da terra, como do sol... mas com a confirmacao do nosso sistema heliocentrico (e nao geocentrico como a maioria acreditava antigamente) o circulo zodiacal esta ao redor do sol.

3- Como a Terra da uma volta em ao redor do sol em torno de 1 ano, e esse diametro pode ser dividido em 12 como o circulo zodiacal... do ponto de vista da Terra (ja que a astrologia terrestre eh feita para os moradores da Terra), eh o sol que gira em torno dela, e percorre o circulo zodiacal.

Entender isso tambem ajuda a entender porque alguns planetas parecem ter movimento retrogrado em algumas partes do ano.

Venus e Mercurio sao um exemplo... ja que suas orbitas em torno do sol sao mais internas que a da Terra, eles parecem ziguezaguear em torno do Sol durante o ano e "andar pra tras" alguimas vezes, enquanto do ponto de vista da Terra o Sol parece da uma volta completa em torno de nos.

Entendi cara... Tudo faz sentido agora! Valeu!

O diagrama que vc queria mostrar era esse?

no alt

Exatamente! [;)]

Venho aqui não para responder a pergunta ao tópico, mas para fazer uma própria pergunta e gostaria de aproveitar este tópico aberto...
Bem, simbolicamente e para todos os assuntos que se usam astrologia, o signo ocorre ao mesmo tempo em todo o globo terrestre, mas só que a estação será contraria... Exemplo: Leão: Ocorre entre julho e agosto, pois o sol nasce sobre a costelação de leão... mas enquanto no hemisfério sul é o ápice do inverno, no norte é o ápice do verão. Então não seria por isto que as várias obras relacionadas ao assunto coloca leão como um simbolo de fogo, já que o estudo começou no hemisfério norte e a maioria das obras que chegam aqui também são de lá, e os tradutores não levam isto em consideração? sendo assim uma pessoa no hemisfério sul continuaria sendo um leão (pois o sol nasce sobre a costelação de leão), mas suas caracteristicas seriam o do seu oposto, que neste caso seria aquário, que é o ápice do inverno no hemisfério norte, é isto ou é mais complicado que isto? Vim com esta pergunta pois eu nunca vi nem uma obra do ou traduzida para o português que vi tratar sobre o assunto falar a respeito deste caso, sei que grandes mestres como Motta, Crowley não iriam deixar passar isto. Afinal estas são umas das várias chaves que se ganha ao participar de uma ordem (fazer esta distinção entre os 2 hemisférios) ou a minha pergunta estar fora de sentido?