Pergunta simples e direta sobre magia do caos e o liber null

É possível praticar magia do caos sem fazer parte de algum “Pacto” (grupo criado para praticar magia do caos juntos, se eu entendi o liber null). E praticando sozinho como eu alcanço os maiores níveis na magia do caos segundo o liber null: neófito, iniciado, adepto e mago. E também posso ser um bruxo do caos ao invés de um mago do caos? (diferença entre bruxo e mago: bruxo usa qualquer fonte de poder para fazer sua magia e o mago utiliza somente suas forças.)
Resumindo o tópico eu quero saber como eu cresço em magia do caos trabalhando sozinho.

Obrigado desde já pelas respostas.

93!

Boa noite.
Respondendo sua questão, pois tem algumas coisas misturadas aí justamente por conta do Liber Null.

Magia do Caos é um conceito de magia, desenvolvido a partir dos anos 70 por Carroll e outros ocultistas, mas que veio a se consolidar nos anos 80 dentro do Pacto Mágico dos Iluminados de Thanateros (ou simplesmente IOT, ou seja o “pacto” mencionado é um grupo/ordem específico), inclusive nessa época que se consolida o nome de Magia do Caos, e eles vem a usar a estrela do Caos como um símbolo tanto para a magia do Caos, quanto para a IOT

O Liber Null trata da magia do Caos, mas refletindo a estrutura da IOT, Uma vez que uma nasceu de dentro da outra.

Os graus que vc mencionou (neófito, adepto, mago, etc), são graus da IOT, e estão ligados muito mais ao comprometimento com o grupo do que com desenvolvimento mágico. Essa é a estrutura hierárquica da Ordem. A magia do caos em si não possui nada disso.

Inclusive, o Liber MMM, parte do Liber Null, era o treinamento para se entrar na IOT, que alguns anos atrás foi substituído pelo Livro do noviço.

Caso tenha interesse, aqui tem mais informações: Afiliação | IOT Sul-América

Magia do Caos em si, não visa graus de desenvolvimento, podemos dizer a grosso modo que é magia pragmática focada em obtenção de resultados. Ou seja, ser proficiente em magia do caos é praticar atos mágicos, e obter resultados dentro do conceito de como se opera magia dentro desse “estilo”. Magia do caos pela magia do caos, não tem haver com títulos.

Falo com segurança pois já fui membro e conheço bem a IOT por dentro . Inclusive se vc for no site da Sessão Sul-americana, e baixar “o livro”, vc terá muitas informações, história e pontos importantes lá.

Vc pode praticar magia do caos sem estar vinculado a nenhum grupo, pode praticar sozinho, com amigos, como vc achar melhor. Vc só precisa entender o conceito e aplicar as técnicas que julgue que funcionem melhor dentro desse mecanismo mais pragmático, e a partir daí ir desenvolvendo seu estilo.

Você pode buscar e incorporar outras formas de praticar magia caso seja da sua vontade, pois é justamente questões relacionadas a paradigmas e crença orgânica que faz da magia do caos o que ela é (servidores e sigilos são apenas técnicas que atendem bem ao propósito), um meio de flexivel de magia focada em resultado.

Não se prenda a rótulos de Bruxo ou Mago, faça sua magia, a magia do caos veio para quebrar convenções, mas vejo pessoas muitas vezes querendo se agarra à elas. Pode ser válido se fizer parte de algum paradigma que a pessoa esteja trabalhando, para algum fim específico, mas esses conceitos de bruxo, mago ou feiticeiro, por conta disso ou daquilo, é meio que se prender sem necessidade.

Para finalizar, recomendo muito o livro Magia do Caos escrito pelo Luiz Z Siqueira, um dos livros mais palatáveis e inteligente sobre o tema. Escrito por um Brasileiro, criador do Caos - a jornada, e também ex-membro da IOT.

Abs

93, 93/93

Kadu

1 curtida

Muito obrigado pela resposta foi muito enriquecedora, o fato de não precisar ser com um grupo e não ter graus de desenvolvimento, até um utilizador da magia do caos criar um grau para si ^^

Oi. O próprio liber foi desenvolvido para a prática solitária. Basta praticar e ir avançando nas exigências q ele mesmo impõe. Na realidade toda prática é solitária e as práticas em grupos só terão sucesso com pessoas q já tem esse hábito.