Pistis Sophia

Irmãos, li a pistis sophia com comentários de HPB, e me parece que a mesma descreve um sistema de iniciação, afinal os arrependimentos de pistis sophia, segundo HPB, são superados a partir das iniciações, quando a grande luz começa a retirá-la do caos. O que os irmãos pensam a respeito?

Também já li e acredito que seria possível relacionarmos com a libertação, eliminação de defeitos que prejudicam os estudantes na senda e principalmente com o despertar da consciência, que é gradativo.

Essa é minha humilde opinião, abraço !

pelo menos pra mim não foi muito esclarecedor.

Li porque precisava ler, mas creio que devem haver outras obras mais "proveitosas" ou de mais fácil entendimento a respeito da "gnose cristã"!

O Guia Espiritual de Molinos mesmo não sendo gnostico(?) é um bom exemplo de um conceito proveitoso proveniente dos cristitas.

Foi bom você citar o guia espiritual de molinos, até hoje não consegui uma versão em português, você sabe se existe?

Eu tenho uma!

Ainda não postei no 4shared porque to sem net. mas assim que fizer isso, aviso e passo o link pelo hadnu.!

Só não pode postar o texto no site por causa dos direitos autorais.

Mas providencias quanto a isso já estão sendo tomadas! [;)]

Você é o cara !

:-)

Como prometido,

O Guia Espiritual de Miguel de Molinosm em portugues.

http://www.4shared.com/document/vavI_jVB/05_O_Guia_Espiritual_-_Miguel_.html

Obrigado, será de grande ajuda !

93

O Guia Espiritual de Molinos mesmo não sendo gnostico(?) é um bom exemplo de um conceito proveitoso proveniente dos cristitas.

Grande Lork.

concordo. e tbm tem outras obras.

93,93/93

Att:

THIAGO CARDOSO.

Mas... Retornando ao assunto original da discussão, a pistis sophia é considerada um dos mais importantes textos gnósticos. É uma linguagem muito complexa, que deve ser analizada palavra por palavra. Mas o texto comentado por HPB é muito bom, e deixa claro o caminho da elevação espiritual. [:)]

Bom, consegui enchergar uma anlogia com a qaballah. Afinal, a peregrinação da árvore da vida começa em Malkuth, de baixo. Acredito que a alma antes de estar encarnada, fica em um plano mais elevado, e após se sentir atraída pela matéria, que na pistis sophia se chama auto-concentrado, e aí que se dá a queda, mencionada algumas vezes na Cabala Mística de Dion Fortune. Na verdade são 13 arrependimentos. Não consigo traçar analogia entre esses 13 arrependimentos e as 10 sephiroth, mas creio que exista alguma aí.

http://caminhodomeio.wordpress.com/2007/11/20/pistis-sophia-por-raul-branco/ Aqui neste link fala um pouco(o escencial para compreender este livro hieroglífico). > pelo menos pra mim não foi muito esclarecedor.

Li porque precisava ler, mas creio que devem haver outras obras mais "proveitosas" ou de mais fácil entendimento a respeito da "gnose cristã"!

Bom, eu também li por ler da primeira vez, mas acho que se for analizado ele é muito útil. Um livro que lir porque tinha que ler é o tao te ching. Não gostei muito.

Aqui está o link go Guia espiritual de Molinos em português em uma versão ótima. O OCR ficou perfeito. Mas não fui eu quem executei o OCR. Foi um tal "Frateraec".

http://www.megaupload.com/?d=22AK0CXF