Por onde começar

Olá, eu desenvolvi recentemente um interesse imenso pelo ocultismo como um todo, especialmente pela área da Sigilação e Magia do Caos, e gostaria de saber por onde começar a ler e aprender sobre o assunto.

(Comentário removido pelo administrador)

Saudações!

Também sou muitíssimo interessado em Magia do Caos.

E se você aceita "prata da casa" como sugestão de leitura, segue alguns links:

http://hadnu.org/discussoes/160-duvidas-sobre-sigilacao

http://hadnu.org/discussoes/148-com-relacao-ao-caos?page=2#comment-2380

http://hadnu.org/discussoes/182-postura-da-morte

http://hadnu.org/discussoes/158-tecnognose-techgnosis

Tem também o http://www.mortesubita.org/ que tem um montão de informações.

Qualquer dúvida específica, fique à vontade para perguntar. Se souber, respondo. Se não souber, digo com todas as letras que não sei.

Oi!

Permita-me dar minha opinião.

Acredito que Crowley é fundamental para qualquer ocultista contemporâneo.

Ele tem um postulado que diz que "magia é a ciência e a arte de causar mudanças de acordo com a vontade".

Mas qual vontade?
Qualquer uma?
Qualquer desejo passageiro?
Sim?
Não?
Ou ele estaria falando da Verdadeira Vontade?
Nós podemos causar qualquer mudança ao bel prazer de nossos desejos?.

Estou falando isso pois o interesse inicial é Sigilação e Magia do Caos e parece fácil formular um desejo em uma frase elaborada cuidadosamente (pois, cuidado com o que você deseja, eles alertam), fazer um jogo de letras e um símbolo disso e carregá-lo. Pronto!

Será que a Magia é uma ciência exata?
E o método de gnosis? xiiiiiii, e esquecer o desejo então? xiiiiiii
E se você falhar, foi por isso em.....não sabe fazer.
Ah, você vai precisar de um guru ou várias tentativas, e, pode ser que um desejo se realize, como se por mágica? Ah, talvez sim né? Por mágica! Mas seja científico no método e critério, e talvez você se lembre daquele clássica parábola Indiana do discípulo que queria atravessar o Ganges andando.

Seria bom mesmo você escrever os desejos neste método e tudo se realizar né? Será?

Uma mudança envolve vários fatores e não somente uma pessoa.
O Universo é tipo várias engrenagens não?
Mas vamos todos poluir o ambiente com nossas indústrias e carros, sem problemas! Ou com nossos desejos egoístas.

Sem falsa moralidade aqui.
Nada é verdadeiro e tudo é permitido não é?
Que eu não venha com moralismo e restrições.
Vamos botar pra quebrar.
O bem e o mal é relativo.
Relativo.
Pessoal.
Será que o bem e o mal é relativo?
O que nos mantém vivo deve ser algo só meu né?. hehe.

Enfim meu caro desconhecido,
talvez a mudança só ocorra se ela estiver de acordo com sua mais alta Vontade.
Ou não!
Mas bora lá.
Vamos fazer magia para conquistarmos nossas vontades!

Poderíamos reformular assim que a "magia é a ciência e arte de causar mudanças de acordo com a Verdadeira Vontade".

Mas quero deixar isso no ar.
E talvez quem cumpra sua Vontade não precisa de Mágica para isso.
Att

Por quê hoje em dia o termo "sigilar" está quase sempre como resposta a perguntar como "Por onde começar?"?

Porque é uma prática considerada relativamente fácil e de resultados rápidos e sensíveis, desde que devidamente realizada.

Mas não sei se deve ser resposta para "´por onde começar".

Em termos de magia e ocultismo, por onde começar? Pelos clássicos, eu imagino. E acho que essa seria a resposta de 98% dos estudantes do assunto.

Ocorre que nesse tópico, o termo sigilação fez parte da própria pergunta que deu origem ao mesmo, já que este faz explícita referência à Magia do Caos especificamente.

Acho que antes de começar você deve determinar o seu objetivo. E mais importante que isso, refletir sobre qual "lado" pretende escolher. Digo isto porque muitos iniciantes (não digo que é o seu caso) acabam por praticar magia negra sem saber. E sigilos são uma forma fácil de se fazer isso. Não existe magia negra, cinza ou branca na verdade. O que determina isso é a índole do mago. Magia é como uma faca que pode ser usada tanto para cortar quanto para matar uma pessoa. Magia negra é aquela na qual você não leva em conta as possíveis consequências de suas ações em relação ao próximo. Utilizar meios ocultos para prejudicar ou atentar contra o livre-arbítrio alheio é magia negra. E saiba que o universo é como um espelho, aquilo que você faz volta para você, às vezes em dobro. Dito isto, pense bem antes de utilizar sigilação para fins egoístas. Recomendo as seguintes obras sobre magia:

Franz Bardon - Magia Prática - O Caminho do Adepto
Franz Bardon - Frabato O Mago
Franz Bardon - A Prática da Evocação Mágica
Eliphas Levi - Dogma e Ritual de Alta Magia
Três Iniciados - O Caibalion
Dion Fortune - Autodefesa Psíquica
Krystos Meyer - Livro SS - Um Manual Prático de Magia

Os livros de Crowley são bem válidos também. Eu os acho bem contemporâneos embora não goste da pessoa. Apenas tente nunca prejudicar alguém. Boa sorte. Paz, amor e luz.

Alucard,

Faze o que tu queres há de ser o todo da lei.

Dentro da definição proposta no Liber aba sobre magia(k) onde é considerado qualquer coisa sobre um terceiro?

Sempre enfatizo que não existe "magia negra" como colocado pelos meios crististas, mas sim, aquela proposta de "Magia negra é qualquer tipo de ato intencional que não tem como objetivo nos aproximar do contato e conversão com o SAG", ora, qualquer ato, mesmo os que levam em consideração as "consequências com relação ao próximo (ou ao distante também)".
Concorda?

Amor é a lei, amor sob vontade.

diegoananias,

O problema é que muitos Thelemistas ou magos em geral se utilizam da máxima "Faze o que tu queres há de ser todo da lei" como se ela dissesse para fazer tudo o que se quiser sem pensar nas consequências. Possuímos sim muito poder para fazer quase qualquer coisa, mas existem leis maiores que não podem ser violadas. Como eu disse, não existe uma magia propriamente negra mas sim as causas e efeitos de quando se utiliza meios mágicos para prejudicar alguém. Não sei o que você considera como Sagrado Anjo Guardião mas acredito que o objetivo maior deva ser a união com o Eu-superior e a única maneira de se aproximar dele é alterando nosso modo de ser como um todo e elevando nossa vibração pessoal. Isso passa por alterar hábitos e estar disposto a andar de lado com a providência divina. Pensamentos e ações devem estar de acordo com o amor incondicional. Prejudicar alguém é uma visão egoísta e distorcida do verdadeiro ser. Geralmente, quem pratica magia negra pode ficar amarrado diversas vidas dependendo do que fez a alguém. Por isso considero "O Caminho do Adepto", de Franz Bardon um dos melhores livros para iniciantes de magia por que trata de treinar o controle de si mesmo.

https://www.youtube.com/watch?v=M2sNi_0DOp0

Senhores, boa tarde!

Alucard

Acho que estão ocorrendo alguns equívocos da sua parte.

“Magia negra é aquela na qual você não leva em conta as possíveis consequências de suas ações em relação ao próximo. Utilizar meios ocultos para prejudicar ou atentar contra o livre-arbítrio alheio é magia negra.”

Esta até pode ser considerada, por alguns, como uma definição de magia negra, mas não chega a ser uma unanimidade, sendo a definição dada pelo diegoananias muito mais razoável do ponto de vista thelêmico (se é que se pode considerar que exista um), mas enfim, é uma das diversas outras formas de ver as coisas.

“E saiba que o universo é como um espelho, aquilo que você faz volta para você, às vezes em dobro. Dito isto, pense bem antes de utilizar sigilação para fins egoístas.”

De onde você tirou isso? Só porque leu não significa que seja verdade. E não me venha falar em Karma, pois este é condicionado ao Dharma (e Dharma é um assunto bem complicado). E essa proporção (o dobro), de onde saiu? Por que não o triplo? Por que não metade? Por que não um décimo? Existe um “Karmômetro” pra medir?

Isso se chama “materialismo espiritual” e, na minha opinião, baseia-se na sua boa fé naquilo que outros lhe disseram ou que você leu em algum lugar, mas que não corresponde obrigatoriamente à verdade.

“Possuímos sim muito poder para fazer quase qualquer coisa, mas existem leis maiores que não podem ser violadas.”

Existem? Onde estão escritas? Você as leu? Ou você ouviu falar que existem e que alguma outra pessoa leu, mastigou e agora quer que os outros engulam? Não existem conceitos puros, todo e qualquer conceito será necessariamente filtrado pelos nossos próprios valores e tendências.

“Pensamentos e ações devem estar de acordo com o amor incondicional.”

Algum de nós sabe o que é isso, “amor incondicional”? Eu não sei. Incondicional extensivo a que?

“Geralmente, quem pratica magia negra pode ficar amarrado diversas vidas dependendo do que fez a alguém.”

Outra vez pergunto: como pode afirmar isso, se nem que existam outras vidas podemos afirmar sem apelar para a mais pura boa fé? Que você acredite nisso, é problema seu, mas quando resolve que essa é a “verdade” e a sai por ai professando, está agindo de forma leviana.

Não há nenhuma comprovação científica a respeito da reencarnação, e qualquer argumento em defesa desta pode ser facilmente refutado baseado em teorizações simples. Você acredita? Beleza... mas não afirme que assim é sem que possa provar que assim seja.

Ah, e deixa eu esclarecer, já que certas coisas implícitas podem levar ao erro:

EU NÃO ESTOU DEFENDENDO QUALQUER PRÁTICA DE MAGIA NEGRA, nem tampouco fazendo apologia ao fato de que fazer mal a quem quer que seja deva ser considerada uma atitude desejável (e nem o contrário). Estou fazendo um comentário imparcial e amoral, uma crítica da forma mais construtiva possível e sem querer denegrir ninguém, mas chamando atenção para o fato de que se está tomando como certo e livre de erros um conhecimento mastigado pelo ego de terceiros, baseados nos valores de terceiros e na fé destas mesmas pessoas em relação a conceitos inobserváveis.

Apenas pela via da analise e experiência é que podemos aprender de fato como age o Universo que nos envolve, já que o Universo de cada um é único e passível de diferenciações, e justamente por isso “faz o que tu queres”, e não “faz o que eu digo que é certo” ou "o que eu experimentei e funcionou".

1 curtida

Pois não caro aluvaia.

Senhores, boa tarde!

"Esta até pode ser considerada, por alguns, como uma definição de magia negra, mas não chega a ser uma unanimidade, sendo a definição dada pelo diegoananias muito mais razoável do ponto de vista thelêmico (se é que se pode considerar que exista um), mas enfim, é uma das diversas outras formas de ver as coisas."

Poderia me dar a sua definição de magia negra ? Com a mente aberta irei analisar e chegar às minhas conclusões.

"De onde você tirou isso? Só porque leu não significa que seja verdade. E não me venha falar em Karma, pois este é condicionado ao Dharma (e Dharma é um assunto bem complicado). E essa proporção (o dobro), de onde saiu? Por que não o triplo? Por que não metade? Por que não um décimo? Existe um “Karmômetro” pra medir?"

Bem, então você conhece o princípio de Karma certo ? A proporção foi um modo de dizer, o que não significa que as coisas ruim que fazemos não possam voltar piores.

"Isso se chama “materialismo espiritual” e, na minha opinião, baseia-se na sua boa fé naquilo que outros lhe disseram ou que você leu em algum lugar, mas que não corresponde obrigatoriamente à verdade."

Se não pudéssemos levar em conta o que os outros escreveram nem eu nem você estaríamos aqui, certo ? E não me baseio apenas no que leio mas também nas minhas experiências.

“Possuímos sim muito poder para fazer quase qualquer coisa, mas existem leis maiores que não podem ser violadas.”

Se você acha que matar alguém é algo que passará impune diante do infinito, peço que reflita sobre isso. E mais, se não houvessem leis maiores você não poderia estar aqui e agora porque nada estaria organizado para que qualquer cosia exista.

"Algum de nós sabe o que é isso, “amor incondicional”? Eu não sei. Incondicional extensivo a que?"

É uma coisa difícil de definir mas fácil de sentir. Veja qualquer pessoa como a que você mais ama. Se não souber o que amar, é necessário aprender porque isso não pode ser descrito com parâmetros lógicos.

"Outra vez pergunto: como pode afirmar isso, se nem que existam outras vidas podemos afirmar sem apelar para a mais pura boa fé? Que você acredite nisso, é problema seu, mas quando resolve que essa é a “verdade” e a sai por ai professando, está agindo de forma leviana."

Não há nenhuma comprovação científica a respeito da reencarnação, e qualquer argumento em defesa desta pode ser facilmente refutado baseado em teorizações simples. Você acredita? Beleza... mas não afirme que assim é sem que possa provar que assim seja."

Com todo respeito, mas em praticamente todas as culturas esotéricas e ocultistas a reencarnação é um conceito presente. Sugiro que pesquise a fundo Gnose, Teosofia, escolas de mistério antigas, sistemas de magia, em praticamente todos os sistemas das ciências ocultas você encontrará o conceito de reencarnação. Aqui mesmo no site você encontrará, então sinceramente não entendo o seu ponto acerca disso. Sobre provas científicas , existem relatos de crianças que lembram das vidas antigas, possuem marcas de nascença de como morreram em outras vidas. Aliás, como explica crianças que já nascem sabendo falar outro idioma perfeitamente ? Para mim esses fatores constituem provas científicas.

Ah, e deixa eu esclarecer, já que certas coisas implícitas podem levar ao erro:

"Estou fazendo um comentário imparcial e amoral, uma crítica da forma mais construtiva possível e sem querer denegrir ninguém, mas chamando atenção para o fato de que se está tomando como certo e livre de erros um conhecimento mastigado pelo ego de terceiros, baseados nos valores de terceiros e na fé destas mesmas pessoas em relação a conceitos inobserváveis."
Como eu já disse, as observações de outros são importantes sim.

"Apenas pela via da analise e experiência é que podemos aprender de fato como age o Universo que nos envolve, já que o Universo de cada um é único e passível de diferenciações, e justamente por isso “faz o que tu queres”, e não “faz o que eu digo que é certo” ou "o que eu experimentei e funcionou"."

Concordo. Porém, apesar de cada um criar a realidade, existe uma realidade superior que rege tudo. Não levo isso como o conceito cristão de Deus que está equivocado. Mas me diga, o que é "faz o que tu queres" para você ? Paz, amor e luz.

Ainda não entendi como esse papo de vocês tem relação com "Por onde começar"..."especialmente pela área da Sigilação e Magia do Caos".

Alucard...

“Poderia me dar a sua definição de magia negra ? Com a mente aberta irei analisar e chegar às minhas conclusões.”

Na verdade, neste tópico já foram dadas duas definições clássicas sobre magia negra; uma por você quando diz que magia negra é aquela que “atenta contra o livre-arbítrio de alguém” e outra a outra citada pelo diegoananias quando fala que magia negra é toda e qualquer magia que não leve de encontro ao contato com o seu SAG.

Mas ainda assim, se insiste, eu posso lhe dar uma definição nova, saída do forno, sobre magia negra. Só lhe advirto que se trata da minha opinião, e não de uma “definição clássica”, portanto, fique à vontade para descartá-la, caso queira.

Alucard, na minha opinião, partindo do pressuposto de que todo ato intencional é um ato de magia, acredito que “magia negra” pode ser encarada como o ato de uma pessoa professar sua Verdade, baseada na sua própria fé, como se fosse a Única e Absoluta Verdade, influenciando no julgamento e na vida dos outros sem se questionar o que será do futuro do próximo se aquele que “ensina” estiver equivocado. Uma coisa é eu erigir meu castelo sobre o banhado, outra coisa é eu tentar convencer você a comprar um lote desse mesmo banhado.

Mas é só um conceito particular meu, nada demais... Será que soa familiar?

“Bem, então você conhece o princípio de Karma certo ? A proporção foi um modo de dizer, o que não significa que as coisas ruim que fazemos não possam voltar piores.”

Pelo pouco que entendo de Karma, este é um conceito que não pode ser dissociado do conceito de Dharma, sendo o primeiro um ato retaliatório e autômato para que haja um ajuste quando nos afastarmos do segundo. Ocorre que Dharma (O Caminho) é um conceito íntimo e pessoal, e que, segundo compreendo, pode ser associado ao conceito de Verdadeira Vontade.

Se a Verdadeira Vontade é individual e única, também o é o Dharma, e assim sendo, o Karma também se torna algo completamente pessoal e completamente dissociado dos conceitos de “bem” e “mal”, de coisas “boas” ou “ruins” que fazemos. Karma é o que nos coloca de volta ao cumprimento da nossa Verdadeira Vontade, seja ela qual for.

“Se não pudéssemos levar em conta o que os outros escreveram nem eu nem você estaríamos aqui, certo ? E não me baseio apenas no que leio mas também nas minhas experiências.”

Podemos levar em conta, só não devemos é (ou pelo menos, eu não faço mais) engolir sem sentir o gosto, e muito menos dar na boca dos outros dizendo “olha o aviãozinho”.

“Se você acha que matar alguém é algo que passará impune diante do infinito, peço que reflita sobre isso. E mais, se não houvessem leis maiores você não poderia estar aqui e agora porque nada estaria organizado para que qualquer cosia exista.”

O Universo é muito maior do que a moral humana, e está pouco se lixando pra um humanos que vive ou outro que morre (ou é morto), eu não me iludiria a respeito dessa “punição do infinito”, mas pense como quiser. Não nego que existam lei, só acho que não as conhecemos completamente a ponto de querer professá-la sem a menor sombra de dúvida, e nem que elas se limitem a essas “pequnenices” humanas.

“É uma coisa difícil de definir mas fácil de sentir. Veja qualquer pessoa como a que você mais ama. Se não souber o que amar, é necessário aprender porque isso não pode ser descrito com parâmetros lógicos.”

Não vou discutir sobre isso, mas acho que está falando de apego, de amizade, de paixão, de atração, de carinho filial/maternal/paternal... mas não de Amor não individualizável e extensivo ao Todo. Se já sentiu isso, parabéns... eu nunca senti.

“Com todo respeito, mas em praticamente todas as culturas esotéricas e ocultistas a reencarnação é um conceito presente. Sugiro que pesquise a fundo Gnose, Teosofia, escolas de mistério antigas, sistemas de magia, em praticamente todos os sistemas das ciências ocultas você encontrará o conceito de reencarnação. Aqui mesmo no site você encontrará, então sinceramente não entendo o seu ponto acerca disso. Sobre provas científicas , existem relatos de crianças que lembram das vidas antigas, possuem marcas de nascença de como morreram em outras vidas. Aliás, como explica crianças que já nascem sabendo falar outro idioma perfeitamente ? Para mim esses fatores constituem provas científicas.”

Não são provas científicas, são teorias baseadas em crença. E eu levo em consideração uma outra teoria alternativa, também baseada em crença. Tentarei ser sucinto:

O Inconsciente coletivo nos une e nos mantém em contato com o todo. Ele é um reservatório de todo pensamento, sentimento, memória e excrescência humanos. Eventualmente algumas pessoas nascem como que conectadas a determinadas memórias que não necessariamente sejam suas, é como quando você liga sua televisão em um canal sobre a vida animal, parece que lá dentro tem uma onça, mas não tem, é só uma conexão com apenas um dos inúmeros canais de televisão que existem.

O mesmo pode ser dar com relação aos pretensos processos de “regressão à vidas passadas”. Quem garante que aquelas memórias sejam mesmo suas?

É uma teoria como a sua. Você pode aceitá-la ou refutá-la, mas nenhum de nós dois pode provar o que quer que seja. O que eu acho que você não deve fazer é dizer categoricamente que a sua teoria seja a Verdadeira, sendo que existe a minha que também é razoável, pois se você estiver errado, e eu certo, estará iludindo outros Buscadores sinceros e influenciando-os a erigir um castelo sobre um pilar podre. Eu também já acreditei no que você acredita, meu mundo já foi redondo e colorido, e a dúvida sobre o que um dia foi certeza se mostrou uma lição amarga, mas necessária. Que cada um tire as próprias conclusões.

“Concordo. Porém, apesar de cada um criar a realidade, existe uma realidade superior que rege tudo. Não levo isso como o conceito cristão de Deus que está equivocado. Mas me diga, o que é "faz o que tu queres" para você ? Paz, amor e luz.”

Se é que existe essa tal Realidade Superior, está além do nosso alcance no momento, ou pelo menos do meu. “Faz o que tu queres” é “age segundo a sua Verdadeira Vontade”. Eu conheço a minha. Se conhece a sua, entende o conceito e sabe do que estou falando. Sou muito grato àqueles que nos antecederam no caminho, mas se Crowley se mantivesse limitado aos ensinamentos de Mather, não existiria Thelema, portanto, com cada vez mais ênfase, afirmo que “a palavra de pecado é restrição” e andar com as próprias pernas é preciso, pois o saber humano precisa seguir adiante e não manter-se estagnado aos conceitos do passado.

“Com a mente aberta irei analisar e chegar às minhas conclusões.”

Realmente quero crer que sim, mas não apenas em relação a mim e minhas respostas, mas a tudo em sua vida.

Zosimo...

“Ainda não entendi como esse papo de vocês tem relação com "Por onde começar"..."especialmente pela área da Sigilação e Magia do Caos". “

Nenhuma... é que tópicos, assim como pessoas, que se desviam do caminho, são sempre muito mais interessantes.

… Tá, já parei. : )

Bom dia, senhores.

Passei por aqui para chover um pouco no molhado. Por onde começar? Nada mais básico que “conhece-te a ti mesmo” e “duvide de tudo, até de si mesmo” (inclusive do que lê agora).
Explico. Quando começamos a entender os mecanismos da mente humana, ainda que de modo superficial, nos damos conta de que ela opera em função da busca do bem-estar psicológico (entre outros confortos). E isso serve também para aspecto cognitivo. Uma expressão cunhada por Fiske e Taylor (Social Cognition, 1991) que acho bem apropriada: “avareza cognitiva”.

Isso significa que para despender menor esforço para entender o mundo, lançamos (sim, eu, você, todo mundo) de atalhos mentais, esquemas. E isso pode nos conduzir (devido ao pouco aprofundamento no processamento e avaliação das informações em foco) a conclusões simplesmente equivocadas.

Segue exemplo. Nos primórdios da medicina ocidental, acreditava-se que a cura deveria ser similar à causa da doença. Quando W. Reed propôs que a febre amarela seria transmitida por um mosquito, foi prontamente ridicularizado, pois não havia relação aparente entre a causa (mosquito) e a consequência (malária).

E as instituições bancárias estão aí para comprovar que o estado natural do ser humano é a credulidade consequente da avareza cognitiva, assim como os advogados para demonstrar que a avareza cognitiva pode trazer muitos aborrecimentos. :D

E um link para um tópico antigo, mas útil, que poderia ser considerado como “desviado do foco” porque a pessoa queria saber de inicialização e acabaram falando de iniciação. :D Nele podemos encontrar depoimentos de experiências pessoais bem interessantes. http://hadnu.org/discussoes/92-ajuda-sobre-inicializacao

Acho que acabo de matar mais um tópico. Basta eu entrar para o tema ficar às moscas. :D

Link espetacular, Luonnotar! : )

... E muito pertinente ao assunto, também.

Que legal que ainda há quem escave essas "velharias" maravilhosas aqui do fórum... se esses tópicos antigos fossem mais vezes acessados, se evitaria muitas perguntas repetitivas.

Bom ver as discussões (e, muitas vezes, as tretas) do pessoal da antiga. Não bate um saudosismo?!... rsrsrsrsrs

Obrigado pelas respostas aluvaia. Ao não acreditar em reencarnação tudo o que disse fatalmente parecerá falácia. Bem, encerro minha participação aqui. Boa sorte ao nosso amigo cvmcosta. Paz, amor e luz.

É, Aluvaia, acho legal ver as discussões antigas. Bate um saudosismo às vezes, sim. E, na do link que eu postei, senti-me até convidada para "tomar um porre e rir disso tudo" também. Comecei a ficar velha de casa e folgar. rs Quem sabe, em breve? O problema é que vocês estão no Sul, eu no meio e o Lorkshem no Nordeste! Mas não é impossível! :)

Oba...

Tô botando pra gelar!

: )