Por onde começar?

Sempre tive interesse no estudo do ocultismo, mas sempre fiquei na área teórica, a verdade é que gostaria de iniciar na parte prática e andei pesquisando na internet, infelizmente, como todos sabem, a rede mundial é um "baú do tesouro", mas muitas vezes cheio de "ouro de tolo", encontrei a página da Golden Dawn original http://www.golden-dawn.com/eu/index.aspx e http://www.golden-dawn.com/pt/index.aspx e lá eles falam da iniciação em um dos diversos templos que eles têm espalhados pelo mundo. Aqui no Brasil, encontrei o endereço da Golden Dawn http://goldendawn.com.br/, mas não sei se está associada à original. Existe inclusive, um alerta na área de perguntas e respostas no site da Golden Dawn européia, chamanda a atenção para a enxurrada de templos que foram criados pelo mundo sem terem o conhecimento original da ordem (http://www.golden-dawn.com/pt/displaycontent.aspx?pageid=70-#29 - perguntas 21 e 30). Tendo posto estas observações, gostaria, se possível que alguém me desse uma opinião. Posso me associar tranquilo à ordem brasileira? ou devo me associar à européia?

Por onde começar em geral:

http://hadnu.org/discussoes/322-como-e-por-onde-comecar
http://hadnu.org/discussoes/398-recomendacoes-por-onde-comecar
http://hadnu.org/discussoes/416-o-comeco

Se tratando da Golden Dawn, a ordem original não existe mais, mas há diversas dissidências no mundo todo. Não conheço nenhuma que opere ativamente no Brasil (com os rituais regulares, etc.), mas algumas das gringas aceitam instruir membros à distância. Você perde uma das partes mais importantes que são os rituais dos graus, mas acho que mesmo assim vale a pena.

Acredito que nesse post você se refira especificamente ao grupo do David Griffin. Ele alega ser o herdeiro da Alpha et Omega (que foi como Mathers chamou sua última reformulação da Ordem, após os escândalos e a publicação dos rituais da Golden Dawn). Não sei se o Griffin fala a verdade ou não, mas recomendo que você pesquise a fundo sobre todos os grupos antes de entrar e lembre-se de que legitimidade não é sinônimo de qualidade.

(Comentário removido pelo administrador)

Olá. Eu estou começando agora a exercitar minhas habilidades perceptivas. Não participo de nenhuma ordem, apesar de acreditar que elas são boas para busca de conhecimentos. Aconselho você entrar em uma ordem que não seja tão rigorosa quanto aos critérios para fazer parte da mesma, lá você vai descobrir que tem membros que fazem parte de outras ordens, e tendo um bom relacionamento, você pode ser convidado ou até mesmo pedir para que te apresente a tais ordens de modo que possa fazer parte também. Ou pesquise e compre livros completos que ensinam a fazer a auto-iniciação. Eu te garanto uma coisa, apos você começar praticar, você vai se aprofundar cada vez mais nas sabedorias a tal ponto de reconhecer um outro como você. Mas antes de buscar a iniciação, vc deve entender o seu objetivo primeiro. Você quer ser um ocultista? Mago? ... porque o fato de observar, estudar, investigar a essencia da Humanidade e do universo, a parte que não é visivel (usando um linguajar bem leigo) ja é ocultismo; quem pratica as artes, usa as ferramentas para a manipulação de energias e forças, entra em contato com outros seres, sejam eles do plano que forem, alteram a realidade fisica ou qualquer outra por meio de práticas, esse é o Magista, o Mago, que inclusive é o meu objetivo.

Tenho uma sensibilidade para observar auras, sentir a energia das pessoas ou de qualquer outra coisa e lugar. Todo mundo tem isso, é só praticar pra estimular; uns tem mais facilidades, fazem isso mesmo sem querer, outros não tem nem noção, mas se praticar pode ficar muito bom na arte. Como você mencionou Golden Dawn, aconselho comprar o livro e pratica-los, ele tem boas tecnicas de magia, rituais, exercicios, e não sei se estou apto a aconselhar, mas vou arriscar um palpite, fica por vossa conta aceita-lo ou descarta-lo: "Mesmo se entrar para uma ordem, não se prenda a ela a ponto de venera-la como sendo o todo da verdade. Não se esqueça da essencia, do que você procura, tenha a mente aberta para todo conhecimento, não julgue nenhuma crença, mas duvide, investigue, visite-os, faça parte se possivel por um tempo para observa-los, pratique, depois aprenda com outros, tudo está ligado, o oculto está ai onde não há correntes, você também é um deus, pois é sua imagem e semelhança."

Nossa eu viajo quando começo a filosofar. Hoje é um bom dia pra meditar e projetar o astral.

Bom, obrigado pelas respostas, vou dar uma olhada nos links e torno aos fóruns e discussões.

limaandrade, de onde é essa citação? gostei dela

Sei que a pergunta é invasiva, portanto se sentir muito incomodado não precisa responder, mas não posso deixar de perguntar :

O que você Busca, rfreitasjr? (A pergunta é extensiva a quem de nós se sinta apto a respondê-la)

Sem problemas Aluvaia, acho que estou na mesma linha de limandrade, o motivo? Auto-conhecimento, conhecimento do meio em que vivemos, busca por respostas. Enfim, o velho adágio do templo de Delfos... "Conhece-te a ti mesmo".

Interessante...

Está buscando respostas, mas já encontrou as perguntas?

Acredito que ainda mais importante do que as respostas certas seja termos em mente as perguntas certas.

E já que estamos falando em perguntas, se me permite, farei mais algumas:

Acha que o auto conhecimento pode estar além de si mesmo? Acha que existe uma fórmula para o conhecimento de si mesmo que está sendo guardada de você em alguma ordem ou escola? Se somos tão diferentes a ponto de sermos Únicos, será que podemos ser considerados como fechaduras que uma chave genérica abriria?

Acredito que não, mas se somos um microcosmo, reflexo e parte de algo maior, somos únicos, mas ao mesmo tempo contínuos, a generalidade muitas vezes não é bem clara, talvez seja preciso entende-la, antes de nos focarmos no específico. As escolas e ordens talvez não possam me mostrar quem sou, isso cabe a mim descobrir, mas talvez possa indicar o caminho.

Suas respostas satisfazem minhas perguntas plenamente. Grato. : )

Você me parece sincero e eu lhe desejo, de todo coração, muito boa sorte na sua Busca.

Sou descrente no que diz respeito a agremiações desse tipo mas, de certa forma, respeito e até admiro, sua "efervescência".

Olá. No que se refere a essas leituras, tenho grande interesse, mas sou o que se poderia chamar de noob, ou newbie. desejo saber por onde começar a ler. Encontrei por acaso esse site / blog e pelo visto estou no caminho certo...

Livro fino, barato e completamente introdutório: O Essencial da Golden Dawn, de Chic Cicero.

O livro só fala de Golden Dawn? Não, o autor faz uma introdução a todas as matérias que aquela ordem estuda, e é aí que tá a beleza do livro: o que é e de onde surgiu a magia, o hermetismo, o tarô, a geomancia, a astrologia, o rosacrucianismo, etc. e etc. E o melhor: se você quiser se aprofundar, ele recomenda uma porrada de livros para cada tema.

Vale a pena comprar!