Por que a Maçonaria e outras ordens da época acabaram?

Caros amigos,

93

A Lição do Mestre ...

Um Maçon, que regularmente frequentava uma determinada Loja, sem qualquer aviso, deixou de participar nas reuniões. Após algumas semanas, um dos Mestres daquela Oficina decidiu visitá-lo.

Era uma noite muito fria.

O Mestre encontrou o Irmão em casa, sozinho, sentado diante da lareira, onde ardia um fogo brilhante e acolhedor. Adivinhando a razão da visita, o Irmão deu as boas-vindas ao Irmão Mestre, conduziu-o a uma grande cadeira perto da lareira e ficou quieto, esperando. No silêncio sério que se formara, apenas contemplavam a dança das chamas em torno das rachas de lenha, que ardiam.

Passados alguns minutos, o Mestre examinou as brasas que se formaram e cuidadosamente seleccionou uma delas, a mais incandescente de todas, empurrando-a para o lado. Voltou então a sentar-se, permanecendo silencioso e imóvel.

O anfitrião prestava atenção a tudo, intrigado e quieto. Aos poucos a chama da brasa solitária diminuía, até que houve um brilho momentâneo e o seu fogo se apagou de vez. Em pouco tempo, o que antes era uma festa de calor e luz, agora não passava de um negro, quase frio e quase morto pedaço de carvão recoberto de uma camada de cinza acinzentada.

Nenhuma palavra tinha sido dita desde o protocolar cumprimento inicial entre os dois Irmãos. O Mestre, antes de se preparar para sair, manipulou novamente o carvão frio e aparentemente inútil, colocando-o de volta no meio do fogo. Quase imediatamente ele voltou a ficar incandescente, alimentado pela luz e calor dos carvões ardentes em seu redor.

Quando o Mestre alcançou a porta para partir, o seu anfitrião disse: "Obrigado. Pela sua visita e pelo belíssimo sermão. Estou de volta ao convívio dos Irmãos da Ordem. Muito obrigado!".

Talvez isso mostre porque a maçonaria sobrevive até os dias de hoje, talvez não acontecesse isso em uma outra ordem Iniciatica.

93,93/93

Ftt:

THIAGO CARDOSO.

Talvez isso mostre porque a maçonaria sobrevive até os dias de hoje, talvez não acontecesse isso em uma outra ordem Iniciatica.

È sim um dos fatores importantes da ordem, e cumprir com o termo "LIBERDADE, IGUALDADE E FRATERNIDADE".

93

Talvez isso mostre porque a maçonaria sobrevive até os dias de hoje, talvez não acontecesse isso em uma outra ordem Iniciatica.

È sim um dos fatores importantes da ordem, e cumprir com o termo "LIBERDADE, IGUALDADE E FRATERNIDADE".

93

Caro Ir:. Guthiere,

93

Sei não, mas acho que vai um tanto quanto além disso, "LIBERDADE, IGUALDADE E FRATERNIDADE", pois se parássemos para pensar perceberíamos que o que torna a Maçonaria potente até os dias de hoje vai além dos nossos conhecimentos, vai além da nossa imaginação, seria esse o tão falado dentre os de maior (°), O SEGREDO DA MAÇONARIA ? segredo esse que repousa dentro da Ordem, e que ir:. passam anos na mesma podem até chegar ao 33° e nem ao menos consegue enxergar pois muitas das vezes tudo o que eles querem é saber o tal segredo, por isso morrem e não enxergam o que estava sempre diante de seus olhos...para um pouco de esclarecimento:

O carro de um vendedor que viajava pelo interior quebrou e conversando com um fazendeiro de um campo próximo eles descobrem que são "irmãos".

O vendedor está preocupado porque ele tem um compromisso importante na cidade local. "não se preocupe, diz o fazendeiro, você pode usar meu carro. Vou chamar um amigo e mandar consertar o carro enquanto você vai ao seu compromisso."

A lá foi o vendedor, e umas duas horas mais tarde ele voltou, mas infelizmente o carro precisava de uma peça que chegará somente no dia seguinte.

"Sem problemas", diz o fazendeiro, "use meu telefone e reprograme seu primeiro compromisso de amanhã, fique conosco hoje, e providenciaremos para que seu carro esteja pronto logo cedo!"

A esposa do fazendeiro preparou uma jantar maravilhoso e eles tomaram um pouco de malte puro em uma noite agradável. O vendedor dormiu profundamente e quando acordou, lá estava seu carro, consertado e pronto para ir. Após um excelente café da manhã, o vendedor agradeceu a ambos pela hospitalidade.

Quando ele e o fazendeiro caminhavam para seu carro, ele se voltou e perguntou "meu irmão, muito obrigado, mas preciso perguntar, você ajudou-me porque sou Maçom?"

"Não", foi a resposta, "Eu ajudei você porque eu sou maçom."

93,93/93

Fraternalmente:

THIAGO CARDOSO.

Prezado Cardoso,

93

A palavra "SEGREDO", não é o termo empregado entre os maçons, existe sim um "SIGILO", entre os graus superiores, sendo que cada grau é uma nova descoberta.

O texto.

Esse texto é otimo sobre os dois maçons, eu mesmo o utilizei em loja para demonstrar um valor em especial.

Eu particularmente não sou cristista como mostra na carta a um maçon, mas tem algumas passagens entre a religião que nos fazem refletir, em uma mensagem de MARCO FELICIANO, cuje o tema é a diferença entre o SER e o ESTAR. Usando desta e de outras ferramentas para explicar uma questão lógica deste texto, onde o SER maçon é diferente do ESTAR na maçonaria, e assim em qualquer ordem.

Outra mensagem é: "sonhe e ouse sonhar você nunca ira alem de seus sonhos"

Interpretando isso posso afirmar que você pode ser aquilo que quizer ser, basta que tenha vontade.

Posso colocar um paralelo entre THELEMA, e afirmar; faça sua vontade e nenhum outro dira não.

Att,

G.´.

93.93/93.

Só para complementar O libre Carta a um Maçon, faz citação do grau 33, onde é equivalente ao grau da A.´.A.´. como sendo a Sephirah de Thipharet, onde há uma consecução entre o S.A.G, esse seria o grande "segredo" da ordem. O livro cita uma pá de livros sobre isso.

Eu não sou grau 33, mas hoje em dia a maçonaria tem suas brechas para saber algo do grau superior, outra questão é que muita gente por não conhecer pensam que o que esta disponivel é mentira.

Caro Guthire, como sempre sábio.

93

Exatamente o que faz tal Ordem ser até hoje. Pois a grande maioria de seus membros podemos dizer que SÂO Maçons e não que ESTÃO Maçons. ou mais conhecidos como os "Profanos de avental", esses sabemos que são de minoria dentro da Ordem.

Não como Outras Ordens a qual o charlatanismo impera.

93,93/93

Ftt:

THIAGO CARDOSO.

Existe uma enorme diferença entre a maçonaria e a AA, em se tratando de estrutura, mas gostaria que pelomenos os irmão da mesma "linhagem" pudessem ser cordiais e fraternos.

.................93..............

O ENGANO

Após a sessão de iniciação do irmão Manoel, o ágape estava tão festivo que durou até bem tarde da noite. Por isso, Neco, assim apelidado por sua esposa, quando chegou em casa o relógio marcava duas horas da madrugada.

Numa espécie de código, quando Neco queria dormir até mais tarde, deixava um bilhete para a sua querida Solange.

E foi o que fez antes de ir se deitar.

Colocou-o no criado-mudo, junto com o embrulho que deviria conter um par de luvas, que o Venerável Mestre lhe entregara, com a recomendação de que deveria oferecer àquela que mais estima.

Aconteceu, entretanto, que o irmão Arquiteto, encarregado de adquirir todos os itens para a sessão, foi às pressas para o bazar de armarinhos, e a moça encarregada do pacote confundiu-se, e entregou um embrulho contendo uma calcinha, ao invés de um par de luvas.

O pacote estava tão bonitinho que ninguém ousou abri-lo.

E assim estava escrito o bilhete do Neco:

"Querida Solange: Passei por um cerimonial maravilhoso. Todos os irmãos são muito legais. Até pediram que lhe entregasse este presente. Eles sabem que você, assim como a maioria das mulheres, não tem mais o costume de usar, mas é um hábito antigo de assim presentear. Se não for do seu tamanho, não liga não. Será ainda melhor: os dedos ficarão mais à vontade. Beijos do seu Neco".

rsrsrs espero que os irmãos nao fiquem chateados.

...........93.............

.................93..............

O ENGANO

Prezado Bruno,

93

Interessante a História, mas como todo texto dependendo do interpreti, pode enchergar, algo muito gratificante. Isso me fez lembrar com relação a luva, que tem um simbolismo muito grande, para não tornalo passivo de informação irei dar somente uma descrição:

Quando a "Cunhada" estiver em apuros, um exemplo: O caro quebrou em um lugar muito distante de oficina em uma BR, e a rede de celular não pega, ela não sabe o que fazer, então ela deve pegar a LUVA e acenar com ela, que quando passar um ir.´.por lá ira prestar o socorro que se fizer necessário. [;)]

Att,

G.´.

93.93/93

Caros amigos,

93

Não seria as luvas o simbolo do amor da maçonaria pela mulher ? corrijam-me se eu estiver errado. e ainda por cima os pedreiros a usam para proteger as mãos contra as impurezas. dentre outros.

Caramba em Cardoso também é cultura rsrsrsr

93,93/93

fraternalmente:

THIAGO CARDOSO.

Caros amigos,

93

Não seria as luvas o simbolo do amor da maçonaria pela mulher ? corrijam-me se eu estiver errado. e ainda por cima os pedreiros a usam para proteger as mãos contra as impurezas. dentre outros.

Caramba em Cardoso também é cultura rsrsrsr

93,93/93

fraternalmente:

THIAGO CARDOSO.

93

Exatamente, mas eu escrevi: para não tornalo passivo de informação irei dar somente uma descrição. Para que a pessoa seja autodidata, sem ficar pegando interpretação de outrem.

Que o G.´.A.´.D.´.U nos ilumine e um T.´.F.´.A

Att,

G.´.

93.93/93

Caro samigos,

93

Bomquanto as luvas nuca tive muitas duvidas não mas o que sempre tive algumas duvida era sobre os 81 nós da corda, eu sei o significado mas não completamente, ou pelo menos seu dois dos significados.

Como nosso irmão guthiere diria; um T.F.A

93,93/93

THIAGO CARDOSO.

Caro samigos,

93

Bomquanto as luvas nuca tive muitas duvidas não mas o que sempre tive algumas duvida era sobre os 81 nós da corda, eu sei o significado mas não completamente, ou pelo menos seu dois dos significados.

Como nosso irmão guthiere diria; um T.F.A

93,93/93

THIAGO CARDOSO.

93

Sobre a corda:

O Dicionário de Termos Maçônicos nos diz que Corda de Oitenta e Um Nós é a corda que circunda a Loja, que simbolizam a União e a Fraternidade que deve existir entre todos os maçons da face da Terra.

A Corda de 81 Nós é um dos ornamentos do templo maçônico, em alguns ritos, e é encontrada no alto das paredes, junto ao teto e acima das colunas zodiacais (no caso do REAA).

Sua origem mais remota parece estar nos antigos canteiros - trabalhadores em cantaria, ou seja, no esquadrejamento da pedra informe - medievais, que cercavam o seu local de trabalho com estacas, às quais eram presos anéis de ferro, que, por sua vez, ligavam-se, uns aos outros, através de elos, havendo uma abertura apenas na entrada do local.

O nó central dessa corda deve estar acima do Trono (cadeira do V.:M.[:)] e acima do dossel, se ele for baixo, ou abaixo dele e acima do Delta, se o dossel for alto, tendo, de cada lado, quarenta nós, que se estendem pelo Norte e pelo Sul; os extremos da corda terminam, em ambos os lados da porta ocidental de entrada, em duas borlas, representando a Justiça (ou Eqüidade) e a Prudência (ou Moderação).

Embora existam cordas esculpidas nas paredes, em alto relevo, o ideal é que ela seja natural - de sisal - com os nós eqüidistantes em número de oitenta e um mesmo, coisa que nem sempre acontece, na maioria dos templos, tirando o simbolismo intrínseco da corda. E ela deve ter 81 nós, por três razões:

  1. O número 81 é o quadrado de 9, que, por sua vez, é o quadrado de 3, número perfeito e de alto valor místico para todas as antigas civilizações: três eram os filhos de Noé (Gênese, 6-10), três os varões que apareceram a Abraão (Gênese, 18-2), três os dias de jejum dos judeus desterrados (Esther, 4-6), três as negações de Pedro (Matheus, 26-34), três as virtudes teologais (I Coríntios, 13-13). Além disso, as tríades divinas sempre existiram em todas as religiões: Shamash, Sin e Ishtar, dos sumerianos; Osíris, Ísis e Hórus, dos antigos egípcios; Brahma, Vishnu e Siva, dos hindus; Yang, Ying e Tao, do taoismo, etc., além da Trindade cristã.

  2. O número 40 (quarenta nós de cada lado, abstraindo-se o nó central) é o número simbólico da penitência e da expectativa: quarenta foram os dias que durou o dilúvio (Gênese, 7-4), quarenta dias passou Moisés no monte Horeb, no Sinai (Êxodo, 34-28), quarenta dias durou o jejum de Jesus (Matheus, 4-2), quarenta dias Jesus esteve na Terra, depois da ressurreição (Atos dos Apóstolos, 1-3).

  3. O nó central representa o número um, a unidade indivisível, o símbolo de Deus, princípio e fundamento do Universo; o número um, desta maneira, é considerado um número sagrado.

Embora alguns exegetas afirmem que a abertura da corda, em torno da porta de entrada do templo, com a formação das borlas, simboliza o fato de estar, a Maçonaria, sempre aberta para acolher novos membros, novos candidatos que desejem receber a Luz maçônica, a interpretação, segundo a maioria dos pesquisadores, é que essa abertura significa que a Ordem maçônica é dinâmica e progressista, estando, portanto, sempre aberta às novas idéias, que possam contribuir para a evolução do Homem e para o progresso racional da humanidade, já que não pode ser maçom aquele que rejeita as idéias novas, em benefício de um conservadorismo rançoso, muitas vezes dogmático e, por isso mesmo, altamente deletério.

Observamos ainda que o simbolismo e a utilização físicada Corda é bem mais antigo, o Escritor Maçônico Irm.'. C.W Leadbeater nos diz que na antiga Maçonaria no começo do século dezoito se marcava no solo, com giz, os símbolos da Ordem, e este diagrama era circundado por uma corda pesada, ornamentada de borlas, e até hoje os franceses a descrevem como sendo "uma corda com lindos nós, que rodeia o painel".

Esotericamente, a Corda de 81 Nós simboliza a união fraternal e espiritual, que deve existir entre todos os maçons do mundo; representa, também, a comunhão de idéias e de objetivos da Maçonaria, os quais, evidentemente, devem ser os mesmos, em qualquer parte do planeta, simbologia que todo maçom deve ter em sua mente em toda circunstância de sua vida.

BIBLIOGRAFIA PESQUISADA

" O Rito Escocês Antigo e Aceito - História, Doutrina e Prática" , José Castellani

"A Vida Oculta na Maçonaria", Charles Webster Leadbeater

António Dagoberto de Jesus Rios, A.'. M.'.

ARLS Fibra e Força Valentense, Valente - BA, Brasil.

Att,

G.´.

93.93/93

Caríssimos,

Faz o que tu queres há de ser tudo da Lei

Segue abaixo um conto humorístico maçônico que li recentemente no http://www.obreirosdeiraja.com.br e decidi compartilhar convosco.

Amor é a lei, amor sob vontade

--

Antônio, logo após se casar com Marlene, entrou para a Maçonaria.

Mas a mulher não aceitava o fato do marido sair sempre para as reuniões do “bode preto”.

  • Afinal, o que você faz nestas reuniões?

E sempre perguntando o que acontecia lá, pois se ela soubesse seria mais fácil aceitar as suas ausências. De tanto ela perguntar, Antônio teve uma idéia! Eureka!! Chegou para a Marlene e disse.

  • Amor vou fazer uma promessa para você. Quando fizermos 25 anos de casados, eu te conto o que acontece lá nas reuniões, pensou Antônio achando que ela esqueceria até lá.

Deste dia em diante a vida foi uma maravilha, Marlene nunca mais perguntou sobre a Maçonaria. Passaram-se os anos e lá vieram as bodas de prata… Viagem, segunda lua de mel e eis que senão Marlene…

  • Beeenhê! Você esta me devendo uma coisa…

  • Mas Marlene esta tudo tão bem. A nossa segunda lua de mel esta ótima, o que te falta?

  • Você me prometeu que quando a gente fizesse 25 anos de casados você me contaria o que vocês fazem nas reuniões.

Antônio teve ganas de enforcar Marlene… Mas se conteve e falou…

  • Bem todas as vezes que nós nos reunimos, o Venerável Mestre leva para o centro do salão, uma caixa com 100 pintinhos de um dia, Ele solta os pintinhos e cada um de nós pega o maior número possível de pintinhos. Aquele que pega o maior número ganha prêmio. Sobe de grau…

Marlene se deu por satisfeita.

Porém um belo dia, logo depois de voltarem da segunda lua de mel, Antônio esta indo com sua maleta para a Maçonaria e a vizinha dona Elvira ao vê-lo todo arrumado berrou lá da sua janela…

  • Ai seu Antônio já vai catar pintinhos, hein???!!!!