Por que a Maçonaria e outras ordens da época acabaram?

Prezados Frati,

Faze o que tu queres há de ser tudo da Lei

Por quê desta continua e milhenar ordem? Por que sobrevive até hoje, e é considerada uma das melhores estruturas? Os avanços nos paises e descobertas, costa sempre um Maçon por trás por que?

Att,

G.´.

Amor é a lei, amor sob vontade.

caros amigos,

93

Como vão os senhores ?

Por que a Maçonaria e outras ordens da época acabaram?

Bom uma pergunta um tanto quanto complicada de se responder, porém em minha humilde opinião acho que o mais difícil de se controlar é o rito, tanto é que varios ritos deixaram de serem usados principalmente na maçonaria moderna, onde até mesmo mulheres podem fazer parte nos dias de hoje, como a "mista" por exemplo.

Outro ponto crucial é a dificuldade de se encaixar em uma Ordem Iniciatica, onde existem muitas das vezes sigilo de varias coisas, rituais fechados, R$ para ser iniciado, tem que ser convidado, apadrinhado, dentre outros...

Vou dar um grande exemplo os R+C verdadeiros só poderiam convidar outros para fazer parte da Ordem, quando os mesmos estivessem perto da morte para assim tomar seu lugar, "antigamente".

Percebem o quanto é difícil manter uma Ordem e até mesmo fazer parte da mesma ?

93,93/93

Fraternalmente:

THIAGO CARDOSO .'.

Frati

93

A pergunta do forum esta mau formulada devido o espaço, considerem a que esta em baixo redigido por mim.

93.93/93

Frati

93

A pergunta do forum esta mau formulada devido o espaço, considerem a que esta em baixo redigido por mim.

93.93/93

Por que a Maçonaria sobrevive até hoje, e as demais ordem não perduraram desde a época?

caros amigos,

93

Como vão os senhores ?

Por que a Maçonaria e outras ordens da época acabaram?

Bom uma pergunta um tanto quanto complicada de se responder, porém em minha humilde opinião acho que o mais difícil de se controlar é o rito, tanto é que varios ritos deixaram de serem usados principalmente na maçonaria moderna, onde até mesmo mulheres podem fazer parte nos dias de hoje, como a "mista" por exemplo.

Outro ponto crucial é a dificuldade de se encaixar em uma Ordem Iniciatica, onde existem muitas das vezes sigilo de varias coisas, rituais fechados, R$ para ser iniciado, tem que ser convidado, apadrinhado, dentre outros...

Vou dar um grande exemplo os R+C verdadeiros só poderiam convidar outros para fazer parte da Ordem, quando os mesmos estivessem perto da morte para assim tomar seu lugar, "antigamente".

Percebem o quanto é difícil manter uma Ordem e até mesmo fazer parte da mesma ?

93,93/93

Fraternalmente:

THIAGO CARDOSO .'.

Grande Cardoso,

Faze o que tu queres há de ser tudo da lei

Maçonaria "mista", não é reconhecida pelo Grande Oriente e nem pela Grande Loja.

Controle dos ritos, a grande loja unida reconhece os 3 primeiros graus como simbolicos e padrão sendo reconhecido pelo GOB e Grande Loja. Os demais graus filosoficos é diferente dentre eles. A grande loja não permite que um grau 33 do grande oriente participe do rito deles neste grau.

O grau 33 é equiparado paralelamente com o Adepto Minhor, ou seja no Livro Carta a um Maçon, fala qua neste grau é como ter atingido a sephirah de Tiphareth, S.A.G é a união com Deus, ele se torna o Grande adepto como aquele criado simbolicamente pelo vaticano "JESUS".

Mas a pergurnta é porque ela sobrevive?

Caro amigo,

93

Bom acho que isso tem muito mais haver com caracter, sim pois entre todas as Ordens que conheço a Maçonaria é a que tem maior relevância de caracter, não só de seus membros, mais sim de um todo.

Vou dar um grande exemplo: O que é preciso para se fazer parte da A.'.A.'. ou da O.T.O ?

Ser um Homem ou uma mulher livre, e todo ser humano tem o direito irrevogável de atingir ate os três primeiros graus, na A.'.A.'., também não é diferente à não ser quando se chega ao grau de Neófito, pois quando se atinge este grau se torna necessário algumas coisas do até entaum Probacionista.

Sem mais, acho que é isso é toda uma estrutura que foi formada em todos estes séculos, que foram tornando a Ordem tão familiar e tão eficiente."evidentemente tem seus pós e contras, como por exemplo "os profanos de avental que existem por ai"

Fraternal abraço I.'. Guthierre,

THIAGO CARDOSO.

AMIGO GUTHIERE, COMO VAI ?

Queria dividir uma crônica com Vsa., Espero que goste.

Crônica maçônica

Sabe Zé,

Preciso te contar uma estória.Tava eu, uma noite dessas, procurando uma loja pra comprar o seu presente de natal, quando encontrei um prédião; Tudo acesso, cheio de gente. Êta turma boa! Perguntei:

Aqui é uma loja de pedreiros? Ao invés de resposta, foi só abraço.

Descobriram que eu sou mecânico, porque todo mundo perguntava onde era minha oficina.

Lojona bonita, com quadros, tapetes...até livro de visitante precisava assinar.

Gozado que tava um calorzão danado, e eles me perguntaram quantos graus tava fazendo...não tinha termômetro, mas devia de tá mais de trinta, então, carquei lá no livrão:- 33. Acho que acertei na mosca porque todo mundo me abraçou bastante.

Depois entrou todo mundo pro salão onde tava as mercadorias. Tinha cuié de pedreiro, régua, esquadro, compasso...até pedra. Tinha também mesas e cadeiras que não acabava mais. Algumas dessas mesas devia ta com o tampão solto, porque os caras pegaram uns martelinhos e começaram a bater nelas. Acho até que a porta tava empenada, porque um sujeito bateu nela com o punho da espada.

Depois, pensei que um indivíduo lá era cego. Perguntou onde tinha assento o fulano...onde tinha assento o cicrano e ainda queria saber que horas eram. Coitado! E teve até um espírito de porco, gozador, que falou que era meio-dia em ponto e ele acreditou...magina!

Depois acabou indo outros sujeitos perto dele e um deles reclamou de um tal de Araão, que fez estrago com óleo. Disse que derramou na cabeça, na barba e ainda no vestido de uma tal de dona Orla. Confirmei que o cara era cego porque ele falou que a loja tava aberta, mas olhei pra porta e vi que tava fechada...ué???

Nessa hora notei que até lá você era conhecido.

Sentiram a sua falta e começaram a perguntar : - E o Zé?...e o Zé?...e o Zé? Depois agüentei um tempão um cara falar umas baboseiras que não entendi nada e, até que enfim, mandaram fazer as propostas.

Veio então um cara com um saquinho e começou a recolher as propostas, mandei logo a minha: Dava cincoenta mangos naquela corda, cheia de nós, pendurada lá encima. Sabe? Achei que fui “munheca” demais. Eles inventaram que tava chovendo, que tinha goteira e acabaram me botando pra fora.

Tá certo. Era justo. Era perfeito. Mas bem que podiam fazer uma contraproposta.

Fraternal abraço.

THIAGO CARDOSO.

Caro Guthiere,

93

Há um tempo atrás, ouvi uma história contada por um grande amigo que é V:.M:., de uma R:.L:., que dizia o seguinte:

Existia uma pessoa próximo onde resido que ao passar por um possível maçom, diz: “tudo justo e perfeito”?. Varios amigos ja foram abordados por ele e o mesmo alega ser do interior e pede ajuda financeira. Quando o irmão abordado faz o telhamento, ele acompanha com sinais e toques até o grau de mestre. Aprofundando-se na identificação, entretanto, ao atingir o grau de companheiro, ele foge repentinamente.

O que isso quer dizer ?

Fraternalmente:

THIAGO CARDOSO.

Caros Irmãos

93

Mais uma coisa:

Muitos ainda consideram a maçonaria uma excelente organização cristã. Mas os maçons dos graus mais elevados conhecem as trevas que existem por trás da fachada de luz da maçonaria.

para quem tem algumas duvidas leiam os livros de W*ILLIAM SCHNOEBELEN*, este homem se esforçou muito para alcançar o 32º grau da maçonaria e se relacionou com muitos maçons do 33º, o que o permitiu conhecer a fundo os bastidores desta sociedade secreta.

Leiam os livros dele ...

Fraternal abraço.

THIAGO CARDOSO

AMIGO GUTHIERE, COMO VAI ?

Queria dividir uma crônica com Vsa., Espero que goste.

Crônica maçônica

Sabe Zé,

Aclamação maçonica do rito escoces antigo e aceito: Huzé, Huzé, Huzé.

Essa cronica é ótima revela um grande segredo que por livros ninguém vai descobrir a não ser que tenha o Ritual do Rito enviado pelo Grande oriente ou GL. Um maçon encherga tudo nessa cronica.

Agora essa parte do telhamento eu não entendi essa parte do "Companheiro Fugir", pois nunca vi um termo assim.

Se for o caso de companheiro assistir a reunião no grau de mestre, não é possivel pelos paramentos que existe em cada grau, sendo palavras de passe, sinais, palavra semestral, dentre outros varios meios.

A palavra justo e perfeito é usada como um cumprimento como os profanos falam: tudo bom?

Na maçonaria existe um regra sobre os graus de que só se conhece o grau que esta, e os que estão abaixo dele, sendo assim o maçon só conhece realmente a maçonaria quando atinge o ultimo grau.

Agora dessa cronica gostei, vou mandar para meu ir.´.para ser repassado entre os outros.

A maçonaria é tão forte que nem em tempos remotos o vaticado conseguil destruir, pois é muito rica e com muita influencia politica, dentre eles presidentes, e outros como: Marechal Deodoro, Dom Pedro 1...

Sobrevive ate hoje por ter sigilo com relação aos ritos, por isso quem fala mal, fala sem conhecimento, sua estrutura é formada através dos termos LIBERDADE, IGUALDADE E FRATERNIDADE. Sendo cumprida todos esses termos, acredito que os ir.´.M.´. é mais unidos que irmão de sangue.

O tratamento entre os ir.´. por mais que guarde algum rancor é sempre agradavel, com muito cavalherismo, e tem a total tolerande dentre eles.

Por isso não gosto de muita pomposidade, prefiro ser breve e direito, agradeçer, parabenizar, mas não exautar ninguem com palavras.

Vou aguardar mais assuntos, se não vou escrever o dia todo.

93.93/93

Caros Irmãos

93

Mais uma coisa:

Muitos ainda consideram a maçonaria uma excelente organização cristã. Mas os maçons dos graus mais elevados conhecem as trevas que existem por trás da fachada de luz da maçonaria.

para quem tem algumas duvidas leiam os livros de W*ILLIAM SCHNOEBELEN*, este homem se esforçou muito para alcançar o 32º grau da maçonaria e se relacionou com muitos maçons do 33º, o que o permitiu conhecer a fundo os bastidores desta sociedade secreta.

Leiam os livros dele ...

Fraternal abraço.

THIAGO CARDOSO

Grande Cardoso,

Faze o que tu queres há de ser tudo da Lei

Cristão.

Maçonaria é uma Sociedade Filantropica, Filosofica, Progressista, Educativa e Revolucionista. Pugna pelo aperfeiçoamento do homem através da moral e do bom costume, e que vivam segundo os ditames da honra.

Logo concepção de LUZ e TREVAS, não existe, tem todo um simbolismo, mas não afirma crença alguma em nada, somente aquele termos de um DEUS, da prevalença do espirito sobre a carne. Antigamente os Templarios adoravam Baphometh, mas não estes maçons de hoje. Amenos que esteja oculto nos ultimos graus, mas como não o atingi ainda defendo minha tese.

Att,

G.´.

Amor é a Lei, Amor sob vontade.

Agora essa parte do telhamento eu não entendi essa parte do "Companheiro Fugir", pois nunca vi um termo assim.

Agora dessa cronica gostei, vou mandar para meu ir.´.para ser repassado entre os outros.

Amigo Guthiere,

93

Fico mui feliz que Vsa tenha gostado, devo admitir que quando li da primeira vez tive um verdadeiro ataque de risos...

O fato do homem ter fugido é que simplesmente ele é um charlatão de marca maior, pois evidentemente quando se ia conversando com o mesmo e fazendo certos sinais chegava uma hora que o mesmo não sabia o que fazer e assim ia embora depois de ter extorquido um verdadeiro Ir:.

Moral da história: a Ordem pode até mesmo ser milenar porém não esta livre de usurpadores e pessoas de má fé, mas sabemos que esses se encontram em todos os lugares.

Desde ja agradeço.

fraternalmente:

THIAGO CARDOSO

Caro Irmão Guthiere,

93

Vsa num acha que " tudo justo e perfeito " ja esta ultrapassado ?

e " se for em ambas as colunas é " também está ?

sempre achei...

93,93/93

Caro Irmão Guthiere,

93

Vsa num acha que " tudo justo e perfeito " ja esta ultrapassado ?

e " se for em ambas as colunas é " também está ?

sempre achei...

93,93/93

Depende, qualquer termo pode ser usado, entre colunas, de pé e a ordem, Sois Maçom, filho da viuva etc...

Caro amigo,

93

Caramba, "filho da viuva" eu nunca havia ouvido.

93,93/93

Caro amigo,

93

Caramba, "filho da viuva" eu nunca havia ouvido.

93,93/93

http://www.atrolha.com.br/asp/trabalhos.asp?id=552

http://www.filhosdaviuva.com.br/

http://www.freemasons-freemasonry.com/lenda_hiram.html

Dentre vários.

Irmão Guthiere,

93

Caramba eu procurei saber com aquele grande amigo meu que é V:.M:., e ele me disse que este termo filho da Viuva é mais utilizado a quem é adepto ao REAA, tai então o porque das colunas né...rsrs nem tinha pensado, mas os outros Ritos também usam as Colunas Zodiacais né ?

93,93/93

Fraternal abraço.

THIAGO CARDOSO.

Irmão Guthiere,

93

Mas os outros Ritos também usam as Colunas Zodiacais né ?

Frater,

93

Sim

93.93/93

Caro Irmão,

93

Desculpa fujir um pouco do assunto mas o que significaria a letra G para os maçons acima do 10° ?

93,93/93

Ftt:

THIAGO CARDOSO.

Grande cardoso,

Faze o que tu queres há de ser tudo da Lei

Segue abaixo alguns links sobre o assunto.

http://jaburucab.vilabol.uol.com.br/simbolismo.html

http://www.msmacom.com.br/maconaria_ms/modules/reaa/comment_new.php?com_itemid=70&com_order=1&com_mode=thread

http://pt.wikipedia.org/wiki/S%C3%ADmbolos_ma%C3%A7%C3%B4nicos

Att,

G.´.

Amor é a Lei, amor sob vontade.