Preciso da sugestão de vocês, por favor.

Sou novo aqui no site e também no ocultismo. Na realidade, sou tão novo que não sei por onde começar.

Lendo as discussões anteriores do fórum, vi por 2 vezes pessoas sugerindo para os novatos a leitura do livro O Essencial da Golden Dawn. Como preciso começar de algum lugar, fui atrás do livro. Mas vejam como a Madras Editora o descreve:

"A Golden Dawn é um dos mais influentes e respeitados sistemas de Magia no mundo. Existentes há mais de um século, os ensinamentos dessa sociedade, que já foi um dia secreta, são considerados o cume da Tradição Esotérica Ocidental. No entanto, muitos dos livros disponíveis sobre o assunto são opressores ou complexos demais para leitores que estão apenas se iniciando na exploração de caminhos espirituais alternativos.
Essencial da Golden Dawn é para aqueles que querem simplesmente descobrir o que é a Golden Dawn e o que ela tem para oferecer. Escrita por especialistas renomados neste assunto, esta introdução à Alta Magia é direta e sucinta. Ela explora as origens do Hermeticismo e da Tradição Esotérica Ocidental, bem como a rica história da Golden Dawn e de seus fundadores.
Este livro explica as leis da Magia e da Filosofia Mágica, descreve as diferentes áreas de conhecimento mágico que um mago da Golden Dawn pode esperar aprender e apresenta rituais básicos para o aprendiz.
Se você tem curiosidade ou interesse pela Golden Dawn, mas se sente intimidado pela sua esfera, este guia conciso o ajudará a esclarecer esse poderoso sistema de magia prática e de crescimento espiritual."

A impressão que tive é de que o livro é direcionado para aqueles com a intenção de seguir a Golden Dawn, ou estou enganado?

Seria possível praticar ocultismo/magia sem seguir uma "religião"? Não quero ser um wiccano, Rosa Cruz, Satanista ou outro rótulo qualquer. Mas apenas um entendido de magia.

Por fim, me indiquem livros que considerem indispensáveis e pequenos rituais/feitiços para novatos, para que eu comece a praticar e me familiarizar com tudo isso.

Fico muito grato a quem puder me dar um norte.

A impressão que tive é de que o livro é direcionado para aqueles com a intenção de seguir a Golden Dawn, ou estou enganado?

A Golden Dawn é uma ordem que pegou toda aquela bagagem de conhecimento esotérico ocidental (e um pouco do oriental) e criou um sistema coerente ligando todas as pontas. O livro é sobre a Golden Dawn sim, mas ele explica brevemente todos os assuntos estudados pela ordem: Hermetismo, Alquimia, Rosacrucianismo, Cabala, Magia, Tarô, Geomancia, Astrologia e muitos outros assuntos. Considero esse livro uma das melhores introduções ao ocultismo.

Seria possível praticar ocultismo/magia sem seguir uma "religião"?

Sim. Por exemplo, você não precisa ser Judeu para entender de Cabala (embora possa facilitar :stuck_out_tongue: )

(Comentário removido pelo administrador)

“A impressão que tive é de que o livro é direcionado para aqueles com a intenção de seguir a Golden Dawn, ou estou enganado?”

Está enganado. Este livro é para quem quer ter um conhecimento introdutório sobre os diferentes ramos da magia ocidental. É um livro que fala de passagem dos assuntos que a Golden Dawn se propunha a ensinar. E é um bom começo.

E falando em “seguir a Golden”, muito dificilmente você enquanto magista vai conseguir fugir do que a Golden Dawn deixou de herança, até porque ela não “criou” nada, mas aglutinou sob um corpo coeso o que já existia. De forma que a não ser que você enverede para sistemas orientais muito loucos ou extremamente vanguardistas, você se deparará com influência dessa Ordem.

“(…) No entanto, muitos dos livros disponíveis sobre o assunto são opressores ou complexos demais para leitores que estão apenas se iniciando na exploração de caminhos espirituais alternativos. (...)”

Pois é, tem dois livros que posso indicar que são um tanto mais complexos sobre os assuntos, se você se interessar pelo postulado pela Golden Dawn.

Ei-los:

“A Golden Dawn” de Israel Regardie – Em língua portuguesa eu acredito que você não achará nenhum sobre esta Ordem que seja mais completo.

“Mágia Hermética” também de Israel Regardie – Um livro baseado ainda no legado da Golden Dawn mas já com alguma influência de Crowley.

Se você quiser consultar uma referência anterior ao surgimento da Ordem para fazer um comparativo, os livros do Eliphas Lévi servem bem como referencial de "antes e depois". O mais clássico deles na minha opinião é o “Dogma e Ritual de Alta Magia”. É um livro um tanto arcaico (ainda que não medieval), mas é o retrato da magia que precedeu a criação da Golden.

E se quiser um livro que lhe apresente a ritualística thelêmica, “A Magia de Aleister Crowley” do Lon Milo Duquette é um livro agradável e leve sobre o assunto. É um bom introdutório antes de mergulhar nas obras do próprio Crowley que podem ser um tanto menos inteligíveis pra quem não está habituado.

E já que que estamos falando de sistemas mágicos, tem um livro chamado “Cursos de Magia” do J. R. R. Abraão que cita uma lista de sistemas e uma breve descrição de cada um. Bem curioso.

Pessoal, muito obrigado pelos esclarecimentos de vocês!

Ethar, quais são os títulos básicos de Crowley? Bem, quanto ao meu nível de inglês, eu ainda estou estudando. Esse semestre eu inicio o nível avançado do meu curso. Eu posso ler notícias e outras coisas, agora um livro inteiro, eu não sei se conseguiria. Mas de qualquer forma, agradeceria se você deixasse os títulos aqui e eu posso tentar lê-los. A leitura provavelmente será um pouco lenta, porém, é impossível conseguir algo sem ao menos tentar.

Aluvaia, dentro desse material que você indicou, já existe um pouco de prática também, ou é apenas a teoria?

Dyiulax, agora sabendo um pouco do que se trata a Golden Dawn, esse livro parece realmente ser uma ótima escolha para iniciar os estudos. Vou compra-lo.

Obrigado aos 3 pela ajuda.

(Comentário removido pelo administrador)

"Aluvaia, dentro desse material que você indicou, já existe um pouco de prática também, ou é apenas a teoria?"

Na verdade todos os livros que lhe indiquei contém uma parte prática, até o Dogma e Ritual do Lévi, ainda que este me pareça um tanto arcaico e sem muita utilidade prática (opinião minha). Exceção feita ao primeiro livro que até foi você mesmo que citou "O Essencial da Golden Dawn", que se não me falha a memória apenas fala da história da Ordem, citando uma breve biografia dos principais membros e cita assuntos que ela se propunha a ensinar.

Mas eu esqueci de lhe indicar um livro bem bacana que serve muito bem como um guia pra quem está no começo do começo e ainda não tem muita certeza de onde está pisando. É um livro chamado "A Magia e o Mago" de E. W. Butler. Ele é dividido em duas partes - Teoria e Prática. É completo, simples, barato e de fácil acesso. Acho esse livro legal porque ele não se perde em ordens, dogmas, hierarquias, graus, ritualística complexa, teorização profunda... Ele apenas ensina o cerne do que o praticante ocidental médio de magia deve saber para que sua cabeça possa se abrir pra todo o resto no momento oportuno.

E, acredite ou não, eu não estou ganhando nem um centavo pela propaganda. :)

Ethar, essa ação de "declarar vontade", em que livro está descrito e qual seu objetivo?
Já encontrei o Liber Resh, mas tem algumas coisas lá que eu não entendi, como quando diz para "dar o sinal do seu grau" e "dar sinal de silêncio". E o que significa Tahuti e Ra-Hoor? Qual a pronúncia dessas palavras?

Aluvaia, então você não está ganhando nada? Tenho minhas dúvidas... kkkkkk

Muito obrigado por me ajudarem!

Aí Richard, só mais uma coisa: é normal ficar perdido no começo.

É muita informação, e as vezes você tem que ler B pra entender A, e ler A pra entender B.

Logo tudo ficará mais claro.

(Comentário removido pelo administrador)

E correndo o risco de te confundir ainda mais, embora quase ninguém vá concordar comigo, provavelmente, aqui no hemisfério Sul o correto é inverter as direções do meio-dia e da meia-noite.

Correto, a menos que você queira ficar de costas pro Sol ao meio-dia.

Yoga, técnicas de projeção, e a busca por si mesmo (Verdadeira Vontade), esta última dependendo de uma auto-observação de si, do seu meio, do seu sangue (genética), dos seus talentos etc. E, acima de tudo, fervor de aspiração, e deixar esse pensamento tomar conta de si a cada momento. Então as coisas começam a acontecer.

richard, sua associação do que diz respeito ao Ocultismo e Religião esta engessadademais. As duas coisas são distintas, vc não necessariamente precisa ser adepto de alguma religião para estudar os Mistérios Ocultos, sua abordagem não precisa ser fideísta/apologética, so precisa ser sincera e comprometida.