Problemas com daemon

Demônio são codificações. Você já deve ter notado que na magia, assim como em todas as tradições ocultas muitas coisas são cifradas (e por isso dizemos que são ocultas!). Demônios são simbólicos. Céu, Inferno, Árvore da Vida, Árvore do Conhecimento do Bem e do Mal, Lúcifer, a Serpente, Cristo, Adão, Eva, Caim, Abel, o caralhA4… Tudo são simbologias. Acreditar nessas coisas literalmente é flertar com a loucura. Alquimia não é simbólica? As Ordens mágicas e místicas não são impregnadas de simbolismo? O sagrado passou sempre obrigatoriamente pelo simbólico para se manter preservado da corrupção. Velado, ocultado sob o véu do alegórico. Muitas culturas usam esse expediente, não é uma exclusividade das religiões Abraâmicas.

Você pode fazer aquilo que chama de “magia demoníaca” se quiser, pode até evocar e se identificar com o que chama de “demônios” se desejar, mas está fazendo isso errado, é auto-ilusão, o máximo que vai conseguir é atrair coisas ruins para a sua vida, e isso não por causa dos pretensos demônios, mas por causa do que eles representam pra você. O que faz a magia acontecer é o inconsciente, e este só se comunica por meio de símbolos, que é a linguagem que ele conhece. O que importa é a intenção expressa pela via da representação alegórica. Vai atrair e até manifestar o que a ideia representa e não a coisa em si.

É da literalização da religião que nascem os fundamentalistas. E no ocultismo não é diferente. Mas, enfim, que cada um creia no que seu coração mandar.

Bom final de semana a todos!

2 curtidas