Projeção

Sou feito no Candomblé de Angola, e tenho uma vasta gama de iniciações por vários cultos, o cerne da questão é: meu ex Pai de Santo dizia que o dia que eu fizesse o Nkise, eu não teria mais autonomia para me projetar. O que os irmãos acham, procede essa informação? Um Ente tem Poder tamanho de coibir sua Vontade? Confesso que desde então não tenho mais a liberdade que tinha em sonhos lúcidos para projetar-me. Alguém com alguma experiência para trocar? Grato, 93!

(Comentário removido pelo administrador)

rbsm79...

A "feitura" do Nkisi não deve restringir em absolutamente nada qualquer aspecto do seu psiquismo. É muito provável que você esteja sugestionado a esse respeito e por isso tenha tido dificuldades que antes não tinha. A mente da gente trabalha de formas estranhas e muitas vezes acabamos nôs boicotando simplesmente pela existência da dúvida, e o pior é que grande parte das vezes essas dúvidas são "plantadas" pelo pré-conceito de gente ainda menos qualificada do que nós.

Pois vamos combinar que "projeção astral" não costuma ser a especialidade da grande maioria dos pais de santo que existem por ai, não é mesmo?! Pelo menos esse não é um dos fundamentos da religião, ou seja, se ele aprendeu sobre isso, aprendeu em outro lugar, não no Candomblé... e pro camarada aprender qualquer coisa e começar a teorizar, tirar suas próprias conclusões e resolver que isso é "regra" aplicável à vida de todo e qualquer outro, é pra já. ¬¬

Pratique tranquilo, esse tipo de experiência não é incompatível com nenhum tipo de iniciação que eu tenha conhecimento.

Você está projetando; colocando sua falha na conta do outro.

Agradeço a atenção de todos os irmãos, em especial ao Aluvaia por detalhar exatamente a minha dúvida (a questão proposital da sugestão mental). A credibilidade que dei em especial a esse sofisma fora o fato do mesmo (o Pai de Santo) ter sim conhecimentos que transcendiam o Candomblé, em especial, uma longa suposta passagem pela O.T.O. (segundo o mesmo) .
Portanto, hoje compreendo que estive debaixo de uma proposital tentativa de manipulação, conforme depois descobri que era praxe do mesmo. Grato irmãos! 93!

Obrigado também, Ethar e Zosimo.